segunda-feira, 17 de junho de 2019

44 mil fogos de artifício são apreendidos somente em junho na capital baiana

Apesar do belo espetáculo que se vê nas festas juninas, em que os céus das cidades brasileiras e principalmente do interior, são coloridos pela queima de fogos de artifício e as famosas bombas de São João, não se pode esquecer dos horrores causados às vítimas de acidentes geralmente provocados pelo mau uso e venda ilegal desses artefatos perigosos. Segundo a Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), em Salvador, apenas neste mês de junho, já foram apreendidas 44.082 bombas vencidas e inapropriadas para uso.

A operação foi deflagrada em conjunto pela Codecon, Delegacia do Consumidor (Decon) e Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados da Polícia Civil (CFPC). Os produtos apreendidos foram encaminhados à 5ª Delegacia de Polícia, onde serão encaminhados para destruição.

Punição

De acordo com Roberta Caires, diretora da Codecon, a barraca de fogos estava irregular e foi autuada com base no artigo 18,6º, inciso I e artigo 31 do Código de Defesa do Consumidor, que tratam respectivamente da venda de produtos vencidos e da informação correta para os consumidores.

“Nossa ação visa sempre assegurar aos consumidores informações claras e corretas sobre os riscos que produtos apresentam à saúde e à segurança das pessoas”. A diretora disse ainda, que a sanção para o estabelecimento é a multa, após processo administrativo, que pode variar de R$ 650 a R$ 9,5 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário