terça-feira, 4 de agosto de 2020

Pastor Valdemiro Santiago terá que pagar indenização por anunciar feijão que curaria Covid-19

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma ação civil pública para que o pastor evangélico "Apóstolo" Valdemiro Santiago e a Igreja Mundial do Poder de Deus paguem pelo menos R$ 300 mil de indenização por danos sociais e morais coletivos. A cobrança se deve à divulgação de vídeos nos quais o religioso anunciava a venda de sementes de feijão com a falsa promessa de que, se cultivadas, elas curariam a covid-19. 

Valdemiro chegou a citar o caso de um fiel cuja recuperação plena da doença usando os feijões estaria comprovada por um atestado médico. O Ministério da Saúde, representado pela União, também responderá à ação por ter removido de seu site uma mensagem de alerta contra os anúncios enganosos de Valdemiro. A publicação, feita após pedido do MPF, ficou no ar durante poucos dias, foi removida sem explicações e não voltou mais à página da pasta.

O MPF destaca que o líder da Igreja Mundial do Poder de Deus incorreu em prática abusiva da liberdade religiosa, ao colocar em riscos a saúde pública e induzir fiéis a comprarem um produto sem nenhuma eficácia comprovada. As sementes foram anunciadas em três vídeos veiculados no YouTube por preços que alcançavam R$ 1 mil cada. Segundo Valdemiro, a simples germinação dos grãos teria o poder de curar a covid-19. 


“A dignidade da proteção constitucional que tutela a liberdade religiosa não constitui apanágio para a difusão de manifestações (ilegítimas) de lideranças religiosas que coloquem em risco a saúde pública, que explorem a boa-fé das pessoas, com a gravidade adicional de que isso ocorre com a reprovável cooptação de ganhos financeiros, pois ancorados em falsa premissa terapêutica, às custas da aflição e do sofrimento que atinge a sociedade”, ressaltou a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC-SP), órgão do MPF em São Paulo responsável pela ação. 

O MPF quer que a Justiça Federal conceda uma liminar obrigando o Ministério da Saúde a republicar a mensagem sobre a falsidade das informações anunciadas pelo pastor. O alerta para “fake news” havia sido veiculado no site da pasta em junho. Porém, um dia depois de o MPF divulgar que a requisição dos procuradores para a publicação havia sido acatada, o conteúdo tornou-se indisponível e desde então permanece fora do ar, apesar de solicitação para que a página fosse restabelecida. O MPF pede ainda que seja estabelecido ao Ministério da Saúde o dever de identificar quem foi a autoridade que determinou a remoção da mensagem. 

“O Ministério da Saúde informa que não há, até o momento, produto, substância ou alimento que garante a prevenção ou tratamento do novo coronavírus. Conforme determinação do Ministério Público Federal, o Ministério da Saúde esclarece que é falso que o plantio de sementes de feijão, comercializadas pelo líder da Igreja Mundial do Poder de Deus, Valdemiro Santiago, leva à cura ou serve para prevenção da covid-19”, dizia o alerta removido do site. A mensagem era acompanhada de um selo que advertia: “Isto é Fake News! Esta notícia é falsa – Não divulgue”. Por fim, a ação do MPF requer a concessão de uma ordem judicial dirigida à Google Brasil, responsável pelo YouTube. Os procuradores pedem que a empresa seja obrigada a preservar a íntegra dos vídeos (já removidos da plataforma, também a pedido do MPF ainda em junho) e forneça os dados cadastrais do usuário que os publicou. As informações serão utilizadas na instrução processual.

45 comentários:

  1. Sou Cristão Protestante, mas esse ai é a vergonha do Evangelho. Jesus nunca vendeu feijão, águas do Rio Jordão e etc. Merecida essa condenação.

    ResponderExcluir
  2. Nada haver ,ele não obrigou ninguém a comprar,compra quem quer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo a ver, esse charlatão tem que pagar pelos seus crimes. Má fé é crime.

      Excluir
  3. Imagina a cara dos seus fiés o (gado) que vergonha, coisa feia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu amigo das 21,15 são tudo farinha do mesmo saco, são filhos e adoradores de satanás!

      Excluir
  4. É POR CAUSA DESSES VAGABUNDOS QUE A MAIORIA PERDE A FÉ EM DEUS. MATEUS 24:11,12

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não tens fé em Deus, certamente não é culpa de supostos malandros pastores ou padres, bispos canalhas mas, pelo fato de seres um petralha esquerdopata ladrão e galhudo. Aproveite a oportunidade e peça perdão a Deus pelos crimes de morte, de roubo e da rapinagem que teus ídolos criminosos praticaram contra o povo e o país. Converta-se à fé irmão gatuno galhudo!

      Excluir
  5. Cadeia no Francisco da Universal vereador que não ajuda ninguém

    ResponderExcluir
  6. LADRÃO!!! SAFADO!!! MENTIROSO!! FALSO PROFETA!!! O INFERNO TE AGUARDA, BANDIDO!!!!

    ResponderExcluir
  7. É da laia de Bozo Miliciano GENOCIDA.

    ResponderExcluir
  8. Que absurdo! Como se não bastasse esse vírus maldito assolando a humanidade ainda temos que encarar a falta de caráter de caráter de certas pessoas que poderiam estar nesse momento ajudando a população de forma positiva. Que Deus tenha misericórdia desses falsos profetas que surgem pregando o evangelho, mas de forma enganosa...

    ResponderExcluir
  9. Esse fdp vai queimar nos 5° dos infernos.. Esse tá no mundo concorrendo para ser o anti cristo.

    ResponderExcluir
  10. só porque ele é preto. e porque não cobra dos outros pastores? rrsoares silas malafaias edir macedo já sei é porque eles são brancos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não, essas desgraças todas aí são filhos de satanás!! meu querido amigo das 22,13

      Excluir
  11. Será que pai Bolsonaro, vai intervir em favor em favor pai Valdomiro?
    Ele tentou, em favor do pai Edir Macedo lá em Angola e batel fofo! 🤔🙄🤔

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o bozo só presta pra levar gaya. kkkkkkkkkkkk

      Excluir
  12. Agora que ele da um ataque do coração.

    ResponderExcluir
  13. Feijao mamonas assassinas
    Feijao valdomiro
    Feijao
    Velho fêjá...nvs

    ResponderExcluir
  14. Kkkkkkkkk comprou quem ainda é trouxa de cair numa lorota dessa "só existe malandro pq ainda existe trouxa que cai"

    ResponderExcluir
  15. Foi pouco pra esse corrupto ladrão safado besta é quem acredita nesse falso profeta

    ResponderExcluir
  16. UM DESERVIÇO... Não gosto desse cara, mas a matéria está equivocada. O Ministério Público não condena nem aplica multa a ninguém, nem mesmo faz do cara um réu. A bem da verdade a função do ministério público é apenas apresentar a denúncia e sugerir a pena, multa etc... O juiz é quem deve acatar, a defesa deve apresentar argumentos com seus devidos e batalha judicial entra em seu início, ate correr todas as instâncias para só então, Valdomiro, como réu seria condenado ou absolvido. MATÉRIA LEVIANA.

    ResponderExcluir
  17. Sou ateu e nunca acreditei nem em Céu e nem inferno e vejo desde que me entendi como gente, só enganação e preguiçosos se aproveitando da fé dos pobres fiéis e vivendo e enriquecendo com as verbas arrecadadas das pessoas de boa fé, trabalhar no pesado ninguém quer, tenho fé na Ciências, nos Cientistas, nos Farmacêuticos e nos Médicos, no Corpo de Enfermagem que cuida de nois quando estamos enfermos dando trabalho, desde criança que sou observador da enganação da fé. Sempre respeitei as pessoas que tem suas crenças seja ela qual for e voltadas para o seu Deus, mais acho ridículo tantos aproveitadores, aos olhos das autoridades e enfiutrados em todas esferas de maneira inesplicável, como líderes espirituais, espíritos não precisam de líderes, Fico triste com a maratona de pessoas em busca de cura pela fé aos pés de enganadores. Se o nosso organismo não responder aos medicamentos, não há milagres, não há um ser humano que viva na terra eternamente, todos nós vamos morrer, cada um de nois temos uma data de validade, nossos organismo cansa estraga, e temos que partir quando não dar mais, por tanto é só aproveitar e viver bem enquanto tem saúde. Cultura a fé aos Deuses ou a Deus no interior de sua casa no seu cantinho de oração sem interferência de terceiros é mais saudável. Minha avó orava em casa e fazia boas ações, ajudava a quem precisava sem interferência de exploradores 🤔 Vó que estava certa, se quer vida boa, pegue no cabo da enxada e vá trabalhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sua avó pode twr sido boa e trabalhadira, mas se ela nao se converteu a igreja e nao aceitou jesus na frente de um pastor e algumas testemunhas da igreja, me perdoe a palavra meu irnao, mas sua avó esta no inferno no colo do capeta.
      na biblia diz, foi deus que escreveu, td cervo de deus tem que pagar o dizimo para a igreja ajudar nas suas obras da salvacao.
      mas vc nao precisa acreditar, vc vai encontrar sua avó no calor do inferno

      Excluir
  18. Toda pessoa q desce o pau em pastor pode observar como anda a vida dessa pessoa nao falo so em dinheiro nao papel.assim essas pessoas tambem so espera algum pra falar mal d vc.Amigo se eles estiverem errados acondenacao vem d Deus nao dos homens porq nois somos falhos deixamos brexas mais Deus nao entao deixa que Deus sabe fazer o certo se estes estiverem errados,gostar ou nao gostar sao escolha d nois ser humanos nao tor dizendo q ele ta certo ou errado uma hora Deus vai mostrar tudo no tempo certo isso vai

    ResponderExcluir
  19. Este pastor é um vagabundo. Tem q trabalhar na campanha do terrorista biologigo . Geraldo Simoes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VC é vagabudo
      PASTORES são VAGABUNDOS e ladrões
      Geraldo Simões
      Fernando Gomes
      Todos os políticos
      I chefão ddos ladrões:
      BOLSONARO e FAMILICIA
      Vc além de ser um ladrãozinho de interior é um bosta 💩💩

      Excluir
  20. N sei quem é pior, ele ou suas ovelhas

    ResponderExcluir
  21. Cabo eleitoral de Bozo 🤡 levou bolsobosta várias vezes na facção denominada igreja mundial do reino do satanás esse enganador de Alienados retardados mentais 🤡🤡

    ResponderExcluir
  22. Infelizmente tem gente que acredita neste milagre desse vagabuldo ladrão fica usando o nome de Deus pra roubar os bestas esse canalha deveria estar preso e Brasil

    ResponderExcluir
  23. Dizem que ele e o rei do godo ele e rei do chifre do satanás que veio pra mentir roubar e enganar

    ResponderExcluir
  24. Toma ladrao discarado. Edir macedo vc tambem tem q pagar ,pelas fogueira Santa q tu faz pra tirar dinheiro dos burros tá!!!???

    ResponderExcluir
  25. A ação civil pública é o instrumento processual integrante do microssistema das tutelas coletivas, previsto na Constituição Federal brasileira e em normas infraconstitucionais, de que podem se valer o Ministério Público e outras entidades legitimadas para a defesa de interesses difusos, coletivos e individuais

    ResponderExcluir
  26. Ja vir muitos falar da iurd e hoje frequenta a universal e a vida dele é outra nao tinha nada hoje ta bem d vida e Deus q é um principal mais um vcs q criticam quem sabe vcs nao vao na hora certa quando tiver realmentr precisando na universal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cala a boca PALHAÇO DE CIRCO DE PERIFERIA.
      A RELIGIÃO É O ÓPIO DO POVO.

      Excluir
    2. Tudo é vendido em sua igreja: a Graça, a misericórdia, as bençãos, os milagres que não ocorrem, a água do milagre, etc. Eu te pergunto: porque Edir Macedo foi procurar um hospital em São Paulo para ser operado de vesícula? Devia ter tomado a água do milagre que cura tudo, e é vendido pra todos os fiéis da igreja dele. As bênçãos de Deus vem de graça e não se devem negociar preços com fiéis.

      Excluir
    3. Quando morrer pedir pra colocar tudo dentro do caixão ,Deus não quer bens materiais não ele salva pessoas não bens materiais.

      Excluir
  27. a lei a clara! 100 x o valor da roubalheira, da amoral, da estupides desse animal. um grão de feijão a 1000 reais x 100 - 100,000,00 por grão a todos que ele enganou! se não pagar, cadeia nesse marginal,vagabundo,pistoleiro, delinquente, enganador, estelionatário, explorador de deus.filho de satanás! ele , edir macedo, rr soares, feliciano, e a dersgraça do malafaia. todos filhos legítimos de satanás.

    ResponderExcluir
  28. teve um aqui na cidae na igreja da desgraça do malafaia, que pegou pintou umas pedras de construção de cal branco e vendeu dizendo que era abençoada por 100, 500 e 1000 rais, quando chegou o final da tarde só se via o gado com pedra na cabeça sem aguentar o peso tentando levar pra casa e alguns do gado ainda contratou taxi para levar a pedra, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  29. Se esses fi dos demônios consegue aplicar golpes desse tipo ê porque existe esses fanáticos zé ruela,então que se f...

    ResponderExcluir
  30. Mata essa disgraca esse satanas

    ResponderExcluir
  31. Pega Edir Macedo também. Ele vende lugar no céu através da fogueira Santa, ele fala que bota Jesus contra parede pra se Jesus não cumprir com a parte dele kkkkk .

    ResponderExcluir
  32. Engraçado q ninguém mexe com Edir Macedo,só porque ele é dono da Record, E os políticos precisa dessa emissora pra fazer política e se defender. Edir Macedo pode fazer lavagem cerebral nos bestas q não vai da em nada.

    ResponderExcluir
  33. Vc das 23:42h, salvação não se compra em mãos de infratores errados e em lugar algum, vá estudar que ainda é tempo, o que conta é o legado que se deixa a família e a sociedade 💰😈 se existe inferno e salvação Você deve ser o caixa e já está muito rico, só falta pagar os tributos ao fisco. Aposto que nem declara imposto de renda, vem pra cá falar de dízimo, pra sustentar e enriquecer vagabundo.

    ResponderExcluir