domingo, 1 de dezembro de 2019

Indígenas protestam após morte de bebê no Manoel Novaes


Indígenas protestaram na tarde deste sábado (30), na cidade de Itabuna, por causa da morte do bebê de 9 meses, que esperou 40 minutos para ser atendido no Hospital Manoel Novaes.

Com cartazes, os manifestantes se concentraram na Praça Adami e depois foram para frente do Hospital Manoel Novaes. Equipes da Secretaria de Segurança Transporte e Trânsito (Sesttran) e da Polícia Militar acompanharam o ato.

Levi Messias Nonato Alves morreu no início da manhã da última segunda-feira (25). De acordo com a família, o bebê começou a passar mal no domingo (24). Ele foi atendido inicialmente no Hospital Arlete Magalhães, que fica em Pau Brasil. Os familiares dizem que a criança chegou na unidade de saúde com quadro de pneumonia.
Indígenas fizeram protesto na frente do Hospital Manoel Novaes — Foto: Reprodução/TV Santa Cruz
O sepultamento do bebê foi realizado na aldeia indígena Caramuru Paraguassu, na cidade de Pau Brasil, onde a família da criança mora. O enterro foi marcado pela comoção dos familiares do bebê.

Segundo a mãe dele, Bisma Nonato Alves, de 21 anos, o hospital tentou liberação para o atendimento em Itabuna, mas não conseguiu. O bebê, então, foi levado para a Maternidade Ester Gomes, mas também não pôde ser atendido lá. A família levou a criança o Hospital Manoel Novaes, onde ela faleceu.

Em nota, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, que administra o Hospital Manoel Novaes, lamentou a morte de Levi e se solidarizou com a família da criança. G1

37 comentários:

  1. INDIGINAS E PETISTAS...
    O PESSOAL DO PT (ALGUNS PROFESSORES DO ESTADO, KKK QQUE LOUCURA) ESTAVAM LÁ TIRANDO FOTOS E GRITANDO (NÃO SEBA O QUE).
    PTISTAS OPORTUNISTAS E DOIDOS POIS DEVERIAM IR RECLAMAR AO GOVERNO DO ESTADO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria que tivesse morrido seu filho ou irmao seu vagabundo.

      Excluir
    2. Acorda verdinho ! O menino morreu atropelado no bairro santo Antonio perto da praça e vc fica dormindo ???? Deixa esses indios falsificados vagabas esquerdistas pra á e vamos atrás da noticia...

      Excluir
  2. Tem que protestar na prefeitura municipal de itabuna tem que reclamar com o prefeito, e ele que esta matando a saúde de itabuna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este caso não tem nada haver com a prefeitura e sim com o estado pq quem regula e o estado e está regulação e um absurdo

      Excluir
    2. Na verdade o erro já começa na origem - município de atendimento - já que para esses casos de urgência/emergência deveriam encaminhar o paciente diretamente para o hospital de referência já regulado, evitando assim que o motorista fique com o paciente peregrinando de hospital em hospital em busca de atendimento. A falta de decisão de quem é responsável por esse atendimento faz com que o paciente se torne apenas mais um nas filas de espera. Se o Novaes é a referência do município nesse tipo de atendimento cabe a ele a responsabilização, caso contrário cabe ao município de Itabuna referenciar outra unidade. Não nos esqueçamos que ninguém atende de graça. Para isso os recursos são alocados via Pactuação Programada Integrada.

      Excluir
    3. Muita gente equivocada comentando o que não sabe... Essa e outras mortes de crianças são e serão todas atribuídas ao prefeito da cidade. A morte desses bebês tem a assinatura do prefeito de Itabuna que não renovou o contrato com o Novaes. Erro de gestã gravíssimo. Contra essa tragédia que não há dinheiro que pague sugiro a mãe ou pai de todo bebê qur morrer nesta cidade basta processar o município e o prefeito atual que ao menos fica a sensação de justiça. O gestor da cidade tem que pagar pela morte dessas crianças de alguma forma. PREFEITO LHE DIGO SE É COM UM FILHO MEU O PROCESSO EM CIMA DO MUNICÍPIO E DO SENHOR é CERTO. VC VAI PAGAR DE UM JEITO OU DE OUTRO. OU RENOVA COM O NOVAES OU VC DEVERIA SER PROCESSADO E O MUNICÍPIO IDEM.

      Excluir
  3. Uma irresponsabilidade do hospital monoel Novais. Quando uma pessoa vai ser atendido pelo SUS nesse hospital, é uma demora infernal, as pessoas são mau tratada, um atendimento de péssima qualidade em referência pelo SUS.
    Inventa que tem q fazer cadastro, sistema cai, Ngm é atendido, ficam horas esperando.
    Secretaria da saúde de Itabuna, vamos fazer alguma coisa..
    Se o hospital Manoel Novais não quer atende, simplesmente fecha a porta do hospital.
    Pra q esse hospital aberto, se não tem atendimento de boa qualidade. A gente paga imposto, o SUS é o maior plano em referência a saúde, o dinheiro que sai do nosso bolso, que paga essas porcarias. Tanto Manoel Novais, upa , hospital de base, Calixto midlej e Ester gomes. Então queremos ter um atendimento de qualidade...

    Uma irresponsabilidade desse hospital, deixou uma criança morrer na porta. A mulher ficou rindo da situação da mulher pq a filho dela morreu.. Deu vontade de quebrar aquela vadia no pal.. isso foi irresponsabilidade..
    Ministério público, vamos investigar isso?? Não deixa passar em pune.. somos moradores de itabuna e queremos uma solução nesse caso. O q está em jogo é a vida das nossas crianças. Essa criança morreu, quem vai ser a próxima por causa da irresponsabilidade desses hospitais caindo aos pedaços

    ResponderExcluir
  4. A culpa e do estado que para regular um pá sente de vc na cidade para outra é de responsabilidade do estado e demora muito, e infelizmente acaba pagando com a vida de uma criança.

    Agora que saber para onde vai o dinheiro desses indígenas pq eles tem tantas regalias com vários carros que o governo da assistência médica cestas básicas dentro outros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É por isso que Bozo ta tirando os direitos do povo gente assim igual a você uzurável preferi vê o povo morrendo que vê em boas situação isso é para vc do comentário 1 de dezembro de 2019 09:07, o que vc postou não tem nada a vê com a matéria

      Excluir
  5. Tv Santa Cruz, Verdinho Itabuna, Pimenta, Rádios AM e Interativa FM, parabéns por serem imparciais e dar ênfase para esse tipo de matéria. Pois temos uma mídia em Itabuna que é comprada e recebe R$3000,00 mês da Santa Casa de Itabuna e da prefeitura tem parentes empregados mais alguns cala boca semanais. Tom e sua trupe Hipócritas e imorais! As pessoas estão achando que isso só acontece com SUS, n mesmo! Nós fazemos o possível e o impossível para pagar um plano de saúde, mas nos deparamos com mesmo tipo de atendimento. Desrespeitoso, imoral, demorado, incapacitado... Péssimo! Pagamos e exigimos o mínimo de respeito. Pais chegando desesperados, tendo que invadir o pronto atendimento para que seus filhos tenham atendimento. Deplorável! Outra coisa, tem um tomógrafo novo no corredor do hospital Novaes definhando e sem uso. No dia que fui levar meu filho, estava chovendo e dentro do hospital a mesma coisa, chovendo dentro também. Pingueira nos pacientes e no maquinário novo que nem foi instalado. Funcionários passavam e nem se preocupavam com aquela água caindo no equipamento. Tive que avisar que estava molhando as máquinas que estavam no corredor (deve estar lá até hoje) para que alguém colocasse uma lona para proteger da água que ali estav caindo. No culpo aqueles pobres coitados dos funcionários. São hostilizados, assediados moralmente e não recebe seus salários em dia. Isso tudo por conta de uma direção corrupta, deficiente e ineficiente. Digo para vocês, hoje o grupo Santa Casa de Itabuna só age desse forma porque é única na cidade. Pois se tivéssemos um Hospital do mesmo porte estariam ceifados

    ResponderExcluir
  6. O grande culpado que acontece nessa cidade e o prefeito e as autoridade daqui pois são todos cúmplice,ninguém Fas nada Juízes e promotores não fazem nada pra punir o prefeito.

    ResponderExcluir
  7. É preciso saber como essa criança chegou ao hospital antes de qualquer coisa, se a mãe já levou a criança tardiamente, se o pajé da tribo não fez seus rituais e depois saiu de baixo, mas também o hospital foi cruel não prestando socorro a criança, um hospital que outrora era filantrópico agora esta totalmente voltado ao ganho de dinheiro. Uma criança em situação de vulnerabilidade deve ser socorrida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito seu comentário!
      CLARO QUE NADA JUSTIFICA A NEGATIVA DE ATENDIMENTO POR PARTE DO HOSPITAL !Sou mãe ,meu filho com menos de 2 meses de vida teve uma bronquiolite, na época estava sem plano de saude, mas fui para o Novaes, logo que percebi as tosses estranhas,conheço várias mães uma inclusive ,tb perdeu seu filho para a pneumonia ,adulavamos para q da levasse na emergência ,antes desse caos,e ela?Ficava bebendo com o bebê a noite no sereno tossindo, LÓGICO Q NAO SEI SE FOI O CASO DESSA MÃE INDÍGENA, estou apenas fazendo um ALERTA,deixem de ser preguiçosas e levem seus filhos na emergência !

      Excluir
    2. Aqui em Itabuna tenho medo de hospital,quinta feira fui na Upa Atenderam a minha filha Rapidinho,funcionários (as) todos de Bem Com a Vida.A minha Filha foi medicada a dor muito forte suspeita de Endometriose.aplicaram tres Injeiçoes.Teve reação DESMAIOU.Mais fui Bem atendida.Que mantive a etica .Calma .o medico e o Enfermeiro pessoas maravilhosas.Colocaram a minha filha no soro.E saiu da UPA bem.Avizei a Recepcionista vou postar no Verdinho.agradecendo o belissimo atendimento.

      Excluir
    3. Concordo com vc.
      Esses índios e tbm (FALSOS ÍNDIOS) tem dessa.
      Quem sabe se ñ deram uma erva BRABA a essa criança e entres eles mesmos mandaram pra cá para ñ levar a CULPA!
      ÍNDIOS culpados, PREFEITO de PAU BRASIL culpado, e hospital de Itabuna tbm.
      Indiciar todos!
      O prefeito de PAU BRASIL vai sair de boa nessa? Afinal de contas a família da criança faz parte da população da cidade, que provavelmente são eleitores dele.

      Excluir
    4. Anônimo2 de dezembro de 2019 07:06 Você é um exemplo vivo do que acontece quando a ignorância, falta de formação moral e intelectual se juntam com o mal caratismo e a loucura.

      Excluir
  8. Melhor solucao pagar plano ou tamos ferrado na mao desse hospital mesmo sem termos condicao fazer o q se so tem robalheira.

    ResponderExcluir
  9. Prefeito tem culpa tbm..

    ResponderExcluir
  10. É eu fico só observando, o governador não nem se importando tá cagando pra eles têm que fazer protestos na casa do governador que ainda quer ser presidente pra afundar o Brasil na merda, tô vendo aí um monte de oportunistas querendo aparecer em cima da miséria dos outros pobres analfabetos guiados igual cegos pra cai no buraco negro da mesmice acordem tomem um banho frio não vê que à criança não vai mais voltar. Ou então monta acampamento dentro do hospital que eles ligam pro governador Rui bosta presidente só se for de escolinha de futebol.

    ResponderExcluir
  11. Se fosse parente de A e B... Recebia e regulava no outro dia...

    ResponderExcluir
  12. ELES TEM QUE FAZER PROTESTO TAMBÉM NA SECRETÁRIA DE SAÚDE DO SEU MUNICIPIO.POR QUE MANDA UMA CRIANÇA OU ATÉ MESMO UM ADULTO PARA OUTRO MUNICIPIO SEM MASCARA DE OXIGÊNIO,SEM ACOMPANHANTE QUALIFICADO,CHEGA AQUI EM ITABUNA DA ENTRADA E PRONTO.SOBRE O GOVERNO DO ESTADO. É OUTRO, DESDE DA ÉPOCA DO ENTÃO EX-GOVERNADOR PAULO SOUTO.A SECRETÁRIA DE SAÚDE DO ESTADO COMPRAM AMBULANCIAS E DOAM PARA OS MUNICIPIOS. QUE QUANDO CHEGA UM PACIENTE SENTINDO QUAL QUER COISA,MAIS QUAL QUER DOR MESMO,COLOCA NO CARRO E MANDA PRA ITABUNA OU ILHEUS.AÍ MEUS AMIGOS É MUITO FÁCIL. OS MUNICIUPIOS Ñ GASTAM COM NADA ACHANDO QUE O DINHEIRO DO CONVENIO QUE VEM PARA ITABUNA DÁ PRA TUDO. SE ELES ACHAM QUE É MUITO SAIAM DO CONVENIO E ASSUMAM SUAS SAÚDES PERANTE A POPULAÇÃO.

    ResponderExcluir
  13. Isso é culpa do prefeito que tá terminando de destituir a cidade, do provedor da santa casa que ali de Santa não tem nada, aliás o governo federal deveria abrir uma investigação junto a polícia federal para apurar o destino das verbas do SUS que vai pra essa instituição, e do governador rui costa que só vive de propaganda na televisão e não vê que a saúde aqui tá com péssimo atendimento, e o estado da Bahia e o governador é responsável pois eles que fazem a regulação dessa verba.
    Outra coisa, o Manoel Novaes colocou os seguranças na porta agora que se for atendimento SUS não entra no hospital, quem precisar de atendimento e eles negarem devem chamar a polícia e alegar omissão de socorro, eles são obrigados a atender.
    Santa casa recebe muita verba do SUS, terceirizou quase todos os setores inclusive o cemitério, e continua recebendo essa verba, atenção polícia federal!!!!!!
    Lá tem salários de 30.000 e até mais para as panelas e os funcionários de baixo escalão sofre.
    Atenção POLÍCIA FEDERAL vamos investigar essa santa casa!!!!!
    O povo de Itabuna clama por isso!!!!

    ResponderExcluir
  14. CADÊ OS MACONHEIROS , TRAFICANTES ASSASSINOS PISTOLEIROS QUE ESSES ÍNDIOS COITAM! TA NA HORA DA PF FAZER A LIMPA! EESES UGA UGA DO PARAGUAI SO SABEM COITAR VAGABUNDOS! OS CARA Q QUASE MATOU O CARCEREIRO ? TÃO TUDO LA!

    ResponderExcluir
  15. Sabe de quem é a culpa dessa morte? JOZIMAR SALES E SERGIO GOMES! Eles decidiram fechar o porta aberta do Novais. Queria que fosse tudo pra maternidade que nao tem a mínima estrutura. Responsáveis tb a santa casa OMISSAO DE SOCORRO É CRIME PREVISTO NO CODIGO PENAL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo. Salário atrasado e essas peste aproveitando dos funcionários

      Excluir
  16. Nada culpa de prefeitura, Culpa são dos mercenários santa casa esse hospital miserável, vingativo, matando a comunidade, não tem responsabilidade e nem bom senso criança grave coloca pra dentro, aí eu digo manda que os funcionários não deixe entrar, essa diretora médica Fabiane é a desgraça de ruim, gosta de dinheiro, fria, os índios tem que pegar ela e decepar, pra vê o que é bom, isso não é mais um hospital é um massacre, funcionário sofre de perseguição, assédio moral, salários atrasados, essa Bandidagem na cadeia, sem pagamento os funcionários, essa g
    Gerente do RH acabando e destruindo os trabalhadores, que são pagos os técnicos de enfermagem e g
    Higienização os demais se matando cumprindo horas sem salário, e se reclamar Eneila persegue, humilha, essa empresa não muda nas mãos dessas criminosas,o povo não vai pra TV reclamar fica comendo calado, cadeia urgente

    ResponderExcluir
  17. O mais interessante é que esse hospital Calixto midlej vive convocando a população para doar sangue, porém quando as pessoas precisam de atendimento eles viram as costas é mole?

    ResponderExcluir
  18. Façam um PROTESTO tbm na frente da prefeitura da sua cidade, afinal de contas o prefeito de PAU BRASIL tbm tem culpa.
    Tinha que alguém da saúde vir acompanhando a criança, mas como ñ tiveram nenhum compromisso com nada e tbm sabem que teria que assinar o repasse da verba para o H. DE BASE se anularam na questão. É o tem acontecido, as cidades da região DESPACHAM seus pacientes como um COISA QUALQUER para ñ terem compromisso, mas na hora de pedir VOTO, ESSES VAGABUNDOS FDP prometem tudo,e os OTÁRIOS sempre acreditando e confiando.

    ResponderExcluir
  19. Tem uma enfermeira chamada Érica Fernanda, que se acha dona do hospital Calixto,nos pavilhões é uma perseguição aos colegas,principalmente ao pessoal da higienização,deve ser com raiva pois tem dois meses sem receber o salário,deve tá passando um perrengue dos infernos em casa por isso tanta perseguição aos colegas.

    ResponderExcluir
  20. parabéns vc do comentário 10:11 pura vdd a corrupção imperando em Itabuna e nem um poder público toma providências

    ResponderExcluir
  21. Gente! O descaso aí foi do hospital. Este, quer fábula de dinheiro para de repasse para manter sua folha de pagamento. Parece a Globo, os salários são altíssimos. Vocês acham q está empresa tá preocupada em atender SUS? Pobre tem que se lascar mesmo. Nesse caso, vamos isentar os governos. A culpa é do hospital. Veja o deboche da funcionária? Fica aqui meu protesto.

    ResponderExcluir
  22. O hospital lamenta porra nenhuma a morte da criança é obrigação do hospital atender dando os primeiros socorros pq está na constituição q todo cidadão brasileiro tem direito a saúde e cadê tbm o direito da criança é do adolescente isso tbm ê preconceito pq o o BB é de país pobres baseado na constituinte a família bota o hospital na justiça e tbm a médica q recusou atender a criança depois umas porra dessa quando vai dá entrevista bota uma série de desculpas pra querer enganar o povo

    ResponderExcluir
  23. Se vc foi atendida na upa, parabéns por fui ao hospital de base e fui muito mal atendida,fui ao ambulatório e uma gorda mal educada chamada Fabiana,me disse que não podia fazer nada por mim que a agenda do médico tava cheia,grossa e mal educada,ficou mais viado loiro dando altas risos e mal resposta me deu,quando ver assim é contratada de prefeito

    ResponderExcluir
  24. O Manoel novas tem o título de hospital amigo da criança, recebe dinheiro de várias obg e instituições com criança esperança e tele tonm
    Etc.

    ResponderExcluir
  25. Só tem essa título graças aos técnicos de enfermagem, pq chefia nem sabe responder as perguntas da UNICEF, que inclusive deve tirar esse título, Novaes é tortura.

    ResponderExcluir