sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Biden quer que Departamento de Justiça dos EUA avalie fim de sigilo sobre o 11 de Setembro

O presidente americano Joe Biden pediu que o Departamento de Justiça dos EUA e outras agências federais avalie o fim do sigilo sobre o atendado ocorrido no 11 de Setembro de 2001. Biden assinou ordem executiva para que os documentos da investigação do FBI, que foi feita há 20 anos, se torne pública.

Biden tem sido pressionado pelos familiares das vítimas para pôr fim ao sigilo que já dura quase duas décadas. Segundo o G1, eles acreditam que os arquivos possam indicar se a Arábia Saudita teve alguma participação nos atentados terroristas.

“Quando me candidatei à presidência, assumi o compromisso de garantir a transparência quanto à divulgação de documentos sobre os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001. Nunca devemos esquecer a dor das famílias das 2.977 pessoas inocentes que foram mortas durante o pior ataque terrorista aos EUA em nossa história”, disse Biden em um comunicado.

Quinze dos 19 terroristas da al-Qaeda envolvidos no ataque às torres gêmeas eram de origem saudita, mas a Comissão do Congresso que investigou o mais trágico atentado em solo americano não achou indícios de que eles foram financiados pelo reino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário