sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Câmara de Turismo da Costa do Cacau elege nova diretoria

 

A Câmara Técnica de Turismo da Costa do Cacau elegeu a nova diretoria para o biênio 2021/2022. A presidência foi assumida pelo novo secretário de Turismo de Itacaré, Jorge Ávila. Um dos desafios da nova gestão da câmara da Costa do Cacau, em tempos de pandemia, é promover o turismo seguro, responsável e dentro dos protocolos sanitários.

Instituídas pela Lei Estadual do Turismo, as câmaras técnicas reúnem participantes do poder público, de entidades da iniciativa privada e da sociedade civil com o objetivo de articular o desenvolvimento do turismo nas regiões com vocação para esta atividade. A Câmara Técnica de Turismo da Costa do Cacau é a primeira instância de governança institucionalizada da Bahia a ser reconhecida com certificação pelo Ministério do Turismo (MTur).

A eleição foi realizada nesta quarta-feira, 6, por videoconferência e contou com a participação de representantes do poder público e da iniciativa privada de diversos municípios da região. Da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, participou o diretor de Regulação e Certificação de Serviços Turísticos, Divaldo Borges.

Costa do Cacau

De acordo com o novo mapa do turismo brasileiro, construído pelo Ministério do Turismo com apoio da Secretaria de Turismo da Bahia, compõem a Costa do Cacau os municípios de Ilhéus, Itacaré, Maraú, Ipiaú, Una, Canavieiras, Itabuna, Uruçuca, Santa Luzia, Pau Brasil e São José da Vitória.

Situada no sul da Bahia, esta zona turística tem seu nome ligado à tradição da lavoura cacaueira na região, que conta também com reservas de Mata Atlântica. A área concentra grandes extensões de belas praias, propícias a práticas esportivas como surf, vela, pesca, canoagem, mergulho, arvorismo e sandboard.

Entre as cidades de tradição histórica destaca-se Ilhéus, que viveu seu poderio econômico no auge da produção cacaueira e é cenário de várias obras do escritor Jorge Amado. A visita a fazendas da época áurea do cacau faz parte do roteiro turístico da região.

Um comentário: