terça-feira, 2 de março de 2021

Governo federal estuda retomar programa de redução de salários e jornada

Com a retomada da atividade econômica prejudicada por causa do agravamento da pandemia, o governo federal já fala em reeditar o Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm), que permitiu às empresas suspenderem os contratos de trabalho de seus funcionários ou reduzir, de forma proporcional, as jornadas de trabalho e os salários.

Segundo o jornal Valor Econômico, ainda não há decisão, no entanto, sobre como viabilizar a complementação salarial que foi paga pelo governo no ano passado. No ano passado, esse programa permitiu preservar 11 milhões de empregos, segundo cálculos do governo.

Gastos com a prorrogação do programa não estão previstos na proposta em análise no Congresso Nacional. Outra possibilidade em discussão no Ministério da Economia é a adoção do lay-off, medida que consiste na suspensão do contrato de trabalho. Nesse caso, o empregado recebe renda paga pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Ainda segundo a publicação, com o retorno dos lockdowns nos estados e a lentidão na aplicação da vacina, o que antes era expectativa de retomada da atividade econômica no primeiro trimestre do ano, virou ceticismo no Ministério da Economia. No gabinete do ministro da Economia, Paulo Guedes, já se coloca em dúvida o desempenho da economia no segundo trimestre.

9 comentários:

  1. mais ainda meu Deus o meu já caiu pela metade

    ResponderExcluir
  2. BOLSONARO QUER MATAR O PIão de todas as formas

    ResponderExcluir
  3. Eu quero é mais.
    Lascaram-se.

    ResponderExcluir
  4. Eu vou repetir o voto e orar para a COVID durar para sempre.

    ResponderExcluir
  5. Interessante é que o governo Bolsonaro abaixou o salário de alguns servidores públicos, mas os dos militares vem subindo. O golpe tá aí ver quem quer.

    ResponderExcluir
  6. POVO PRECISA REAGIR

    ResponderExcluir
  7. DESGOVERNO FEDERAL VC QUIS DIZER!

    ResponderExcluir
  8. Engraçado que o governo Bolsonaro só não baixa o salário dos militares. Porque só baixa salário de servidores que não são militares?

    ResponderExcluir
  9. Palhaçada isso. Conheço pessoas q estavam trabalhando a jornada normal, salario reduzido e o patrão se beneficiando desse recurso. enquanto escraviza os funcionarios. No papel é facil, quero ver na pratica a fiscalização.

    ResponderExcluir