quinta-feira, 13 de junho de 2019

Mais de 4 mil denúncias de trabalho infantil são feitas por ano ao MP

De 2014 a 2018, o Ministério Público do Trabalho (MPT) registrou mais de 21 mil denúncias de trabalho infantil. Na média histórica, o MPT calcula que haja 4,3 mil denúncias de trabalho infantil por ano. Foram ajuizadas 968 ações e firmados 5.990 termos de ajustamento de conduta, um instrumento administrativo para impedir condutas irregulares.

Para reforçar a luta contra esse tipo de trabalho, o MPT lança nesta quarta-feira (12) a campanha nacional Toda Criança é Nossa Criança. Diga Não ao Trabalho Infantil.

A campanha, que conta com um filme de animação, questiona os adultos: “você acha difícil imaginar o quanto é ruim para uma criança ficar vendendo coisas na rua? Comece imaginando que é o seu filho.” Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 2,5 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos estão trabalhando no Brasil. Dados do Observatório Digital do Trabalho Escravo, desenvolvido pelo MPT em cooperação com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), mostram que entre 2003 e 2018, 938 crianças foram resgatadas de condições análogas à escravidão.

Para a coordenadora nacional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) do MPT, Patrícia Sanfelici, muitas vezes ao oferecer trabalho para crianças e adolescentes, as pessoas acham que estão ajudando-os a sair da rua, a ter um futuro, mas não é o que ocorre. “Na verdade estão contribuindo para a perpetuação de um ciclo de miséria, podendo até trazer prejuízos graves à formação física, intelectual e psicológica desse jovem ou criança”, disse a coordenadora

O MPT reforça que só a partir dos 14 anos os jovens podem exercer atividades de formação profissional, apenas em programas de aprendizagem, e com todas as proteções garantidas. A campanha foi desenvolvida pelo MPT de São Paulo se estenderá às redes sociais do MPT em todo o país. O desenho será divulgado as 9h no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

11 comentários:

  1. ISSO É UMA PIADA. EU SOU MIL VEZES A CRIANCA TRABALHAR. O TRABALHO É UMA FORMA DE SEGUIR O CAMINHO CERTO. QUEM É CONTRA UMA CRIANÇA TRABALHAR NÃO PASSA DE UM SER HUMANO DA PIOR ESPÉCIE. POBRE DE ESPIRITO OU SEJA UM LIXO HUMANO QUE NÃO QUER QUE AS CRIANCAS SEJAM PESSOS DE BENS NO FUTURO. AGORA NINGUÉM VER ESSES VIADOS FALANDO QUE TEM UMA CRIANCA ALI USANDO DROGAS OU SE PROSTITUINDO PARA COMPRAR UM PÃO PARA MATAR A SUA FOME. AGORA FICAM UMA RUMA DE VIADOS FILA DA PUTA. CORNO FALANDO MERDA. FAZENDO POLÍTICAS COM UMA CAUSA TÃO SÉRIA. É MELHOR TRABALHAR OU ROUBAR. FICA A PERGUNTA NO AR. TRABALHO NUNCA MATOU NINGUÉM O QUE MATA E SER BANDIDO. A FOME E AS DROGAS SEUS PALHAÇOS DA DESGRAÇA.

    ResponderExcluir
  2. Tem que trabalhar mesmo trabalho não mata

    ResponderExcluir
  3. que tem isso demais??????????????????? pior é a criança trabalhar , envelhecer e não ter aposentadoria pra encher o cú de bolsonaro e os milicianos e banqueiros!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. idiota, petista vagabundo, acha que deve ser sustentado por quem trabalha, seu fim vai ser na cadeia tambem seu parasita, vai ter que engolir, so vai aposentar se trabalhar seu corno.

      Excluir
  4. Melhor trabalho do que o tráfico , mais e o que o sistema quer

    ResponderExcluir
  5. Melhor trabalhar do que vender drogas. Enquanto isso, ninguém fiscaliza a presença de menores nas festas, usando drogas e bebidas alcoolicas. No Boca Du Mar final de semana que passdou a fesdta rolou até as 5 da manhã, lotado de menores>Cadê o Minsistério Público e Conselho Tutelar que falam mais não agem.

    ResponderExcluir
  6. Mil vez uma criança tá trabalhando do q tá de cara pra cima vendo os traficantes vendendo drogas e aprendendo tempo bom o tempo q crianças ia pra o campo soltar as mulas subir nas barcaças de cacau correndo com um anzol pescando pra comer e vender peixinho ou saudades e eu nunca morri poriso vender frutas com a baciinha na cabeça chegava da escola tirava o uniforme e ia as vendas bom demais era dinheiro honestamente ninguém via um menino c cigarro de maconha e nem com uma tatuagem

    ResponderExcluir
  7. Não pode trabalhar, mas vejo varias criancas traficando no fonseca Daniel gomes , novo sao caetano, zizo, ngm vai la multar um traficante, mas quer proibir fazer o certo, que justica palha essa!!

    ResponderExcluir
  8. Todas as crianças tem que trabalhar mesmo. À não ser se for do pt. Porque pros petralha. É normal crianças não trabalhar e se prostituir .Afinal petralha são todos vagabundos.

    ResponderExcluir
  9. A única duvida é , quem quem vota no PT , é ladrão ??????... ou um perfeito idiota ?????...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coitado desse doente político. Sei que votou no AÉCIO NEVES.

      Excluir