domingo, 22 de novembro de 2020

Dois em cada três policiais assassinados no Brasil são pretos ou pardos

 Dois em cada três policiais assassinados no Brasil são pretos ou pardos

O soldado Vitor de Oliveira Farias, 33, estava de serviço na região do Jardim Ângela, extremo sul da capital paulista, na manhã de 23 de junho do ano passado, quando recebeu a comunicação de um roubo em andamento. Foi até o local e conseguiu render um ladrão.

Surgiram, porém, dois outros criminosos em uma moto e passaram a atirar contra ele. O PM chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. Morreu deixando mulher e sete filhos.

Dados do Anuário 2020 do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) mostram que o caso de Farias não é isolado. A maioria (65,1%) dos 172 policiais assassinados no Brasil em 2019, de folga ou em serviço, era como ele: negro.

Para o diretor-presidente da entidade, Renato Sérgio de Lima, esses números podem ser explicados por uma junção de fatores.

O primeiro deles seria o fato de os policiais negros morarem em bairros periféricos.

As franjas das cidades são onde vive a maioria da população negra morta em ações policiais e a porção principal das vítimas de crimes violentos intencionais, como homicídios e latrocínios --também ela majoritariamente negra.

Segundo os números do FBSP, oito em cada dez suspeitos mortos pelas forças de segurança são negros (79,1%). Já as vítimas de crimes violentos são três em cada quatro (74,4%). "Os policiais negros moram onde moram os demais negros, em geral bairros pobres e de periferia, lugares onde há taxa de violência", diz Lima.

"Os policiais que estão morrendo são, em geral, de nível operacional e são recrutados no mesmo segmento socioeconômico que concentra o maior número de negros. Então, os policiais e jovens que estão sendo mortos fazem parte do mesmo segmento socioeconômico e demográfico e que, em geral, mora nas periferias", afirma ele.

Os policiais negros são as principais vítimas mesmo não sendo maioria nas forças policiais no país. Lima explica que isso se deve ao fato de haver mais negros entre os praças (de soldado a subtenente) do que entre os oficiais (de tenente a coronel), que exercem funções de comando.

São esses policiais subalternos das corporações os que estão na linha de frente do combate ao crime, tornando-se assim mais sujeitos a serem vítimas.

Segundo dados obtidos pela reportagem, do total de soldados da Polícia Militar de São Paulo, 44,% são negros. Entre os oficiais, esse número cai, indo de 22,1%, entre os tenentes, a 12,7%, entre os coronéis --topo da carreira (veja quadro).

Ainda de acordo com números obtidos pela reportagem, o número de policiais negros assassinados no ano passado em São Paulo fica bem abaixo da média nacional. Segundo a corporação, dos 34 PMs paulistas mortos, em folga ou em serviço no ano passado, 10 eram negros --entre eles Farias. Isso representa 29% das vítimas policiais.

Neste ano, ainda de acordo com a PM, a proporção segue semelhante. Até o início de outubro, dos 29 policiais mortos, 8 eram negros (31%).

O advogado Abelardo Júlio da Rocha, 55, oficial da reserva da PM de SP e diretor jurídico da Associação de Defesa dos Agentes de Segurança, diz concordar em parte com a avaliação de Lima, em especial quanto à moradia periférica como fator determinante.

Ele, que é negro, nega contudo que haja relação entre o alto índice de policiais pretos e pardos mortos e o racismo.

"É um caldo de componentes que, associados, provocam uma alta concentração de negros entre policiais mortos." Para ele, o número de negros mortos, tanto entre os civis quanto entre os policiais militares, não tem a ver "propriamente com a cor da pele".

Ele destaca o fato de que quase todas as equipes da PM têm ao menos um negro entre seus componentes. "A Polícia Militar é a instituição que mais emprega negros do país. Como negros vão discriminar negros?", indaga ele, que afirma nunca ter sofrido racismo na profissão.

Sua constatação não é aceita unanimemente. Para a presidente da comissão de Igualdade Racial da OAB-SP, Maria Sylvia Aparecida de Oliveira, a Polícia Militar age segundo a ótica de que todo negro é suspeito.

Das 775.274 pessoas privadas de liberdade em 2019, ainda segundo dados do Anuário 2020 do FBS, 66,7% são negras. Em São Paulo, pretos e pardos são 59,3% dos encarcerados.

Mais do que suspeitos, diz Maria Sylvia Oliveira, os negros são vistos como inimigos a serem eliminados, na "absurda lógica de guerra" da PM.

Ela insere os dados sobre a violência contra a população negra em um processo histórico de exclusão e marginalização que faz com que "extermínio de corpos negros" seja naturalizado, não causando comoção na sociedade.

"Os dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública nos informam que, a cada 23 minutos, um jovem negro é assassinado no Brasil, e esses números não causam comoção e não mobilizam a sociedade para acabarmos com essa barbárie, com o genocídio da população negra", diz ela, lembrando o assassinato de Beto Freitas, 40, por espancamento, em um supermercado em Porto Alegre na noite desta quinta (19).

34 comentários:

  1. Blog verdinho mostra os dados de Itabuna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://youtu.be/-fMPgm40ZpM



      DOCUMENTÁRIO DUAS SEMANAS NO MORRO SANTA MARTA

      Excluir
  2. Deixe de ser besta veiculando matéria de segregação social. Isso é coisa de comunistas dividir, enfraquecer pra dominar. Somos todos iguais. Somos raça humana.

    ResponderExcluir
  3. UÉ, MAS A MAIORIA DOS POLICIAIS SÃO NEGROS E PARDOS. ISTO É BEM LÓGICO. SE A MAIORIA DOS POLICIAIAS EM SUA MAIORIA SÃO NEGROS E PARDOS, É CLARO QUE A MAIORIA DE NEGROS E PARDOS SERÃO MORTOS, NÉ QUERIDO !
    ISTO É IGUAL DIZER QUE A MAIORIA DAS MULHERES SÃO VIOLENTADAS EM RELAÇÃO AOS HOMENS (ISTO É FAKE !).
    NA VERDADE, É A MAIORIA DOS HOMENS É QUEM SÃO ASSASSINADOS.

    veja, recorte e cole no google:

    https://professorlfg.jusbrasil.com.br/artigos/121929857/vitimas-de-homicidios-91-4-sao-homens

    Quer mais? tome:

    https://jornalhoraextra.com.br/coluna/homens-as-maiores-vitimas-dos-assassinatos-no-brasil/

    TUDO PARA DIVIDIR A POPULAÇÃO E NADA MAIS. EU JÁ DECIDI: VOU PERCORRER O CAMINHO DO AMOR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continuando em minha fala acima:

      Do outro lado da moeda ... O número de policiais negros assassinados é grande mesmo!! Mas, porém, todavia, contudo, a sociedade não dá a mesma importância. Isto é fato!! VEJA:
      3º SGT. foi assassinado no RIO DE JNEIRO, e KD este auê todo?!

      https://www.facebook.com/photo?fbid=1693679720792515&set=a.197878417039327

      Concluo dizendo: É melhor parar com este discurso de "VIDAS NEGRAS IMPORTAM". Tudo é só questão de conveniência, de dividir a população, para causar o caos VIDAS HUMANAS IMPORTAM!

      Excluir
  4. Sou preto. Isso prova que preto passa em concurso, ou seja, não é burro. Sensacionalismo idiota

    ResponderExcluir
  5. Cadê os "movimentos sociais"???? Calados...Porque pra esses IMBECIS da esquerda, mulher, negro, indígena...só prestam se servirem a "causa" deles,srem massa de manobra,pra chegarem ao poder e se locupletarem do erário público! CANALHAS!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SE VC ESTUDASSE ERA PF.

      SE NÃO TA SATISFEITO, PEÇA DEMISSÃO.


      QUEM ESTÁ MAIS ORGANIZADO E SÃO FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS: Polícia que não estuda ou favelados, índios????


      Vai estudar ou peça exoneração e vá pra iniciativa privada



      Trouxa

      Excluir
  6. Com certeza deve ser por causa das ações pôquer em tiroteios não da pra escolher a cor de quem se vai atirar

    ResponderExcluir
  7. Quando interessa a algum discurso hipócrita,que escolhe a quem defender, resolvem lembrar a verdadeira carnificina cometida contra policiais, no Brasil. Mas, não esqueçam, é só quando interessa às militância.Nas outras vezes, os ditos movimentos sociais estão defendendo os direitos dos bandidos e pregando o fim da polícia militar.

    ResponderExcluir
  8. Nossa que mataria mais idiota. Agora vão dizer que os bandidos preferem matar negros ao invés de policiais brancos? Imprensa de merda, mais um motivo pra população abrir seus olhos e não acreditar nesse lixo...

    ResponderExcluir
  9. Como diz a reportagem,onde moram esses pms,eles não tem condições de pagar aluguel no Lugar seguro,só passam reportagem de pms mortos,agente não ver reportagem de polícias Federal,Delegados federais,juízes,promotores ,mortos,porque eles tem salários altos,e o soldado não tem,muitos pms moram na favela.

    ResponderExcluir
  10. Se existem mais policiais negros então mais policiais negros morrerão,isso é lógico !
    O racismo está por toda a parte...Até na polícia !

    ResponderExcluir
  11. OS BRANCOS, QUE TIVERAM ESTUDOS, CONDIÇÕES ESTÃO NA PF.


    ResponderExcluir
  12. JÁ OS BRANCOS ESTÃO NA POLÍCIA FEDERAL OU NA PRF.


    POIS O ESTADO, ENTE PÚBLICO

    ABANDONOU OS NEGROS À PRÓPRIA SORTE.


    COTAS PARA NEGROS NA PF e PRF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vai estudar, desgraaaaaaaaaça
      vai aprender a ser gente, desgraçaaaaaaaaaaaaa
      ou vai dar esse cu seu

      Excluir

  13. Porque tem mais brancos estão na PF e PRF ??????


    O círculo vicioso da injustiça, do racismo.


    Os negros pegam os piores cargos, são inteligentes, tem capacidade.

    Mas o Brasil negou CIDADANIA E DIGNIDADE AOS NEGROS.


    DERAM TERRAS AOS EUROPEUS NO SUL DO BRASIL.

    PORQUE FIZERAM ISSO ???

    Porque não deram terras as negros ???????????????


    O racismo é mantido pelos brancos.

    E o negro deve protestar.

    ResponderExcluir
  14. OS POLICIAIS BRANCOS ESTÃO NA POLÍCIA FEDERAL.


    POIS O BRASIL PRIVILEGIOU OS BRANCOS.

    OS NEGROS ERAM JOGADOS NAS FAVELAS.


    ASSIM:

    02 SEMANAS NO MORRO SANTA MARTA

    E VEJA SE ALGUÉM PODE VENCER NAQUELAS SITUAÇÕES.

    HOJE O BOZO SE CALA FRENTE O RACISMO

    O BOZO SO SE IMPORTA COM RICOS, ONDE ELE PODE LUCRAR.


    O NEGRO TEM DE SE MOBILIZAR.

    VOTAR EM NEGROS

    PRENDER O FLAVIO RACHADINHA E A MICHEQUE JÁ É UM BOM PASSO

    ResponderExcluir
  15. QUAL a porcentagem de negros no BRASIL??????????

    ResponderExcluir
  16. Danou-se... Agora vai dizer que os criminosos assassinos são racistas tbm. PQP

    ResponderExcluir
  17. Independente de cor, todos os policiais estão sujeitos a morrer.

    ResponderExcluir
  18. Esse é o juramento.
    “ ... Com risco da própria morte...."

    ResponderExcluir
  19. Mais, qual é a cor de quem os mata?
    Embora isso não deva fazer diferença.!

    ResponderExcluir
  20. ASSISTAM:

    Duas semanas no Morro Santa Marta

    ResponderExcluir
  21. ASSISTAM:

    https://youtu.be/-fMPgm40ZpM

    Duas semanas no Morro Dona Marta

    ResponderExcluir
  22. https://youtu.be/-fMPgm40ZpM


    https://youtu.be/-fMPgm40ZpM


    O Documentário


    Do Morro SANTA MARTA

    ResponderExcluir
  23. Alguns brancos idiotas racistas,vão fazer uma visita na geladeira do DPT,vocês vão ver a cor do difunto,assim vocês vão enchergar a verdadeira realidade.

    ResponderExcluir
  24. O Brasil é negro, a maioria da população é preta, aí me vem um engomadinho dizer que os negros estão sendo dizimados, vai te lascar fresco, queria que morresse mais branco como?

    ResponderExcluir
  25. problema deles
    um dos piores meios que temos na sociedade é a polícia militar
    na verdade, qualquer vertente
    estao podres ha muito tempo
    todas as policias
    vivendo num país como o nosso
    onde o trabalho nao dignifica ninguem
    eles entenderam que tem o poder supremo nas ruas
    e cometem mais crimes que os caras que eles sao pagos pra combater
    o Brasil ja está perdido faz tempo

    ResponderExcluir
  26. Pessoal, não deem crédito há essas matérias que causam segregação social e nem que ficam inflamando o povo com essa desculpa de "direita e "esquerda". O que eles querem é nos dividir, pois assim é muito mais fácil manipular e enganar. O próprio Jesus disse: uma casa dividida jamais subsistirá.

    Estudem sobre Teatro das Tesouras, quem está por trás tanto da direita quanto da esquerda são o mesmo grupo de pessoas que mandam e desmandam na Economia Mundial ao seu bel prazer através do FMI.

    Leiam o livro "O Brasil em perigo" do Dr. Enéas Carneiro, existe PDF na internet, bem fácil de encontrar, é um livro de 61 páginas somente, mas bem esclarecedor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enéas Carneiro ????????????????????

      vai tomar banho cara.


      O QUE GILBERTO FREYRE ESCREVEU:

      "Tenhamos a honestidade de reconhecer que só a colonização latifundiária e escravocrata"

      Livro Casa Grande e Senzala- 1933


      QUER DIZER O LATIFÚNDIO É BOM ??????

      A ESCRAVIDÃO FOI BOA ??????

      Para quem?

      Para quem está no andar de cima? O QUE GANHAMOS? UM PAÍS ATRASADO E INJUSTO.

      Excluir
  27. Cada vez o sensacionalismo de querer dividir as pessoas6 brasileira temos6 que parar essA conversa é importar racismo olhe o aconteceu a morte do rapaz no shopping que não tinha nada haver com discriminação

    ResponderExcluir
  28. E sinal que negro e pardo estuda e demostrar que os mesmo são menos inteligente são homens e mulheres esforçado no Brasil existe povo brasileiro

    ResponderExcluir
  29. Já tá parecendo piada essa coisa de preto e branco pelo amor de Deus chega disso tudo agora é racismos

    ResponderExcluir