sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Rui evita polemizar com ACM Neto sobre a ponte Salvador-Itaparica

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), disse ontem (19), que não vai entrar em polêmica com o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), por causa da ponte Salvador-Itaparica. Anteontem, o democrata declarou que desconhece o projeto da ponte e ameaçou barrar caso o governo não apresente o plano para prefeitura. “Não tem polêmica nenhuma. A ponte é um grande projeto. Me enviaram um jornal de 1913 onde falava sobre ‘quando o governo mandará construir a ponte no Mar Grande’. Era assim o título da matéria. Ou seja, há 106 anos que há uma demanda, um desejo de Salvador de se encontrar através do mar e se unir com o Recôncavo, com o Baixo Sul. É um sonho e todos os baianos e baianas que comemoram esse passo importante ao desenvolvimento, à geração de emprego e à integração de regiões do nosso estado. Não há polêmica alguma, graça a Deus. E vamos seguir trabalhando”, declarou.

Nesta semana, a gestão estadual publicou no Diário Oficial o aviso de licitação da ponte e ACM Neto reclamou de não ter, até o momento, nenhum diálogo do governo com a prefeitura. “Como é que um projeto desse pode ser licitado se a prefeitura de Salvador, que é a principal cidade afetada por essa obra, sequer conhece o impacto da obra? Como é que vai encaixar na cidade? Como é que o volume de tráfego vai atravessar Salvador cortando o coração da cidade? Isso não vai acontecer por cima da prefeitura. Não há hipótese. Não conheço o projeto. Não tenho nenhum detalhe do projeto. Nunca isso foi tratado com seriedade pelo governo com a prefeitura. E não vai passar por cima da prefeitura. Agora, quando o governo tiver disposto a apresentar o projeto, a mostrar qual o impacto na cidade, será outra coisa”, declarou ACM Neto, em entrevista à imprensa.

O prefeito ainda pôs em dúvida a capacidade do governo de financiar a obra. A administração estadual tem dito que as obras e os serviços de operação e manutenção deste novo sistema rodoviário vão ser executados por meio de Parceria Público-Privada (PPP), na modalidade de concessão patrocinada. "Até o final de novembro, nós faremos o leilão na Bolsa de Valores de São Paulo", disse o governador Rui Costa nas redes sociais. Para ACM Neto, há risco de as gerações futuras terem que arcar com o custo da obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário