segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Brasileiro confia mais em Moro do que em Lula e Bolsonaro, diz Datafolha

Brasileiro confia mais em Moro do que em Lula e Bolsonaro, diz DatafolhaO ministro da Justiça, Sergio Moro, é a personalidade pública em que os brasileiros mais confiam entre 12 figuras do cenário político avaliadas em levantamento do Datafolha. A pesquisa testou nomes como o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O Datafolha pediu que os entrevistados dissessem, em uma escala de 0 a 10, qual o nível de confiança que tinham em cada um dos integrantes da lista. As notas até 5 são consideradas baixo índice de confiança, de 6 a 8, médio, e 9 e 10, alto. O índice leva em conta as notas atribuídas por aqueles que dizem conhecer a personalidade em questão.

Um terço (33%) disse ter alta confiança em Moro, 23%, média confiança, e 42%, baixa confiança. O Datafolha ouviu 2.948 pessoas em 176 municípios de todas as regiões do país nos dias 5 e 6 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o índice de confiança é de 95%. Na lista dos mais confiáveis, Lula vem em seguida, com 30% de confiança alta (16% média e 53% baixa). Apesar de empatar dentro da margem de erro com o ex-juiz no quesito alta confiança, o petista aparece em segundo por ter índices piores de média e baixa confiabilidade.

Em seguida, estão empatados na margem de erro Bolsonaro, com 22% (22% média e 55% baixa), e Luciano Huck, com 21% (22% média e 55% baixa). O apresentador de TV é considerado um possível candidato à Presidência em 2022. O levantamento mostra ainda que a credibilidade de Lula, que estava em queda, voltou a subir. Os 20% de alta confiabilidade em fevereiro de 2016 se transformaram em 30% agora.


No fim de 2009, no seu segundo mandato na Presidência da República, eram 52%. Já Moro viu seu índice de alta confiança mais que dobrar: eram 14% em fevereiro de 2016, agora são 33%. Ele é o ministro mais popular e bem avaliado do governo, aprovado por metade da população. O ex-juiz federal é o responsável pelo julgamento de Lula em primeira instância no caso do tríplex de Guarujá. Condenado por corrupção e lavagem de dinheiro, o petista foi preso em abril de 2018. A pena depois foi fixada pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) em 8 anos e 9 meses de cadeia.

O petista foi solto em novembro do ano passado, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que concede aos condenados que não apresentam risco à sociedade o direito de aguardar em liberdade o julgamento de todos os recursos judiciais. Para 54% dos brasileiros, a soltura foi justa. Lula e Huck têm mais apoio em segmentos similares, como moradores da região Nordeste e pessoas que cursaram apenas o ensino fundamental. Já Moro e Bolsonaro são mais populares entre os evangélicos e entre os de renda superior a 10 salários mínimos.

Outros dois possíveis presidenciáveis, Ciro Gomes (PDT) e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), têm 11% e 7% de índice alto de confiança, respectivamente. Doria se sai melhor entre a população com mais de 60 anos e entre quem aprova o governo Bolsonaro. Segundo o Datafolha, 30% avaliam bem a gestão federal. Já Ciro, que foi governador do Ceará, tem seu ponto máximo de credibilidade (19%) no Nordeste, região em que Bolsonaro tem pior índice de avaliação: 50% veem seu governo como ruim ou péssimo.

Presidente da Câmara dos Deputados e principal articulador para a aprovação da reforma da Previdência, Rodrigo Maia (DEM-RJ) é visto como altamente confiável por apenas 7% dos entrevistados. Seu par no Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), amarga a lanterna da lista, com 3%. O Datafolha também investigou a percepção sobre o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB), a ex-presidenciável Marina Silva (Rede) e a ex-candidata à Vice-Presidência Manuela D'Ávila (PC do B).

Desses, Mourão foi quem teve maior índice de alta confiança, com 12%. Logo atrás, empatado na margem de erro, vem FHC, com 10% (o mesmo percentual que obteve em pesquisas realizadas em 2016 e em 2009). Já Marina teve 9% e Manuela, 7%. 

23 comentários:

  1. Só os idiotas pra acreditar em um juiz que condena um adversário político do cara que ganhou e depois larga a toga ora ser ministro do cara que foi beneficiado. E nunca ouviu sequer o Aécio neves. Lamentável

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Esse é Bolsonaro

      Anulou todas as sentenças do caso Banestado, que desviou mais de 500 bilhões; apenas tucanos envolvidos.
      - Anulou as perguntas de Cunha a Temer, dizendo que ele estava constrangendo o presidente.
      - Tinha todas as provas contra Andrea Neves, irmã de Aécio, desde 2015 e não a prendeu ou sequer pediu investigação; ela foi presa pelo STF.
      - Absolveu a mulher de Eduardo Cunha ignorando contas na Suíça e parecer do MP suíço dizendo que ela é quem as operava.
      - Absolveu a mulher de Cabral, mesmo ela comprovadamente sendo líder de um esquema que comprava juízes e promotores e tendo mansões e mais de 11 milhões em joias.

      Excluir
    2. Esse é o Moro

      Quase 4 anos de Lava Jato, nunca prendeu, indiciou ou condenou nenhum tucano.

      - Ignorou vídeo de ex-presidente do PSDB pedindo 10 milhões em propinas e o absolveu por "falta de provas".

      - Diminui em 90% a pena de bandidos que delatarem Lula, como Léo Pinheiro, Roberto Duque, etc. Mas só se delatar Lula.

      - Soltou Yousseff duas vezes e diminuiu sua pena no caso Banestado de 121 anos para apenas 1 ano.

      Excluir
    3. Esse é o Moro

      Quando descobriu que o maior desvio da Lava Jato, os 16 Bilhões da Refinaria Abreu e Lima em Pernambuco, envolvia somente o PSDB, PP e PSB, Moro atribuiu a culpa a defuntos e realizou um julgamento no dia 22 de abril de 2015 em absoluto segredo, implicando apenas uns gatos pingados, sem citar nenhum político, dando o caso por encerrado. A imprensa ocultou.

      Excluir
  2. MORO 33%

    LULA 30%



    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    LULA TÁ ELEITO.


    COM TODA PERSEGUIÇÃO A LULA.

    TODA A IMPRENSA FAMILIAR, MÍDIA CORPORATIVA


    LULA AINDA É GRANDE

    ResponderExcluir
  3. A IMPRENSA, A MÍDIA PROTEGE O JUIZECO MORO.


    EMPATE DENTRO DA MARGEM DE ERRO. E com toda safadeza que o juizeco fez com apoio da imprensa;


    LULA TÁ ELEITO.

    RESUMO: ESSES DADOS SÃO MUITO POUCOS PARA O "deus" de barro JUIZECO MORO (que perseguiu LULA)

    ResponderExcluir
  4. Vcs quis dizer os ricos e poderosos né? Pra confiar nessa quadrilha aí.
    Depois desse tapa na cara da população brasileira de criar essa lei de abuso de altoridade? Brasil tá sendo administrada por um psicopata.

    ResponderExcluir
  5. aqui em Itabuna quem manda é a polícia mata e não da em nada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria bom se a polícia matasse vagabundos, mas nem isso a polícia mata.

      Excluir
  6. 👏👏👏👏para os MORTADELAS
    🐎🐎🐎🐎🐎🐎🐎
    Animal tem que pastar mesmo apoiando LADRÃO.

    ResponderExcluir
  7. lula é quase uma unanimidade no país, não tem quem derrube nas urnas, por isso o golpe e esse ladrão, corrupto do chapolim enrolado tirando onda de benfeitor , usou a justiça de maneira suja, com apoio da elite falida em que o pobre brasileiro e a classe média impulsionou o país para frente colocando o brasil entre as 6 potencias mundiais, e graças a temer, a imprensa doente, os evanjegues, o gado e o salafrário desonesto do sérgio moro que é o chapolim enrolado estamos nessa situação. o lula vence no primeiro turno contra qualquer um deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu é babaca mesmo!onde Lula vai ganhar eleições em 2022,eu votei nele e não voto mas, seu tonto.
      Vá procurar outro candidato chega de ladrão,respeita os evangélicos tem o direito de escolher quem eles querem!
      O povo acordou só você está dormindo com os de lula,tenha mas censo nas suas escolhas chega de canalhas destruindo o Brasil.

      Excluir
  8. Moro é bandido! Ele está acobertando os crimes da família bolsonaro...

    ResponderExcluir
  9. O brasileiro não sabe o que quer...

    ResponderExcluir
  10. O CARA CHAMA O MORO DE BANDIDO, UM HOMEM DE CONDUTA ILIBADA.

    JÁ LULA LADRÃO. OS JUMENTOS DO PT DIZEM QUE ELE É INOCENTE O CACHACEIRO CORRUPTO. ( BURRO SEMPRE SERÁ BURRO ..)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mostre apenas uma prova que o lula ou a dilma roubou,pois, até mesmo o ladrão corrupto do chapolim enrolado do páraná, o condenou apenas porque "achava" que o lula era culpado. agora quando ao fhc, temer,bosta-naro, suas crias, esposas (2), avó,tataravó e etc... tudo ladrão.

      Excluir
  11. Lula nunca masssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SEU PORTUGUÊS AJUDA LULA. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK


      POBRE FAVELADO QUERENDO SER DA ELITE. TOMA VERGONHA PASSA FOME.

      SE COLOQUE NO SEU LUGAR. PASSA FOME, SEM SALÁRIO.

      Excluir
  12. Flávio BOLSONARO para presidente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sangue de JESUS tem poder, ta repreendido

      Excluir
  13. lula 2020 sergio bosta fo chamado de ladrão por um deputado quem cala concente então eu apoio lula e quem apoia sergio bosta é um abestalhado

    ResponderExcluir