sexta-feira, 29 de maio de 2020

Comerciantes e clientes ignoram decretos e fazem aglomerações em bairros de Itabuna


Muitas pessoas ficaram aglomeradas, na manhã desta quinta-feira (28), no calçadão da rua Rui Barbosa, no centro de Itabuna, cidade no sul da Bahia. A população ignorou as recomendações de isolamento social, mesmo após a prefeitura do município ter determinado o fechamento de alguns serviços por meio de decreto.

Até sexta-feira (29), podem funcionar apenas farmácias, padarias, unidades de saúde, mercados, bancos, lotéricas, serviços funerários, postos de combustíveis, indústrias e limpeza pública, além de serviços de delivery de alimentos e medicamentos.

Apesar do decreto da prefeitura, vários comerciantes foram trabalhar nesta quinta. Uma loja de roupas no calçadão da rua Rui Barbosa estava aberta e com a mercadoria exposta do lado de fora.

"Para limpar a mercadoria. Estava tudo 'embolorado'", contou o comerciante.

"Isso não justifica, porque teve vários dias para ele tirar as roupas, levar para a casa dele e fazer a limpeza na casa dele. Ele foi notificado e amanhã, por acaso, se a gente pegar ele cometendo a mesma infração, aí ele vai ser autuado", disse o diretor de indústria e comércio, Edvaldo Santos.

Ainda no calçadão, muitos ambulantes precisaram recolher tudo e voltar pra casa. Robson Ribeiro tem duas lojas, mas, desde que o comércio fechou, há dois meses, está vendendo na rua para diminuir prejuízo.

"Eu tenho duas lojinhas pequenas, pago R$ 6 mil de aluguel, agora imagine, a dona do ponto não quer saber disso não, ela quer receber o dinheiro dela, meus funcionários tem que receber. Eu tenho que me esforçar para pagar três pessoas e três filhas que eu tenho", reclamou.

"O que eu vou fazer da minha vida se eu não puder ir para rua trabalhar? Eu tenho 10 dias trabalhando para manter minha loja de pé, porque se não nós vamos fechar dois comércios de Itabuna e vamos demitir quatro pessoas. Quatro mães de família", disse o comerciante.

Neste primeiro dia de reforço das medidas de contenção ao avanço da Covid-19, muita gente desrespeitou as ordens do governo estadual. Na Avenida Cinquentenário, o movimento de pessoas foi grande e lojas de produtos que não são essenciais, e não estão autorizados a funcionar nem sob o decreto municipal, acabaram abrindo nesta quinta.

Uma loja de brinquedos estava de portas fechadas, mas expunha as mercadorias na calçada, e havia funcionários fardados trabalhando. Eles foram notificados pela Secretaria de Indústria e Comércio e precisaram guardar tudo e parar de vender.

Além do movimento intenso de carros e pessoas no centro da cidade, lojas de material de construção também foram encontradas abertas. Assim como as óticas, que podem funcionar de acordo com o decreto municipal, mas não de acordo com decreto estadual.

"Tentaram abrir desacreditando no decreto do estado e o decreto do estado está acima dos outros decretos", contou o diretor de comércio.

No primeiro momento, é dada orientação e notificação. Se a empresa resistir, pode pagar multa, perder o alvará de funcionamento e até ter mercadoria apreendida.

60 comentários:

  1. E os milhões enviados pelo Governo Federal, aonde se esconderam?

    ResponderExcluir
  2. Por isso que os casos de covid 19 não param de aumentar em Itabuna! Povo ignorante, ao invés de seguir as recomendações de isolamento vão bater perna com a cara pra cima, se lasquem povo ignorante!

    ResponderExcluir
  3. As lojas de peças na J.S.Pinheiro também estavam tudo aberta e não vi ninguém fazer nada la,a lei é só pra alguns e outros nao

    ResponderExcluir
  4. Estão fazendo direto isso, principalmente aos sábados Toni artes fica na padaria liderando um grupo de comerciantes compra m quentinhas e bebem cerveja na padaria modelo, e alguns amigos abrem as lojas e fazem aglomeração é só fiscalizar aos sábados Toni artes tá liderando

    ResponderExcluir
  5. Estão fazendo direto isso, principalmente aos sábados Toni artes fica na padaria liderando um grupo de comerciantes compra m quentinhas e bebem cerveja na padaria modelo, e alguns amigos abrem as lojas e fazem aglomeração é só fiscalizar aos sábados Toni artes tá liderando😬

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manda sua mãe fazer as marmitas pra a gente comer seu fela da puta

      Excluir
  6. Estão fazendo direto isso, principalmente aos sábados Toni artes fica na padaria liderando um grupo de comerciantes compra m quentinhas e bebem cerveja na padaria modelo, e alguns amigos abrem as lojas e fazem aglomeração é só fiscalizar aos sábados Toni artes tá liderando😬👻

    ResponderExcluir
  7. E as lojas de peças de carros abertas e ninguém faz nada agora uma loja só de roupa eles querem fechar isso é uma vergonha porque não fechou as lojas grandes que é ao de realmente tem aglomeração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara procura se informar pelo menos. Essas de peças faz tempo que foram liberadas, os veículos precisam de manutenção, se não vc morre de fome se não chegam aos mercados...

      Excluir
    2. Você que tem que se informar viu? A pessoa do comentário está citando a quinta e sexta-feira.

      Excluir
  8. 🚔🚔🚔🚔🚔 MINHA OPINIÃO A POLICIA. COMECEM A FISCALIZAR AS RUAS COM MAIS RIGOR,AQUELES QUE FOREM ENCONTRADOS DESAUTORIZANDO A LEI, MANDA ASSINAR UM TERMO DE RESPONSABILIDADE PELO CORONAVÍRUS. CASO ESSE CIDADÃO OU CIDADÃ VENHA SER CONTAMINADO OU ALGUÉM DA FAMÍLIA O HOSPITAL NÃO VAI ATENDER, POIS VAI DAR PRIORIDADE AOS QUE ESTÃO SE CUIDANDO.
    Pega endereço e tudo!!

    ResponderExcluir
  9. ...estava tudo aberto, na cara de quem quisesse...meia porta, porta escancarada, fingido-se de fechada, etc...
    Decreto de OS TRAPALHÕES não funcionou e vai continuar não funcionando...não tem fiscalização e o povo precisa de $$$$ nunca vi um desgoverno tão grande estadual e municipal...todos os poderes, cambada de trouxa nessa cidade.

    ResponderExcluir
  10. Mas a mulher do diretor Edvaldo pode abrir a loja dela como tem feito a muito tempo no centro comercial né? Hipócrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta,responda aí Edivaldo Peixe Podre e mercenário?

      Excluir
    2. Larga de choro, ali naquele centro comercial abre tudo, até botiquim pra vender corote...

      Excluir
  11. Vi a reportagem, não entendi porque fiscalizaram os pobres coitados na rui Barbosa e cinquentenário, e o comércio de lojas de Construção... Que NÃO ESTAVAM autorizados a funcionar nessa quinta e sexta, o Sesttran e a prefeitura fecharam os olhos. Porque? A avenida Juracy Magalhães lotada. Lojas ficando cheias. Me explica isso.

    ResponderExcluir
  12. Por que não citar as lojas de material de construção ? Vejo todos os dias, lojas cheias. Os empresários "grandes" não são fiscalizados? Sesttran e prefeitura fingindo não ver.

    ResponderExcluir
  13. E hoje vai abrir tudo novamente vamos ver se vai ter uma fiscalização nas lojas de peças vê materiais de construção quero ver se tem coragem de notificar os grandes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara eu acho assim, pode funcionar sim muita coisa, a maioria, mas desde que controlem o movimento de pessoas, coloquem álcool, pias etc, assim como muitos fazem. Enfim, voltar com essas providências, afinal tem muitos casos ai que são ficção, o vírus ta sim, mas tem muita malandragem envolvida com esses governos, principalmente o CUMISTA.

      Excluir
    2. A questão era nos DOIS DIAS de decreto. Não funcionar somente na quinta e sexta.

      Excluir
  14. Inclusive aqui no bairro Novo Fonseca a distribuidora do bode em Itabuna fica aberta o tempo todo com aglomerações foi relatado para o disque denucia e nada

    ResponderExcluir
  15. Mentira pura só pega os pequenos, as lojas de carros na Av. J.s pinheiro tudo aberta, as lojas de matérias pra construção mirasul é etc.. A prefeitura não vê isso.

    ResponderExcluir
  16. O povo precisa trabalha autoridades tantos pais de familia passando necessidade e ate quando vai essa briga politica chegaaaa aff ja nao aguentamos mais

    ResponderExcluir
  17. O DECRETO MANDA FECHAR, O PREFEITO MANDA ABRI TUDO . KKKKKKKK
    NÃO VEJO NADA DE DIFERENTE, SÓ VEJO O COMERCIO DO CENTRO FECHADO, RESTO TUDO ABERTO.
    NÃO TEM FISCALIZAÇÃO MUITO MENOS VAI PUNIR, É TIPO ASSIM.
    QUEM ME PAGAR EU DEIXO ABERTO, QUEM FOR POBRE FECHA.

    ROUBO POR CIMA DE ROUBO NESSA CIDADE RELENTA

    ResponderExcluir
  18. Passei ontem por volta das 14:30 no exato momento em que uma equipe da Fiscalização estava passando pela Juracy e nada fez com as Lojas Buriti, Conlar, Pai Mendonça e Casa + Fácil que estavam abertas, eles fazem vista grosso para os ricos, já os pobres que tem que expor suas mercadorias no calçadão eles obrigam sob pena de multa, eu tenho certeza do REAL motivo para não estarem cumprindo a lei estadual que é o fechamento tbm das lojas de Material de Construção, ou será que essas empresas tem no Alvará a autorização por ser Indústria? Agora eu te pergunto Indústria de que ? Pois está escancarado que ali é Comércio, eu Desafio essas empresas a postar aqui o seu Alvará com essa indicação. Me poupe viu, Fernando Cuma vamos trabalhar viu, Ministério Público vamos investigar e não fechar apenas as Feiras, se é um Decreto tem que fechar tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VERDADE !!LIGUEI PARA À FISCALIZAÇÃO, DISSERAM QUE ESTAVAM SABENDO E NADA FIZERAM.

      Excluir
  19. Se a aglomeracao e em BAIRROS , por q a foto da materia e do centro da cidade.

    ResponderExcluir
  20. Espero que muita gente tome vergonha na cara e pare de votar em Fernando e Rui. Façam a punição nas urnas.

    ResponderExcluir
  21. Espero que muita gente tome vergonha na cara e pare de votar em Fernando e Rui. Façam a punição nas urnas.

    ResponderExcluir
  22. NA MINHA OPINIÃO ABRE A PORRA TODA LIBERA ÔNIBUS, COMÉRCIO E CARALHO! MATA LOGO ESSAS DESGRAÇAS TUDO É ESSA CIDADE DE JUMENTOS SOME LOGO DO MAPA!! POVO IGNORANTE DO CARALHO, ESTÃO VENDO A MISÉRIA DO VÍRUS MATANDO E ESSA ROÇA SEM NENHUMA ESTRUTURA AINDA FICAM NESSA TEIMOSIA DE ABRIR COMÉRCIO!! ABRE LOGO A PORRA TODA DESGRAÇA!!! MORRE LOGO TODO MUNDO!! CARALHO!!

    ResponderExcluir
  23. Passei na J.S.Pinheiro agora está tudo aberto cadê a fiscalização eles passam e fogem que nem vê

    ResponderExcluir
  24. ABRE LOGO A PORRA TODA DESGRAÇA! BOM QUE ESSAS DESGRAÇAS MORREM LOGO TUDO E ESSA IMUNDÍCIE DE CIDADE SOME LOGO DO MAPA! POVO IGNORANTE TEM QUE SE LASCAR MESMO! AINDA BEM QUE TÔ BEM LONGE DESSA ROÇA!

    ResponderExcluir
  25. ATENÇÃO, FOI REVOGADA A LEI QUE PERMITIA USAR A PM E AGUARDA CIVIL PARA COIBIR QUEM DESCUMPRIR ESSAS MEDIDAS ABSURDAS, TEMOS QUE SAIR EM MASSA E ACABAR COM ESSA PALHÇADA ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa lei não atinge estados e municipios. Eles tem autonomia legitimada pelo STF para impor suas próprias diretrizes. Se informe melhor!

      Excluir
    2. Deixa de ser safado seu defensor das loucuras do bandido miliciano!! Os Estados e Municípios tem autonomia para fazer duas leis! Vai morar em uma cidade que seja Governada por Prefiro miliciano igual ao Bolsonaro e fique fazendo suas loucuras lá!! Vc defende abrir tudo pq não morreu ninguém da sua casa! Vc é muito vagabundo!

      Excluir
    3. Malandro DEFENSOR de LULA!

      Dever ser SERVIDOR PÚBLICO MARAJÁ, PUXA-SACO da DESGRAÇA!

      Tá IGUAL AO SEU ÍDOLO, DESEJANDO que O CORONAVÍRUS, O VÍRUS CHINÊS, MATE MAIS PESSOAS!

      Nem QUE SEJA de FOME e de DESEMPREGO!

      Filho(a) de LÚCIFER!

      Excluir
  26. Rapaz é o seguinte "manda quem pode, obedece quem tem juízo", se essas viaturas pararem numa dessas lojas de autopeças ou material construção, é bem capaz de quem está no comando da operação e seus subordinados, sofrem alguma punição por parte do comandante chefe Fernando Gomes. Me enganem que gosto, esses decretos , só servem pra prejudicar nós peixes pequenos, aqueles que sofrem pra pagar seus aluguéis comercias e pagar seus funcionários.

    ResponderExcluir
  27. Os fiscais só foram machos para impedirem os ambulantes de trabalhar, mas para mandar as grandes lojas de materiais para construção, que estão de fora do decreto estaduais fechar eles não foram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem gente recebendo PROPINA desses grandes empresários do ramo de Construção.

      Excluir
  28. Próximo dia 31/05 às 10h00 todos na Praça dos Três Poderes em Brasília! Vamos mostrar que TODO PODER EMANA DO POVO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai lá seu bandido miliciano!! Vai defende o bandido das rachadinhas!! Itabuna não está tendo abertura gradual do comércio por culpa de gados como vc!! Pq insistem em fazer o errado!!

      Excluir
  29. Rapaz as lojas requinte casa ,pontal ,mega ,capri tintas fica ali em frente a um posto da guarda civil municipal e eles veem aberto o dia todo e nada faz ,ninguem é otario aqui nao seus porcos ,só nao temos mais o que fazer pra denunciar pois todos os orgaos da cidade nada faz ,e fica dizendo que estao cheio de trabalho ,mentira ,ficam so nas esquinas batendo papo e dizendo que estao controlando o trânsito ,estamos a mercê desses poderes relentos viu.depois vão hostilizar os pequenos empresarios

    ResponderExcluir
  30. Isso já virou palhaçada os que ficam mandando fica em casa são na sua maioria funcionários públicos que têm o seu salários garantidos todo mês e esses pessoal da prefeitura principalmente .já passou dá hora de abrir esse comércio e deixar o povo trabalhar o desemprego tá chegando e esse povo não tá vendo. Têm um monte de vagabundos e vagabundas que tão pegando esses 600 é até 1200 só pra comprar cachaça e drogas enquanto isso vários pais de família estão passando necessidade .

    ResponderExcluir
  31. AGENTE SABE QUE ESTA SEMANA DEVERIA FECHAR TUDO....LOJAS DE MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO...OFICINAS,,PEÇAS DE CARROS E MOTOS....VIDRAÇATIAS..LOJAS DE AR CONDICIONADOS,,,,BANCOS,,LOTERICAS...E O TOQUE DE RECOLHER DVERIA SER DE 5 DA TARDE AS 5 DA MANHA....MAIS TINHA QUE FISCALIZAR,,USAR AS FORÇAS POLICIAIS GUARDAS SESTTRAM...MULTAR.......RIGOR NA FISCALIZAÇÃO.

    ResponderExcluir
  32. Itabuna não abre o comércio por que quem manda aqui é o governador e não o prefeito.

    ResponderExcluir
  33. Isso porque não fiscalizam o bairro Santo Antônio. A única diferença de 3 meses para cá, é que tem algumas pessoas usando máscara, de resto tá tudo igual.

    ResponderExcluir
  34. só funciona a lei para os coitados porque o centro tá tudo aberto, tds passam e vê

    ResponderExcluir
  35. E um povo acovardado se queda de quatro diante da sanha ditatorial de canalhas. Este é o povo brasileiro. Nunca reage, ajoelha-se e implora perdão.

    ResponderExcluir
  36. ELETROSANTOS, LOJA REY DO SOM, REFORMAX TUDO ABERTA ABORDANDO AS PESSOAS Q PASSAM OLHO NESSAA LOJAS POLÍCIA AI JÁ É UM ABSURDO EU PASSEI COM MEU MARIDO UM CARA BAIXINHO ABORDOU NOS DOIS PRA OLHAR AS " NOVIDADES " DA LOJA UM ABIENTE TODO SUJO E MAU ARRUMADO ISSO É UMA LOJA DE SOM UMA LOJA AZUL DE NOME REY DO SOM.

    ResponderExcluir
  37. A fiscalização tão fazendo vista grossa na j.s pinheiro auto peças oficinas lotadas cadê os fiscais tão cego só vê o pessoal das barraquinhas da uma passadinha na j.s pinheiro

    ResponderExcluir
  38. Abre logo essa desgraça .

    ResponderExcluir
  39. Isso já virou política, e tem que ver esses casos de Covid agora quem manda é Ruy Costa,já passou da hora de abrir comércio, estes casos de Covid deve ser investigado, amigo infartou e queria colocar Covid e o pau quebrou com tal cheiro da mortuária. Palhaçada mesmo e dinheiro entrando Município os comerciantes falindo.

    ResponderExcluir
  40. Beco do Fuxico liderando diariamente o desrespeito as orientações, normas, decretos... Enfim... Tudo!!! Ah e fica um pessoal bebendo diariamente no barzinho da esquina, olhando com desdenho para quem passa e os vê... Kd a PC, a PM ou a GCM?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai cuidar da tua vida corno, deixa o povo trabalhar pra ir tomar uma, pior é tu que tá dentro de casa coçando ovo recebendo auxílio, quando o auxílio acabar vem pedir emprego aos comerciantes.

      Excluir
  41. Pior que o corona viros é esse tipo de pessoa rancorosa sem amor no coração que não tem o que fazer e muito menos aguenta ver pessoas em um momento de desistresse, no final de mais um dia difícil que estamos passando, geralmente reunidos de forma prudente com distanciamento para brincar e descontrair, para de alguma forma ir suportando essa pandemia. Vc q todo dia faz denuncia aqui do calçadão e do beco, ao invés de fazer isso, começa a perceber que são trabalhadores e que estão lutando dia a dia pra superar essa batalha. Não fica falando besteira, quer fazer uma reclamação prudente fala de seu governador e seu prefeito que não tomaram atitudes necessárias para o controle da pandemia e por isso os comerciantes e tantos outros setores da economia estão pagando o preço.
    Fica com Deus e seja menos egoísta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desrespeito é desrespeito e ninguém está acima da lei!!! De forma prudente e com distanciamento? Sem fazer uso de máscara e fazendo uso de bebida alcoólica indiscriminadamente? Indistitamente? Desestresse? O lugar para esse fim seria justamente uma via pública no meio de um cenário desastroso como esse? De uma pandemia global? Onde milhares de pessoas já perderam suas vidas? Eu vejo é um monte de desocupados isso sim!!! E pq eu haveria de reclamar somente do governador da Bahia e do prefeito de Itabuna? Qual líder político no mundo tomou tais atitudes necessárias? Infelizmente o cenário é desastroso em todas as suas vertentes e não só vcs "empresários" estão pagando o preço... Ou se estão, esperava ver um outro tipo de postura!!! O que eu vejo ali, digo e repito, é uma total falta de respeito com a sociedade, com o município e com a vida... E que sejam enquadrados nos rigores da lei, pois, faço questão de respeitá-la!!! Doa a quem doer!!! A lei é dura mais é a lei!!!

      Excluir
  42. Vc do comentário das 08:40hrs... Usou essa palavra, porque talvez seja o "adjetivo" mais comum entre os membros de sua família! Quem deve estar recebendo tal auxílio, deve ser justamente o amigo "empresário"... Sou servidor público, da Saúde, portanto estou na linha de frente e não estou sem trabalhar! Tenha mais respeito por vc mesmo, pela sociedade e por mim! A lei está aí para ser cumprida! Quanto mais ela for desrespeitada, mais ainda esse quadro de pandemia e quarentena irá se estender! Fica a dica a todos!!!

    ResponderExcluir
  43. A situação da tal covid-19, o mínimo possivel que aconteceu é pouco em baixa porém, toda esta palhaçada é mas do que uma questão política para desvios de verbas públicas, em afirmar a quantidade absurda não mim, leve a mal é tudo mentira todos os, governos estaduais juntamente com os prefeitos estão cometendo crime contra a população em geral está, na hora da população reagir contra estes corruptos o, direito de ir e vim tem que ser respeitos também privar a vida das pessoas é crime o, úninco que tem poder de qualquer pessoa sircular é, o nosso presidente os, canalhas perdão não tem direito sobre isso quem, não concorda azar as, forças armadas tem que agir logo contra gestores do mal cadeia neles governadores e prefeitos

    ResponderExcluir