quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Óbitos de causa indefinida são investigados rigorosamente pela VIEP de Itabuna

A Prefeitura Municipal de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Saúde/Vigilância Epidemiológica (VIEP), tem realizado um longo trabalho de investigação para os casos de óbito de causa indefinida que ocorrem no município. De acordo com o Secretário de Saúde, Emerson Oliveira, o objetivo é identificar se essas mortes de causa indefinida que ocorrem nos hospitais ou em residências são consequência da Covid-19 ou de outra patologia pré-existente.

“A Vigilância Epidemiológica realiza todo um procedimento após o óbito, como por exemplo, coleta de material para novo teste, e visita ao domicílio para conhecer o histórico do paciente através dos familiares”, informa o Secretário. E completa explicando que após esse trabalho, as informações dos óbitos seguem para a Diretoria Regional de Saúde (Dires/Sesab), para que em um prazo de até 30 dias o Núcleo de Investigação da Região dê o parecer com a qualificação do óbito.

Como consequência desse prazo de 30 dias, ocorre de em alguns momentos surgir um número maior de mortes no município em um único dia. Assim como aconteceu no último Boletim Covid-19 divulgado na quarta-feira (12), quando foram registradas três óbitos a mais ao comparar com o dia anterior. “Eles foram registrados no boletim do dia 12 porque a causa da morte foi oficialmente identificada neste dia, mas elas ocorreram de fato nos dias 08 e 31/07 e 07/08, respectivamente, sendo que duas delas, já tinham histórico de hipertensão e cardiopatia”, esclareceu.

7 comentários:

  1. Parabéns a este trabalho minucioso da Vigilância Sanitária, o correto é investigar mesmo, são dados de saúde pública de nosso município, pode servir para futuras pesquisas e uma melhor qualidade de vida e de saúde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem espertalhão! Consideremos que os danos provocados pelo vírus chinês tiveram início no mês de março e as ações orquestradas pelos canalhas a fim de obterem mais verbas oriundas do Ministério da Saúde, também iniciaram naquele mesmo mês, então onde estava esta falácia de nome pomposo "Vigilância Sanitária"? Mentes tão bem!

      Excluir
  2. O comentário das 17:28 está bem elaborado deve ter sido postado por alguém da própria secretaria.

    ResponderExcluir
  3. Agora?

    Trabalho minucioso?

    No país inteiro as pessoas ATENTAS e não OTÁRIAS, sabem que esses NÚMEROS SÃO FRAUDADOS por DETERMINAÇÃO DE PREFEITOS e GOVERNADORES, como o de SÃO PAULO por exemplo COM O OBJETIVO de receber dinheiro do governo federal.

    ResponderExcluir
  4. GENTE, OBSERVEM ESSE PRIMEIRO E SEGUNDO PARÁGRAFO. O PREFEITO TÁ TODO EMBALADO E VAI SE COMPLICAR MAIS AINDA. QUER DIZER QUE VIEP ESTAVA DIVULGANDO ESSAS MORTES SEM CERTEZA E PERMITINDO A GRANA DO GOVERNO FEDERAL ENTRANDO PARA O COMBATENTE DO CORONAVÍRUS PORQUE, SE TINHAM DÚVIDAS?

    ResponderExcluir
  5. E bom que investiguem mesmo nessa mto tem coelho e dos grandes

    ResponderExcluir
  6. Só quero ver quando a bomba estourar o que vai aparecer de fraude hahaha mostes de coracao infartos e outras tudo como covide pra vir mais grana pro estado

    ResponderExcluir