segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Juristas estrangeiros defendem anulação de processos contra Lula

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um grupo de 17 juristas, advogados, ex-ministros da Justiça e ex-membros de cortes superiores de oito países escreveu um texto conjunto em que pede ao STF (Supremo Tribunal Federal) a libertação de Lula e a anulação de processos a que ele responde na Justiça.

Eles afirmam que as revelações do escândalo das mensagens trocadas entre o procurador Deltan Dallagnol, coordenador da Operação Lava Jato, e Sergio Moro, que condenou Lula, "estarreceram todos os profissionais do direito".

"Ficamos chocados ao ver como as regras fundamentais do devido processo legal brasileiro foram violadas sem qualquer pudor", afirmam ainda no texto. "Num país onde a Justiça é a mesma para todos, um juiz não pode ser simultaneamente juiz e parte num processo."

Eles seguem: "Por causa dessas práticas ilegais e imorais, a Justiça brasileira vive atualmente uma grave crise de credibilidade dentro da comunidade jurídica internacional".

Os juristas que assinam o manifesto são de países como França, Espanha, Itália, Portugal, Bélgica, México, EUA e Colômbia.

Entre os signatários está Susan Rose-Ackerman, professora de jurisprudência da Universidade de Yale, nos EUA. Ela é considerada uma das maiores especialistas do mundo em combate à corrupção.

O procurador Deltan Dallagnol já recomendou entrevistas dela, apresentando a professora em redes sociais como "maior especialista mundial em corrupção e seu controle".

O marido dela, Bruce Ackerman, também assina o documento. Ele foi professor do ministro Luís Roberto Barroso, do STF, em Yale. Os dois são amigos há 30 anos.

O magistrado brasileiro chegou a convidar Bruce Ackerman para participar de um seminário no Brasil sobre democracia, corrupção e justiça.

Outros nomes de peso que assinam a carta são o professor italiano Luigi Ferrajoli, referência do garantismo jurídico no mundo, o ex-juiz espanhol Baltasar Garzón, que condenou o ex-ditador chileno Augusto Pinochet por crimes contra a humanidade, Alberto Costa, ex-ministro da Justiça de Portugal, e Herta Daubler-Gmelin, ex-ministra da Justiça da Alemanha.

O grupo é integrado ainda por ex-presidentes e integrantes de cortes superiores, como Pablo Cáceres, ex-presidente da Suprema Corte de Justiça da Colômbia, e Diego Valadés, ex-juiz da Suprema Corte de Justiça do México e ex-procurador-geral da República.

Moro é o alvo central das críticas. Segundo os juristas, ele "não só conduziu o processo de forma parcial, como comandou a acusação desde o início". "Manipulou os mecanismos da delação premiada, orientou o trabalho do Ministério Público, exigiu a substituição de uma procuradora com a qual não estava satisfeito e dirigiu a estratégia de comunicação da acusação."

"Hoje, está claro que Lula não teve direito a um julgamento imparcial", afirmam. "Não foi julgado, foi vítima de uma perseguição política."

Segundo eles, a luta contra a corrupção é essencial. Mas "no caso de Lula, não só a Justiça foi instrumentalizada para fins políticos como o Estado de Direito foi claramente desrespeitado, a fim de eliminar o ex-presidente da disputa política".

Eles finalizam dizendo ser "indispensável" que os juízes do STF "exerçam na plenitude as suas funções e sejam os garantidores do respeito à Constituição". E pedem que as autoridades "tomem todas as providências necessárias para identificar os responsáveis por estes gravíssimos desvios de procedimento".

54 comentários:

  1. Fala a verdade, Lula foi até um pouco bom presidente, mas roubou pra caramba, se tivermos pena de todo político ladrão esse país não vai pra frente nunca, todos eles têm que ser presos, Aécio , Dilma, Temer, Pimentel e inúmeros outros; galego Wagner, todos sem exceção, esses são piores que Raio A, DMP e Raio B e PCC e Comando Vermelho juntos kk, são todos iguais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ALELUIA.

      O MUNDO SABE QUE LULA É PRESO POLÍTICO.


      QUE MORO, BOZONARIO, DELTAL, JUIZ, PROMOTOR, JUSTIÇA, MINISTÉRIO PÚBLICO prenderam Lula para ele não ganhar as eleições.


      A VERDADE VAI PREVALECER.


      VALEU THE INTERCEPT.

      VALEU GLENN.

      Excluir
    2. https://www.diariodocentrodomundo.com.br/professora-que-dallagnol-chamou-de-maior-especialista-do-mundo-em-corrucao-o-acusa-de-praticas-ilegais-e-imorais/



      Entre os signatários está Susan Rose-Ackerman, professora de jurisprudência da Universidade de Yale, nos EUA.

      Ela aparece com o marido, Bruce, ex-professor de Luís Roberto Barroso, do Supremo, em Yale.

      Deltan Dallagnol não contava com essa.

      Em 2016, o chefe da força tarefa se referiu a Susan como “a maior especialista do mundo sobre corrupção”. Fez um post no Facebook sobre uma entrevista que ela deu a Jorge Pontual, da Globo News.

      “É sempre interessantíssimo ver/ouvir o que ela tem a dizer”, escreve Dallagnol.

      Sem dúvida alguma, Dallagnol. Especialmente agora.






      TOMA TROUXAS. KKKKKKKKKKKKKKKKKKK


      LULA LIVRE

      Excluir
    3. Lula está preso, Babaca!

      Excluir
  2. Verdinho, faz a matéria da mulher baleada pela facção Criminosa Raio A, ela é inocente e foi baleada no Alto do Cuzcuz, muita safadeza desses lixos dos infernos, pega os envolvidos porra . Pegar inocente é coisa de safado, bem a cara desses ratos de esgotos

    ResponderExcluir
  3. Esse bandido tem que continuar preso...

    ResponderExcluir
  4. Engraçado pq não falam quais países pediram a soltura desse bandido. Por mim esse safado morre na cadeia e não paga 1% de todo mal que ele causou ao país

    ResponderExcluir
  5. Deixe de ser descarado. Petista doente.

    ResponderExcluir
  6. Oxe.ho Peste souta un coroa Lula. Ele não e mau pra há sociedade. Não mão não e estuprador. Munca matou e nem fez meu a ninguém
    roubor num governo todo roubar. Quem está entra pro un mundo político rouba qual que. um até se un pastor.se tiver lar rouba.
    Não será bonzonario. Que vai arruma sem roubo um Brasil. Pq não dá un seme aberto pra Lula

    ResponderExcluir
  7. Faltou citar, QUEM SÃO ESTES JURISTAS não é? srsrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A JURISTA NORTE AMERICANA SUSAN ACKERMAN QUE DELTAN DALLAGNON E BARROSO ENDEUSA E ELOGIOU.


      SÓ ISSO.



      TOMA TROUXA. KKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
    2. LULA TÁ PRESO , BABACA.KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
  8. Porque eles não leva esse ladrão lá pro País deles,kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. De novo essa campanha para soltar esse corrupto? Se o julgamento do Moro foi parcial, cheio de perseguição como afirma os esquerdoespecialistas, por que foi confirmado pelo TRF4 e pelo STJ? Só quem pode julgar esse ladrão são os juízes de rabo preso indicado pela quadrilha? PT é um câncer nacional, não é o único partido corrupto, mas sem dúvida é o mais cínico, dissimulado e perigoso, aliado do PCC e de outras quadrilhas organizadas acabaram com o país, da economia e academia, da imprensa as instituições, tudo contaminado por essa quadrilha maldita.

    ResponderExcluir
  10. Tudo mentira isso é marketing pra tira Lula Drão

    ResponderExcluir
  11. Esses idiotas vem de fora dizer que num país a justiça e para todos,me poupe viu? Justiça aqui só prende puta preto e pobre rápido, o resto demora anos décadas e até prescreve, se metam com o de vocês que aqui já tem impunidade demais com ladrões de colarinhos brancos.

    ResponderExcluir
  12. Alguém precisa questionar a estes supostos renomados juristas, se os povos dos respectivos países aceitam Lulaladrão como presidente e, de quebra, se querem também todos os "políticos" brasileiros e, para completar, poderiam levar gratuitamente e com os mais sinceros agradecimentos, os membros da... do STF para lhes mostrar como se faz e se aplica "justiça".

    ResponderExcluir
  13. COMO ROUBOU?SE O APARTAMENTO TRIPLEX FOI COMPROVADO A COMPRA ONDE MARISA COMPROU E EMITIU AS NOTAS ONDE FOI DEVOLVIDO 200 MIL A LULA JÁ QUE ELA FALECEU?SITIO EM ATIBAIA FOI DEVOLVIDO VALOR,ONDE PROPIO DONO DO SITIO AFIRMA SER DELE MAIS JUIZ SERGIO MORO POIS NO PREOCESSO QUE É DE LULA SEM TER PROVAS JURIDICAS E O CONDENOU.PESSOAS TERCEIRAS LIGADAS A LULA FES DESVIOS CAIXA 2 ETC.MAIS NADA COMPROVA QUE LULA APOIAVA OU ESTAVA DANDO COBERTURA.SE LIGUEM UMA MELICIA PARA DERRUBAR LULA BRASIL TAVA RUIM ESTAR FICANDO PIOR UMA DESGRAÇA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando você lê um comentário desses se tem a noção de onde se tiraram o apelido dos eleitores do PT de Burro.

      Excluir
    2. Tira a venda do seu olhos ! Ninguém fica preso sem provas na federal , só os analfabetos funcionais que defendem esse ladrão... Olha como o povo da Venezuela viver e olha como o Brasil ficou com PT no poder pô 16 anos e nem temos alto-estrada e tem muita gente passando fome no Brasil...

      Excluir
  14. VERDADE SE VOÇER ABRE UMA EMPRESA CONTRATA FUCIONÁRIOS NAO SABE QUEM VAI ROUBAR OU NAO,QUANDO DESCOBRIR JA É TARDE FOI ISSO QUE ACONTECEU COM LULA,EMPREGOU CONFIOU E DANÇOU.

    ResponderExcluir
  15. ACHO SE LULA QUISESSE SITIO ELE COMPRAVA SÓ A METADE DO DINHEIRO DE PRESIDENTE EU COMPRARIA UM,TUDO ARMAÇÃO.

    ResponderExcluir
  16. A Justiça do Brasil esta sendo desacreditada internacionalmente e nacionalmente, por conta que o STF virou um escritório de advogacia defesa de vagabundos, vejam quantos marginais condenados ganharam liberdade sob a irresponsabilidade dos ministros do STF, vcs são nojentos desprezíveis como veículo de informação.

    ResponderExcluir
  17. Estamos fudidos neste país,políticos, ladrões, justiça tendenciosa,e o povo tomando no c..

    ResponderExcluir
  18. Devem ser da mesma laia dele. Comunistas e ladrões!

    ResponderExcluir
  19. Luís Inácio lula da Silva.....o único presidente quê o país já esteve..o resto é cocô...

    ResponderExcluir
  20. CLARO QUE ESSES JURISTAS DE OUTROS PAISES QUEREM QUE LULA FIQUE SOLTO PRA ROUBAR E MABSAR O DINHEIRO PRA ELES E O POVO BRASILEIRO QUE SE FODA COMO SEMPRE MORRENDO NAS FILAS DOS HOSPITAIS E DE FOME.

    ResponderExcluir
  21. Leva esse demônio para vcs, ninguém merece esse larápio.

    ResponderExcluir
  22. Matéria idiota essa, apoiando ladrão verdinho, até vcs???????

    ResponderExcluir
  23. LULA VAI CONTINUAR PRESO, LUGAR DE BANDIDO É NA CADEIA, O BOZO SE ROUBAR VAI TAMBÉM, OU MORALIZA ESSA PORRA DE PAÍS OU ENTREGA DE VEZ AS BARATAS.

    ResponderExcluir
  24. Lulaladrão é o anti Cristo citado na Bíblia e os petralhas os adoradores do demônio. Se alguém souber, viu ou ouviu Lulaladrão ou qualquer outro bandido petralha elogiar pessoas do bem como Irmã Dulce, Madre Tereza de Calcutá, Mahatma Gandhi ou... Jesus Cristo, que mostre onde localizar este arquivo. Todos os petralhas odeiam qualquer pessoa, objeto, símbolo ou escritos que remetam a Deus, vez que, os petralhas são seguidores e adoradores de satanás e do seu representante na Terra, o maior gatuno da história da humanidade e um cornão de goteira conhecido como Lulaladrão. Que os citados supostos juristas leve este demônio e os petralhas para seus países e sejam felizes!

    ResponderExcluir
  25. Ligar de Ladrão é na cadeia mesmo. Lula ladrão

    ResponderExcluir
  26. Até quem tá de fora tá inxergando as armações do juiz...

    ResponderExcluir
  27. Juristas de quais paises , cuba , angola , venezuela.... os paises aos quais o dinheiro do brasileiro foi e nao voltou mais , esse verdinho é da esquerda , devia receber alguma mamatinha do governo tbm , ai bolsonaro cortou ta agora retadinho !

    ResponderExcluir
  28. Quero ver até quando uma parte da midia vai querer continuar falando de um caso resolvido e amplamente condenado por varias cortes. Falem de coisas importantes.

    ResponderExcluir
  29. Deve ser os juristas que recebeu o dinheiro roubado da Petrobrás,

    ResponderExcluir
  30. NOSSA JUSTIÇA E SOBERANA, ESSES VIGARISTAS VÃO DAR PALPITE EM SEUS QUINTAIS. MAMÃE ME ACODE. KKKKK

    ResponderExcluir
  31. o despreparo e a falta de inteligência de vcs me enojam ,vamos estudar mais ,pra pelo menos sabero q tao falando

    ResponderExcluir
  32. E os roubos!A corrupção o que eles dizem???Pq não vão reclamar com Kim Jong-un à respeito....

    ResponderExcluir
  33. Lula preso político!

    ResponderExcluir
  34. Moro juizeco corrupto e oportunista. Canalha farsante.

    ResponderExcluir
  35. MOro e Deltan sujando a imagem do judiciario brasileiro perante o mundo!

    ResponderExcluir
  36. Lula livre . Melhor presidente que esse país já teve.

    ResponderExcluir
  37. Lula é um gigante. O mundo reconhece e respeita sua história.

    ResponderExcluir
  38. Moro juiz corrupto. Um vendido!

    ResponderExcluir
  39. Moro criminoso prendeu lula para não ganhar a eleição

    ResponderExcluir
  40. LUla é respeitado no mundo todo.

    ResponderExcluir
  41. Lula nós brasileiros reconhecemos a farsa na sua condenação. Agora os jornais nos mostraram a verdade. Lula inocente.

    ResponderExcluir
  42. Moro foi nomeado ministro , seu pagamento pelo trabalho sujo que fez,

    Criminoso!!

    ResponderExcluir
  43. Lula nós te amamos!

    ResponderExcluir