terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

PRF apreende pássaros silvestres e carvão vegetal irregular na Chapada Diamantina

Foram apreendidos 89 aves silvestres e 2,5 toneladas de carvão vegetal irregular, durante operação de combate a crimes ambientais realizada entres os dias 30 e 31 de janeiro, em cidades da região da Chapada Diamantina, na Bahia. A ação, cujo resultado foi divulgado nesta terça (02), aconteceu em Itaberaba, Iaçu, Boa Vista do Tupim e Andaraí.

A ação foi um trabalho em conjunto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Ministério Público da Bahia (MPE-BA). Foram apreendidos em estabelecimentos comerciais 800 sacos de carvão vegetal, totalizando 2,5 toneladas, prontos para a venda. O material não tinha documentos fiscais e licenças ambientais necessárias para comercialização. Os pacotes de carvão permanecerão retidos à disposição dos órgãos ambientais.

Já as aves silvestres foram encontradas aprisionadas em gaiolas pequenas e em condições precárias de higiene, sem água, luz e sem circulação de ar, e não podiam se movimentar dentro da gaiola. De acordo com a PRF, a situação se configura como maus-tratos.

Entre as espécies resgatadas, estão os pássaros conhecidos popularmente como periquito, sabiá, pássaro preto, canário da terra, baiano, coleira, chorão, bigode, trinca ferro, cardeal, papa capim, entre outros. 

Um comentário: