quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

WhatsApp vai parar de funcionar em 2020? Sete fatos sobre fim do suporte

WhatsApp vai parar de funcionar? Sete fatos sobre fim do suporte do app em alguns celulares — Foto: Paulo Alves/TechTudo
O WhatsApp vai parar de funcionar em 2020, ao menos para a parcela de usuários que usa celular com sistema operacional defasado. A novidade é fruto do fim de suporte do mensageiro em alguns celulares. Segundo a empresa controlada pelo Facebook, a iniciativa visa a melhorar a segurança do serviço, pois sistemas mais antigos são mais difíceis de ser protegidos.

No entanto, a medida tem o potencial de impactar milhões de pessoas que têm smartphones muito antigos ou que nunca tiveram o software atualizado. Entenda, a seguir, o que muda para quem tem Android, iPhone (iOS) ou Windows Phone e o que fazer para evitar perder acesso ao chat mais popular do mundo em 2020.

1. WhatsApp vai parar de funcionar em 2020 em alguns celulares
O fim do suporte significa o encerramento das atividades do WhatsApp para determinado sistema operacional. O app não pode ser removido automaticamente de um celular que não é mais suportado, mas certas funcionalidades podem deixar de operar a qualquer momento. Além disso, o app deixa de ter atualizações, o que o torna cada vez mais inseguro, já que não recebe correções de vulnerabilidades descobertas frequentemente.

O aplicativo, atualmente, oferece suporte ao Android 4.0.3 Ice Cream Sandwich ou versões mais atuais, e ao iOS 9 ou mais recentes. O mensageiro também segue operando no KaiOS 2.5.1 ou superior, um sistema simples tido como sucessor do FirefoxOS que ainda é utilizado em celulares básicos na Índia. Nenhuma versão do Windows Phone ou Windows 10 Mobile é mais suportada pelo WhatsApp.

2. Android 2.3.7 Gingerbread não será mais suportado
No Android, o WhatsApp encerrará o suporte para a versão 2.3.7 (Gingerbread) e mais antigas, o que inclui celulares de qualquer marca fabricados em 2011 ou anos anteriores, assim como modelos a partir dessa data que ainda saíram de fábrica com o Android 2.3 e nunca foram atualizados para a versão 4.0. Entra na conta o Galaxy S, de 2010, entre outros smartphones fabricados até meados de 2011 e 2012. Segundo o Google, há atualmente 0,3% de usuários do sistema nessas versões. O número equivale a cerca de 7,5 milhões de pessoas.
Galaxy S, de 2010, um dos celulares em que o WhatsApp vai parar de funcionar em 2020 — Foto: Divulgação/Google
3. iPhone com iOS 8 não poderá mais usar WhatsApp
No iOS, o aplicativo irá deixar de funcionar em todos os iPhones rodando o iOS 8 ou versões anteriores. A medida impacta todos os modelos que não podem atualizar para o iOS 9: iPhone 4, iPhone 3GS e mais antigos.

Segundo a Apple, há atualmente 7% de usuários no iOS 11 ou mais antigo, equivalente a cerca de 63 milhões do total de cerca de 900 milhões de iPhones ativos no mundo. O número, portanto, é provavelmente bem menor ao considerar apenas aqueles que ainda utilizam o iOS 8 e outras versões mais defasadas. A quantidade exata não é divulgada, então não é possível precisar quantos usuários de iPhone serão impactados.

4. WhatsApp parou de funcionar em Windows Phone desde 1º de janeiro
Desde 31 de dezembro de 2019, o WhatsApp não funciona mais em nenhum celular Windows Phone. A mudança vale para qualquer aparelho Nokia, Samsung e demais fabricantes que comercializaram produtos com o sistema da Microsoft no passado. Desde meados de 2019, o aplicativo já não podia ser baixado na loja oficial. A partir de 1º de janeiro de 2020, o mensageiro de fato impede o usuário de enviar mensagens.
Não é mais possível utilizar o WhatsApp no Windows Phone — Foto: Luciana Maline/TechTudo
5. Usuários com Android e iOS antigo têm até 1º de fevereiro para atualizar ou migrar
Desde já, não é possível mais baixar o aplicativo ou reativar uma conta já existente em um celular rodando Android 2.37 ou inferior, ou em um iPhone com iOS 8 ou mais antigo. Quem já tem o aplicativo instalado em um desses dispositivos poderá continuar usando até o dia 1º de fevereiro de 2020, mas o WhatsApp já não garante que suas funções continuarão operando normalmente até lá. A partir do mês que vem, o mensageiro só irá funcionar a partir do Android 4 e do iOS 9.

6. WhatsApp não avisa: descubra a versão do sistema do seu celular
Para descobrir a versão do sistema no Android, é preciso acessar as configurações, ir até o menu "Sobre o telefone" (o nome pode mudar dependendo do celular) e procurar a informação escrita no item "Versão Android". Em celulares da Samsung, é preciso tocar na opção "Informações do software" para ter acesso ao dado.
Descubra a versão do Android no menu "Sobre o Telefone" — Foto: Reprodução/Paulo Alves
No iOS, basta abrir o aplicativo Ajustes e ir até o menu "Geral > Sobre" e conferir a informação no item "Versão do software".
Descubra a versão do iOS no menu "Geral" do iPhone — Foto: Reprodução/Paulo Alves
7. É preciso atualizar ou trocar de celular para continuar usando o WhatsApp

Usuários que têm celular Android lançado há cerca de sete anos não devem ter que se preocupar com o fim do suporte do WhatsApp. O Galaxy S3 de 2013, por exemplo, já saiu de fábrica com Android 4.0.3 e seguirá podendo rodar o aplicativo. Também estão seguros o iPhone 6S ou iPhone SE, ou iPhone 6, iPhone 5S, iPhone 5, iPhone 5C ou iPhone 4S, desde que tenham sido atualizados pelos menos para o iOS 9.

Se você tiver um desses smartphones, mas nunca chegou a atualizar, essa é a hora de buscar uma versão mais atual do sistema para continuar trocando mensagens com os amigos. Os procedimentos para atualizar o Android e baixar um novo sistema no iPhone são simples e requerem apenas uma conexão Wi-Fi ativa e alguma carga na bateria.

Se você tem um celular com Android 2.3 que não atualiza mais ou um iPhone 4 ou mais antigo, não há alternativa: só resta trocar de celular para continuar usando WhatsApp. Faça o backup do Android no Google Drive ou do iPhone no iCloud para recuperar suas conversas no telefone novo.

O problema maior está para quem tem Windows Phone. Para seguir usando o WhatsApp, é preciso migrar para iPhone ou Android, o que significa perder suas conversas, pois não é possível recuperar backup de um sistema para o outro. O aplicativo permite apenas enviar chats individualmente por e-mail. Para exportar, abra a conversa desejada, toque no botão "Mais" e vá até o menu "Dados (ou Dados do Grupo) > Enviar histórico por e-mail".

Nenhum comentário:

Postar um comentário