terça-feira, 14 de abril de 2026

PF apura suposta aliança entre ex-candidato a prefeito de Teixeira de Freitas e facções

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (14), a Operação Colligatio, que tem como um dos principais alvos o ex-deputado federal e ex-candidato a prefeito de Teixeira de Freitas, Uldurico Júnior. A ação investiga suspeitas gravíssimas de crimes eleitorais e a articulação de organizações criminosas para influenciar o resultado das eleições municipais de 2024 na Bahia.

Ao todo, os agentes federais cumpriram três mandados de busca e apreensão nas cidades de Salvador e Teixeira de Freitas, no Extremo Sul do estado. A operação é fruto de um trabalho conjunto baseado em informações levantadas pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) e pela Corregedoria-Geral de Justiça do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).


Acordo com lideranças prisionais

Segundo as investigações da Polícia Federal, apura-se a existência de um suposto acordo firmado entre Uldurico Júnior — enquanto candidato ao Executivo municipal — e lideranças de facções criminosas que estão custodiadas em unidades prisionais do estado. A suspeita é que essa aliança visava garantir vantagem eleitoral por meio do controle e influência que esses grupos exercem em determinadas localidades.

Durante as buscas realizadas hoje, a PF apreendeu aparelhos celulares, computadores, mídias digitais e documentos que passarão por perícia. O material recolhido será fundamental para comprovar a extensão da articulação e identificar outros envolvidos no esquema.

Os fatos apurados na Operação Colligatio podem configurar crimes de:

  • Corrupção eleitoral;
  • Organização criminosa;
  • Corrupção ativa e passiva.

A Polícia Federal informou que as investigações continuam em curso e que novas diligências podem ocorrer conforme o avançar da análise dos materiais apreendidos. Até o fechamento desta matéria, a defesa de Uldurico Júnior não havia emitido um posicionamento oficial sobre a operação. O espaço segue aberto para manifestações.

2 comentários:

  1. Tem um idoso na praça do pontalzinho,que está morando dentro de um carro,quase um mês,informa que mora na rua Querubim,mentira quem mora é a familia, a mãe e a irmã uma professora aposentada,Elenilza,segundo informações do mesmo,conversa parecendo uma pessoa normal,vc ver que o pobre está surtado,muito sujo pernas enchada,fedendo,uma tristeza,moro na união operaria,já liguei pra policia,dizeram que não era com eles,não sei onde realmente a mãe mora,só vão tomar providencia quando estiver morto,o homem fica sentado o dia todo no calor dentro do carro,verdinho por favor,ajude,vcs são o unico site que ajuda, o nome dele é FErnando Matos.

    ResponderExcluir