quinta-feira, 9 de julho de 2020

Casos crescem no interior, e Rui Costa prepara decreto e pede reforço da PM: "Não podemos perder trabalho de meses"

Rui Costa mostra crescimento dos casos ativos na Bahia — Foto: Reprodução
O crescimento de casos ativos da Covid-19 em municípios do interior da Bahia foi o assunto principal da transmissão realizada pelo governador Rui Costa na internet, na noite desta quinta-feira (9). Desde o final de junho, o gestor alertava para o aumento na curva de contaminados em decorrência, na avaliação dos prefeitos, dos festejos de São João.

“Casos ativos foram crescendo na Bahia, mas lentamente. No meio de junho, praticamente formou uma linha horizontal, crescendo, mas bem lentamente. A gente comemorou muito quando a curva de curados ultrapassou a curva de casos ativos. De repente, no dia 30 de junho, olhe a inclinação, praticamente na mesma dos curados. Ou seja, virou uma curva com inclinação bastante positiva. Isso significa que disparou o crescimento dos ativos, de contaminados na Bahia”, disse Rui Costa.

“São vários motivos [para o crescimento], mas o mais relevante, mais citado, foi o efeito das festas juninas. Relato, infelizmente, é que muitas pessoas fizeram festas, encontros, em sítios, fazendas, em casa, recebendo pessoas. Muitos parentes se juntaram, jovens se reuniram para beber juntos. Isso é muito grave”, completou o governador.

Diante dessa situação, o governador tem se reunido com prefeitos baianos para definir ações nos municípios que têm as maiores taxas de crescimento. Na próxima sexta-feira, Rui Costa vai editar um decreto com medidas firmes nestas cidades.


“Acabei, há pouco, mais uma reunião com um grupo de prefeitos. Entre ontem (quarta, 8) e hoje (quinta), fizemos reuniões com 66 prefeitos e prefeitas via internet. Objetivo é alinhar medidas para contenção do coronavírus. Estou extremamente preocupado com o crescimento em algumas cidades ou várias cidades do interior da Bahia”, contou.

“Amanhã (sexta-feira, 10) vamos fazer um decreto estadual alinhado com prefeitos e prefeitas para vários municípios. Um deles é a cidade de Jequié, que cresce de forma assustadora. A cidade de Jaguaquara, também crescendo em ritmo alto, e outras cidades do baixo sul. Amanhã editamos outro decreto”, acrescentou Rui Costa.

O governador também entrou em contato com o comandante-geral da Polícia Militar na Bahia, Anselmo Brandão, para reforçar a fiscalização nos municípios baianos.

“Estamos aumentando a capacidade de exames nossos. Determinei ao comandante Anselmo, da Polícia Militar, que possa reforçar as necessidades, botar pelotão extra, todo efetivo nosso para reforçar a ação de fiscalização nas prefeituras. Força total, energia total, para a gente poder derrubar essa curva. Não podemos perder trabalho de meses e meses. O esforço de todo mundo não pode ser jogado fora em poucos dias. Por isso pedi ao comandante que bote grupamento extra, reforço, para a gente poder garantir que as pessoas que testem positivo saiam na rua. Pedi aos prefeitos que, se tiver caso, denuncie à Polícia Civil, Ministério Público, juiz. Isso é crime”, concluiu.

Situação no estado
Segundo o governador da Bahia, em relação aos leitos de UTI no interior, a ocupação, nesta quinta-feira, é de 78,7%. Em Salvador, a ocupação dos leitos do governo estadual é de 80%; da prefeitura da capital, 84,5%. No total geral, o estado está com 80,4% de ocupação.

“Pedi aos prefeitos rigidez na fiscalização, não permitir que pessoas testadas positivas saiam na rua. É um crime alguém que testou positivo sair na rua para contaminar outras pessoas. Nós, graças a Deus, tivemos uma ação enérgica de promotores do Ministério Público e juízes, acionados por prefeitos e prefeitas. Alguns, inclusive, fizeram recomendação de prisão domiciliar proibindo as pessoas contaminadas de saírem de casa, exceto para unidades de saúde”, relatou.

"Não tivemos crescimento médio de óbitos. Eu espero que a gente consiga reverter o crescimento de casos para não refletir no número de óbitos. Número absoluto continua alto, que é em torno de 50, 60 óbitos por dia", concluiu o governador.

19 comentários:

  1. Seria importante o governador criar uma equipe de conscientização, e não impor ou ditar regras onde o mesmo pode constatar que nada resolve o isolamento ou o fechamento de uma para conter a proliferação do vírus, os casos positivos irão continuar a aumentar, e, outra cabe a ele a responsabilidade de garantir atendimento adequado aos infectados. Ele é de muita oratória e nada de ação, ele copia modelos prontos, não apresenta uma medida que seja capaz de assegurar os direitos dos cidadãos como um todo! Sendo que nem o primordial ele conseguiu por em prática, ou seja, a adequação e criação de leitos suficientes para atender a demanda. Em segundo plano a economia que tem sua significância, pois sem ela será afetada outras áreas principalmente os menos favorecidos que estão sem assistência vivendo apenas de promessas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conscientização??? A gente conscientiza eh criança , marmanjo q põe a sua vida e a dos outros tem eh q se lascar. Os números n param de subir pq o povo q pode ficar em casa, n fica. E ainda fazem festa, aglomeração como se tivesse algum motivo p comemorar. Tem q ter eh Lockdown, fechar tudo mesmo se essa misera acabar.

      Excluir
  2. Essa besta fera só sabe fazer decreto , Já deve tá tramando alguma coisa pra prejudicar mais ainda o povo baiano , principalmente aqui de Itabuna q é oq ele mais sabe fazer , nunca vi tá só prendendo o povo em casa como se fosse boi em curral resolver nada , nós precisamos é de uma solução uma luz no final do túnel e não de um ditador , daqui a pouco vão querer controlar até a hora das pessoas irem ao banheiro ou se alimentar dentro de suas próprias casas !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade... Se ele quisesse o bem do povo já teria liberado a cloroquina pro povo.

      Excluir
  3. Cadê as viaturas noturnas

    ResponderExcluir
  4. Na verdade, falta tudo. Desde hospitais de campanha a equipamentos, até o dinheiro enviado pelo Ministério da Saúde, desapareceu em um mar revolto de irregularidades, mentiras, enganações e supostas trapalhadas. Este petralhão incompetente está tentando vencer o coronavírus por decreto, obrigando o povo a morrer em casa e escamoteando as verbas recebidas. Um petralha é um ser diabólico.

    ResponderExcluir
  5. Governador, quantas vezes o senhor veio em Itabuna, depois da pandemia e com ações de combate a mesma?
    Quantos hospitais de campanha o senhor abriu em Itabuna?
    Quantos milhões o senhor recebeu do Governo Federal para gastar em combate a pandemia? Vários milhões com certeza.
    Desde o início o senhor sabia e até comentava que Itabuna e algumas cidades do Sul da Bahia estavam em segundo lugar no número de infectados, o número só crescente, mas não teve a responsabilidade de abir um hospital de campanha por aqui.
    Acredito que ainda está bem em tempo e é necessário um hospital de campanha em Itabuna, então é bom que o senhor use os recursos que vieram do Governo Federal e faça para ontem nosso hospital de campanha.

    ResponderExcluir
  6. Os 10 leitos de UTI que vão abrir no Hospital de Base, foi depois que o Presidente da República, jair Bolsonaro, mandou após a solicitação do Deputado Bacelar, se a gente ficar esperando por este nosso governador abrir leitos de UTI aqui vamos morrer sem assistência dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentário 01:57 tu e gado chifrudo bovino 🐮🤡 esquizofrênico eleitor de bolsobosta? Isso e hora de falar de Bolsonaro ou PT? Manda essas desgraças de políticos pros quinto do inferno 👹 o país tá assim por causa de fanáticos de Bolsonaro ou petista, peça a Deus clame a ele seu corno manso 🐄🐄😒🥒🥒

      Excluir
  7. ITABUNA TA EM PRIMEIRO LUGAR DE CASOS ,E DEPOIS QUE ABRIU O COMERCIO É QUE VAI SER UM INFERNO, TINHA TANTA GENTE SE AGLOMERADO NAS LOJAS PARECIA A VISÃO,DE TANTA GENTE AGLOMERADO,,, ATENÇÃO SR JUÍZ NÃO DEIXEM ESSE GENOCÍDIO ACONTECE AQUI EM ITABUNA MINISTÉRIO PÚBLICO O POVO CLAMA POR SAUDE,,,,

    ResponderExcluir
  8. SE VOCÊS NÃO ROUBASSEM O DINHEIRO PÚBLICO TINHA RESPIRADORES SOBRANDO MARGINAIS

    ResponderExcluir
  9. A classe empresarial reclama, Mas é a primeira a bagunçar a fazer merda. Se o povo está indo pra rua comprar, justamente porque o estabelecimento está aberto indevidamente. O quê adianta, fazer reunião com o sindicom dizendo pra o comércio abrir que irão tomar todas as providências! Na hora que autoriza, não fazem nada! Avacalham! O prefeito baixou o decreto pro comércio abrir das 9 às 3 da tarde.Foi só autorizar que muitos ficaram aberto até as 18 horas estimulando o povo ficar na rua. Vão cumprir o fechamento também no sábado? Duvido!! Inclusive os bairros. No são Caetano teve loja aberta até as 18 horas! Acho isso um absurdo. Aí aumenta a merda da curva de contaminados, o governador mete medida mais duras acham ruim. A conscientização é feita todos os dias pelos rádios e TV. Não cumpre porque são descarados e com apoio da classe empresarial. Se todos tivessem feito essa merda direito, o comércio estava aberto faz dias. A prefeitura deveria fiscalizar os estabelecimentos que estão descumprindo as regras multar e cassar o alvará como prometeu o prefeito. Em Salvador, ACM neto está disponibilizando QR CODE pras pessoas denunciarem os estabelecimentos irresponsáveis. Aqui em Itabuna tem que ter cassação de alvará e pau no lombo dos irresponsáveis que ficam na rua sem necessidade.

    ResponderExcluir
  10. POLITICOS TODOS SÃO MARGINAIS LADRÕES

    ResponderExcluir
  11. QUERO VER AGORA SE ELE NÃO VAI MANDAR O EXERCITO PRA ITABUNA. PQ O QUE TEM DE PESSOAS QUE TESTAM POSITIVO E ANDAM PELA CIDADE E QUANDO LIGAMOS PRA VIGILÂNCIA ELES FICAM DANDO NÚMEROS DE TELEFONES PRA A GENTE LIGAR NUMEROS ESSES QUE NÃO EXISTEM

    ResponderExcluir
  12. ESSE É O GOVERNADOR ENGANADOR,SO TEM CONVERSA ATITUDES SO EM PROPAGANDA,OS OUTROS ESTADOS ESTÃO OFERECENDO A INVERMECTINA GRÁTIS PRA POPULAÇÃO MEDIANTE TERMOS DE RESPONSABILIDADE,
    AQUI ELES QUEREM É PROIBIR,
    ATE OS DAS FARMÁCIAS SUMIRAM E COMEÇOU A LEI DA OFERTA E PROCURA, ONDE TUDO AUMENTA,
    E AINDA FICA UNS OTARIOS DEFENDENDO COMO ESSE NO COMENTÁRIO 00,27 ,COM CERTEZA É UM DESSES MORTANDELA AZEDA CONPARSA DESSES TERRORISTAS, QUE DESTRUIRAM A REGIÃO, DESTRUÍRAM O PAÍS E ESTÃO DESTRUINDO A ECONOMIA E SAUDE D POVO, COM TANTOS DESMANDOS E ROUBALHEIRA,
    A GOVERNADORA DO RIO GRANDE DO NORTE ALIADA À ESTE, JA ESTA SENDO COBRADA NA JUSTIÇA PELO DINHEIRO PERDIDO NO CONSÓRCIO, SOBRE AS FALCATRUAS DOS RESPIRADORES,
    A BAHIA TÁ FUDIDA,
    SE NÃO FOSSE O BOZO ESTARÍAMOS PIOR.

    ResponderExcluir
  13. Esse fechamento total é uma piada nao resolve nada so ajuda a ploriferação do virus pq ter um infectado em casa se tiver 10 em casa vao infectar todos os dez.ele tem é que da o remedio para os infectado logo que descubrir o caso .nao depois que a pesso ja ta morrendo. Quem ja viu remedio para quem ta morrendo o remedio para o doente precose nao o ja nas utimas. Esse doente da cabeça que é matar todos nós

    ResponderExcluir
  14. Que trabalho?? Me mostre os resultados positivos , os avanços continuam ,mesmo com tantos decretos...pior ainda dps que o dinheiro dos respiradores sumiram, aí sim iria ajudar mto o tal trabalho que vc disse estar fazendo.

    ResponderExcluir
  15. Rui Costa ganhou super poderes e não quer largar o osso, enquanto as pessoas acreditarem que existe um virus por aí ele tem poder de um presidente da república e ele vai lutar com todas as forças para manter isso, nem que tenha que infectar as pessoas

    ResponderExcluir