terça-feira, 9 de março de 2021

Petroleiros da Refinaria Landulpho Alves realizam protesto e relatam surto de Covid-19

Os petroleiros que atuam na Refinaria Landulpho Alves, (RLAM), em São Francisco do Conde, região metropolitana de Salvador, realizaram uma manifestação na refinaria na manhã desta terça-feira (9) e relatam que está havendo um surto de Covid-19 entre os trabalhadores. O G1 entrou em contato com a Petrobras, e aguarda posicionamento.

A categoria decretou greve, que seria iniciada no dia 18 de fevereiro, mas suspendeu o movimento no dia em que iria iniciar. No dia 5 de março, a greve foi retomada.

De acordo com o Sindicato dos Petroleiros, eles decidiram fazer a manifestação depois da morte de um funcionário da refinaria por complicações causadas pela Covid-19. A entidade ainda disse que 82 petroleiros testaram positivo para a Covid-19 e três deles estão internados em leitos de terapia intensiva.

O presidente do sindicato, Jairo Batista, afirmou que algumas medidas foram adotadas, mas não são eficientes para manter o distanciamento necessário para evitar a proliferação da doença entre os funcionários.

Segundo ele, mesmo com os procedimentos, os trabalhadores interagem e há o risco de contaminação pela doença.

“Eles tomaram algumas medidas, mas no nosso entender são muito superficiais. Por exemplo, a logística no almoço, onde uma parte ocupa o refeitório em horário diferente da outra. Mas não é suficiente. Os ônibus também continuam com lotação maior que 70%. Além disso, no trabalho, durante o dia, todos estão interagindo”, disse Jairo.

De acordo com a categoria, cerca de 800 petroleiros trabalham na refinaria. Uma parte em regime de turno e outra, em administrativo, que está em home office. No entanto, outros 1.500 funcionários de empresas terceirizadas dividem o expediente, o que pode aumentar o índice de contaminação.

3 comentários:

  1. Chama o QUEIROZ, O MORO, O FAMOSO SENADOR DAS RACHADINHAS.

    ResponderExcluir
  2. TEM QUE PARALIZAR DE VEZ POR TEMPO INDETERMINADO ATÉ VARRER BOLSONARO DO PAÍS! FORA ISSO SÓ GUERRA CIVIL!

    ResponderExcluir
  3. Espero que os colegas policiais acordem. Vejam o que nossa lideranças publicaram na mídia: "Para André Luiz Gutierrez, presidente da Cobrapol, a PEC emergencial instala "três desrespeitos": ao cidadão, ao decretar um "valor ínfimo" de auxílio; aos deputados, que atravessaram a "chantagem" da necessidade de decretar o benefício; e ao servidor público, "que tem que servir o governo". Para ele, a proposta "decreta lockdown da segurança pública". Já tá em tempo de reconhecermos nossos erros..

    ResponderExcluir