terça-feira, 12 de maio de 2026

Com investimento de R$ 290 milhões, novo Sistema Viário da BA-649 deve ser entregue no primeiro semestre

O Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), caminha para a finalização das obras do novo Sistema Viário da BA-649, que interliga os municípios de Ilhéus e Itabuna. Com um aporte superior a R$ 290 milhões, o projeto engloba um conjunto de oito intervenções que visam transformar a mobilidade no Litoral Sul baiano, impulsionando setores estratégicos como o turismo litorâneo e a produção de cacau, além de atrair novos empreendimentos para o entorno da rodovia. A previsão oficial é que o sistema esteja totalmente operacional ainda neste primeiro semestre de 2026.

Atualmente, a primeira etapa das obras, que compreende a implantação de 18 quilômetros da BA-649 com duas faixas, ciclovia e acostamento, já alcançou 92% de execução. As estruturas de suporte também apresentam estágio avançado: a ponte 01 está com 98% de conclusão, a ponte 04 com 99% e o viaduto com 95%. No caso do viaduto, a secretaria aguarda a imissão na posse de uma área específica para finalizar o aterro de um dos encontros. Já a segunda etapa, que envolve as pontes 02 e 03, registra 70% de avanço, enquanto as obras de acesso e duplicação em trechos complementares nas margens do Rio Cachoeira superam os 91% de prontidão.

O diferencial logístico do novo sistema reside na formação de um binário com a atual BR-415, conectada pelas novas pontes e pelo viaduto. Com pistas duplas em cada sentido, a configuração garantirá que o fluxo na BA-649 siga de Itabuna para Ilhéus, enquanto a BR-415 operará no sentido oposto, utilizando as pontes como retornos estratégicos. Essa estrutura foi planejada para reduzir drasticamente o risco de colisões frontais e aumentar a segurança viária entre as duas principais cidades do interior baiano.

Além da BA-649, a região conta com outras frentes de trabalho coordenadas pela Seinfra. Segundo o secretário de Infraestrutura, Saulo Pontes, a pavimentação de 2,8 quilômetros na Zona Norte de Ilhéus deve ser entregue em junho, com 60% das obras já concluídas. Paralelamente, o estado programa a retomada de serviços na Zona Sul da cidade e deu continuidade, na última terça-feira (5), aos trabalhos de manutenção na BA-001, no trecho que liga Ilhéus a Canavieiras, passando por Olivença e Una.

18 comentários:

  1. REBANHO DE FIGURÃO AI....TUDO BOBO DA CORTE

    AI....CHEGA NO BANCO DA VITÓRIA...ACABA A DUPLICAÇÃO E CONTINUA O ENGARRAFAMENTO COMO SEMPRE......IDIOTICE

    ResponderExcluir
  2. Bem, o povo é o que é... ASNOS! Os jabazeiros de plantão, sem nenhuma identidade com a moralidade, a hombridade e a honestidade, são parasitas que adoram chafurdar na lama do esgoto à cata das migalhas.

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com o primeiro comentário!!, na minha opinião é uma obra pra desvio de dinheiro 💰 obra mau feita, os pontos de ônibus são quase no meio da estrada, trata se de uma estrada deserta perigosa que na minha opinião vai ligar nada a lugar nenhum. Todo povo tem o governo que merece.

    ResponderExcluir
  4. Só o baiano mesmo pra acreditar que esse governo do PT vai mudar alguma coisa? Ai só teve roubalheira e caixa dois, bandidos, facínoras e ainda tem gente que defende. Vc vai sair de "Lugar Nenhum" para chegar a "Lugar Algum". Chega de tanto PT meu povo.

    ResponderExcluir
  5. ESSAS OBRAS DO PT NÃO ACABAM NUNCA, É O PORTO SUL, É DA TRANSPOSIÇÃO DO RIO SAO FRANCISCO, E OS CARAS DO PT SÓ FICANDO MILIONÁRIOS E OS ABESTALHADOS FORMIGUINHAS TODOS NA MERDA.

    ResponderExcluir
  6. VAI CHEGANDO A PROXIMIDADE DAS ELEIÇÕES COMEÇAM AS PROMESSAS VAZIAS E O MAIS TERRÍVEL DE TUDO É QUE O POVO ACREDITA ,NA REALIDADE O POVO MERECE AS DESGRAÇAS DOS POLÍTICOS QUE TEM

    ResponderExcluir
  7. Vão gostar de reclama lá n csa do caralho

    ResponderExcluir
  8. O valor em 2017..foi de 120 milhões, agora o valor da obra 290 milhões,mais que o dobro.....uma rodovia que não vai levar a lugar nenhum.....país de canalhas..... estamos fudidos...

    ResponderExcluir
  9. ESSA OBRA NEM TINHA NECESSIDADE, ELA FOI FEITO SÓ PRA SUPERFATURAR COM AS EMPREITEIRAS LIGADAS AO PT!!!! TUDO ARTICULADO POR ZÉ DIRCEU QUE SÓ FICA NA MOITA!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Gente essa obra é só a primeira etapa depois vai vir a etapa que vai ligar o banco da Vitória ao Vilela pegando uma ponte que já vai sair na zona Sul.

    ResponderExcluir
  11. O povo sempre tem comentários negativos, uma obra de suma importância para os municípios vai desafogar sim vai melhorar muito esses comentários são de doentes

    ResponderExcluir
  12. Bahia sempre inovando!!
    Primeira miniplicação de rodovia do mundo (Duplicação de metade)
    Desafiando a lógica.

    ResponderExcluir
  13. Que trabalho mal feito ligar Itabuna ao Banco da Vitória isso é uma vergonha com o povo da nossa região, teria que parar dentro de Ilhéus

    ResponderExcluir
  14. TUDO ISSO GRAÇAS AO SALVADOR DO POVO BOLSONARO, O HOMEM ENVIADO

    ResponderExcluir
  15. Os cara só ficando rico sem fazer ND principalmente o prefeito

    ResponderExcluir
  16. Oxente! ali não é o Rasta, policia civil e o outro também não é um policia civil, esses dois com as mãos pra frente não são policiais ?

    ResponderExcluir