quarta-feira, 8 de julho de 2020

Instituto de pesquisa nossa ilhéus corrige tabela de ranking de transparência de covid-19 para Barro Preto

A empresa de pesquisa que faz a avaliação com metodologia de Transparência no Combate ao COVID-19 da Transparência Internacional, o Instituto Nossa Ilhéus, corrigiu nesta última terça-feira (07) a tabela de ranking de transparencia de covid-19 para Barro Preto, uma vez que a última avaliação colocava Barro Preto no Ranking como péssimo.

Após a atualização de dados, o município sobe para 7° lugar em ranking de transparência de Covid-19 no ranking dos 26 municípios que compõem o Território de Identidade Litoral Sul da Bahia, com o status de (BOM) em 7º lugar, conforme divulgado pelo Instituto Nossa Ilhéus (INI), nesta quinta-feira (18).

Desde o primeiro lançamento, os municípios puderam adaptar seus sistemas de informação para tornar mais fácil para a população, o acesso a informações, legislação e controle social. De lá para cá, grande parte das prefeituras fizeram alterações significativas nesses mecanismos, o que levou a uma evolução na classificação da maioria delas. Na primeira avaliação, nenhum município havia pontuado como “ótimo” e agora são cinco nessa classificação. Por outro lado, cinco municípios apareciam antes como “bom”, agora são seis.


Além disso, no ranking atual, metade das cidades do Litoral Sul (13) tem posição entre “ótimo” e “regular”, demonstrando o impacto positivo da avaliação na melhoria dos instrumentos de transparência pública das municipalidades da região.

Os municípios que figuram na posição “ótimo”, com mais de 80 pontos são: Ilhéus (98,7), Itajuípe (97,4), Floresta Azul (84,8), Itacaré (84,8) e Itabuna (81), e na posição “bom” (entre 60 e 79 pontos): Coaraci (79,7), Barro Preto (74,6), Una (73,4), Itapé (69,6), São José da Vitória (68,3) e Pau Brasil (62). Por outro lado, nove dos municípios avaliados estão na categoria de “péssimo” na avaliação do ranking, dentre os quais figuram Itaju do Colônia (com 7,59 pontos), seguidos por Almadina, Arataca e Aurelino Leal (todos com 3,80 pontos), compondo a “lanterna” dos piores desempenhos. 

A Prefeita Ana Paula comemora o avanço e lembra que a população tem acesso aos gastos de forma transparente. "Temos um portal totalmente adequado ao cumprimento das normas, com acesso a diversas informações. Para a população acessar, facilitando a interação da população sobre nossas ações presentes e futuras".

O município de Barro Preto sobe para 7° lugar em ranking de transparência de Covid-19, com o ranking dos 26 municípios que compõem o Território de Identidade Litoral Sul da Bahia, com o status de (BOM) em 7º lugar, conforme divulgado pelo Instituto Nossa Ilhéus (INI), nesta quinta-feira (18).

Desde o primeiro lançamento, os municípios puderam adaptar seus sistemas de informação para tornar mais fácil para a população, o acesso a informações, legislação e controle social. De lá para cá, grande parte das prefeituras fizeram alterações significativas nesses mecanismos, o que levou a uma evolução na classificação da maioria delas. Na primeira avaliação, nenhum município havia pontuado como “ótimo” e agora são cinco nessa classificação. Por outro lado, cinco municípios apareciam antes como “bom”, agora são seis. Além disso, no ranking atual, metade das cidades do Litoral Sul (13) tem posição entre “ótimo” e “regular”, demonstrando o impacto positivo da avaliação na melhoria dos instrumentos de transparência pública das municipalidades da região.

2 comentários:

  1. SÓ PRA ENTENDER À CONTA,NA ENTREVISTA NA TV FERNANDO GOMES, DIZ QUE TEM DEZ LEITOS DE UTI,E VAI AUMENTAR PRA VINTE,
    SE VIERAM MAIS 15 RESPIRADORES DO GOVERNO FEDERAL?

    ResponderExcluir