quarta-feira, 24 de junho de 2020

Nuvem de gafanhotos chega à Argentina e se aproxima do Brasil

Nuvem de gafanhotos ataca lavouras na Argentina — Foto: Divulgação/Governo da Província de Córdoba
Produtores rurais e funcionários do governo da Argentina estão monitorando a entrada de uma nuvem de gafanhotos no país. Os insetos vieram do Paraguai e, por lá, destruíram lavouras de milho (veja mais abaixo). Agora, a praga avança na parte do território argentino que faz fronteira com o Brasil e com o Uruguai.

Segundo projeção do país vizinho, os insetos podem chegar ao oeste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, oferecendo riscos às lavouras desses estados.
Monitoramento do governo argentino mostra que nuvem de gafanhotos se aproxima do Brasil — Foto: Reprodução/Senasa
O engenheiro agrônomo da Emater de Uruguaiana (RS), Daniel da Costa Soares, disse ao G1 que a situação é nova tanto para produtores quanto para profissionais da área. "Ainda não temos muita certeza do que vai acontecer, se eles vão entrar aqui ou não, mas já estamos conversando com produtores sobre o assunto", diz.


A orientação da Emater é que os produtores façam o monitoramento constante das lavouras.

De acordo com o governo argentino, a nuvem chegou ao país no fim da semana passada.

As principais regiões atingidas na Argentina são as províncias de Santa Fé, Formosa e Chaco, onde existe produção de cana-de-açúcar e mandioca e a condição climática é favorável.

Em aproximadamente um quilômetro quadrado podem ter até 40 milhões de insetos, que consomem em um dia pastagens equivalentes ao que 2 mil vacas ou 350 mil pessoas comem, disse o engenheiro agrônomo argentino Héctor Medina à agência Reuters.

O governo argentino afirma que os insetos podem passar por vilas e cidades, mas não causam danos diretos aos seres humanos, apenas causam riscos a plantações e pastagens.

No Brasil, já houve surto de gafanhotos em regiões mais quentes e úmidas do país, como o Pará. Em 2017, os insetos passaram por diversos municípios do estado, atacando do lavouras de mandioca, trazendo prejuízos econômicos, além de riscos ao meio ambiente e saúde da população, com o uso indiscriminado de inseticidas e outros defensivos. G1

24 comentários:

  1. Aí tá fácil só
    instalar uns lança chamas e queimar todos eles .

    ResponderExcluir
  2. QUE VENHAM, SE JUNTEM COM A COVID E ACABEM LOGO COM TUDO DE UMA VEZ.

    ResponderExcluir
  3. Rpz, se o apocalipse, veio na hora certa e no governo certo, porq Bolsonaro, rpz, ninguém merece melhor zera o planeta e começar de novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oq q o presidente tem haver com isso? kkk

      Excluir
  4. Kkk é só você ir pra lá colocar o fiofo virado pra nuvem de gafanhoto acender um fosforo e soltar um peido. Melhor que seu lança chamas.

    ResponderExcluir
  5. Nuvens de gafanhotos é sinal de praga. Essa praga vai para os países que foram amaldiçoado por pela força superior chamada Deus.Ainda é tempo de se arrepender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caminheiro das Trevas24 de junho de 2020 às 13:50

      O DEUS Altíssimo têm bênçãos inesgotáveis para todos os humanos, independentemente de raça ou credo. Talvez seu deus, provavelmente, uma egrégora formada por pessoas como você, distribua maldições mesmo...

      Excluir
    2. Se Deus é amor, então como ele pode amaldiçoar um país ?

      Excluir
  6. Se chegasse em itabuna seria ótimo só tem gente ruim miserável de caráter lixo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caminheiro das Trevas24 de junho de 2020 às 13:51

      A propósito, você mora onde???

      Excluir
    2. Itb-Ba Cidade Atrazada .Nesta cidade vc Espalha Amor em troca recebe pedradas de Humilhações.Se vc Ama um Graduado.Ele ñ valoriza e qualiica de vagabunda.se vc pensa q tem uma Amiga ela é portadora do Espirito da inveja e da Vingança.Se vc faz o Bem,o povo Critica.Se vc tiver um carro o povo te valoriza.Esta é a Itabuna Sofredora!!!

      Excluir
  7. Esperando alguém dizer que é o sinal do fim dos tempos

    ResponderExcluir
  8. Mais uma praga chinesa. Eles já invadiram a Venezuela, a Argentina, estão preparando-se para invadir o Peru e o Brasil é o próximo alvo. Aliás, os gafanhotos chineses já estão de apossando dos estados de São Paulo e Bahia e, logo, estarão escravizando os abestalhados ignorantes.

    ResponderExcluir
  9. Pra ficar melhor! vamos estalar uma grande raquete eléctrica de 2 km ja q a nuvem de gafolhotos tem 1 km guadrado asim q eles tocar na rede vão morrer eletrecotado e ponto final uma Praga a MENOS..

    ResponderExcluir
  10. Calma, o governador já contratou uma empresa chinesa pra cuidar do assunto sem licitação

    ResponderExcluir
  11. É incrível como a imprensa está usando tudo para declarar que esse ano (justo quando houve um forte movimento a direita) foi marcado grande impacto psicológico.
    Enquanto a economia continua crescendo contra todas as alegadas catástrofes, continuam insistindo em soltar notícias afim de mexer no balanço económico afim de ganhar na bolsa de valores

    ResponderExcluir
  12. REFLEXÃO : HJ O NOSSO RECADO VAI P/ A MULHER DO ALTO MARON RUA CASTRO ALVES.A VALENTONA QUE SOFRE DE ESQUIZOFRENIA.BATEU NA FACE DO VIZINHO.ENVIOU AUDIOS,FOFOQUEIRA,FALSA.SE PREPARE TAMIRES.A TUA AMIZADE COM A VALENTONA TERÀ UM FINAL FELIZ COM A CHEGADA DOS GAFANHOTOS.kkkkk.

    ResponderExcluir
  13. vão dizer que foi Bolsonaro que mandou soltar os gafanhotos

    ResponderExcluir
  14. Só Jesus na causa e obediencia a seus ensinamentos.

    ResponderExcluir