segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Justiça acata denúncia do MP-BA e torna réu advogado que matou namorada; imagens mostram ele arrastando corpo da vítima

 

O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) acatou a denúncia do Ministério Público da Bahia (MP-BA) e tornou réu o advogado José Luiz de Britto Meira Júnior. Ele é investigado por matar a namorada, Kézia Stefany da Silva Ribeiro, de 21 anos, em Salvador.

Nesta sexta-feira (26), José Luiz segue detido no Batalhão de Choque da Polícia Militar, na cidade de Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador.

No processo, ele foi indiciado por homicídio duplamente qualificado, agravado pelo fato da vítima ter sido morta por ser mulher (feminicídio) e motivo fútil.

O crime aconteceu na madrugada do dia 17 de outubro, dentro do apartamento do investigado, no bairro do Rio Vermelho. O casal estava em um relacionamento havia dois anos. Depois de atirar contra a jovem, ele levou o corpo dela para o Hospital Geral do Estado (HGE) e fugiu.

O g1 e a TV Bahia tiveram acesso aos documentos enviados à Justiça. Neles, o MP-BA, a Polícia Civil e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) anexaram documentos, imagens e depoimentos de testemunhas.

Entre as imagens incluídas no processo, estão fotos capturadas por câmeras de segurança do prédio em que José Luiz morava, que mostram o advogado arrastando o corpo de Kézia, depois de atirar contra ela.

O processo também tem fotos do corpo da jovem durante a necropsia, e mostram o local em que a vítima foi baleada. Kézia levou um tiro na boca e teve vários dentes quebrados. O rosto dela também aparenta estar bastante machucado e o corpo tinha vários ferimentos.

No documento está anexada a certidão de óbito de Kézia, que indica que a causa da morte foi traumatismo raquimedular por projétil por arma de fogo, o que significa que a bala entrou pela boca da vítima e causou uma lesão na coluna vertebral.

José Luiz foi preso em flagrante, na casa de familiares, depois de deixar o corpo de Kézia no HGE e fugir. Em depoimento, ele alegou que atirou na vítima por legítima defesa. No entanto, a polícia informou que essa tese não se sustenta, por causa dos elementos envolvidos no feminicídio.

Por ser advogado, José Luiz tem direito de ficar custodiado em uma cela especial, denominada Sala de Estado-Maior, mas a Bahia não dispõe desse tipo de locação. Com isso, a defesa do suspeito solicitou que ele fosse para a prisão domiciliar.

Ainda em outubro, a delegada Zaira Pimentel, que investiga o feminicídio, pediu à Justiça para manter José Luiz em prisão preventiva no Batalhão de Choque da PM. A solicitação da delegada teve como base o conceito de que Sala de Estado-Maior corresponde a um local com “condições adequadas de higiene e segurança”, e não necessariamente uma cela.

No pedido, ela citou um relatório do Ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em que ele afirma que as Salas de Estado-Maior estão em “desuso” e passaram a ser “gradativamente suprimidas”, ou seja, extintas.

Com isso, as Salas de Estado-Maior se estendem para espaços que tenham instalações consideradas adequadas, independentemente de existência de grades. No documento, a delegada afirmou ainda que o Batalhão atende a esse requisito e que, portanto, é possível o recolhimento de José Luiz lá.

A partir dessas informações, o TJ-BA determinou que a Polícia Militar detalhasse as condições da sala indicada, para verificar se ela atendia aos requisitos previstos na lei. A PM encaminhou o ofício à Justiça com as informações e relatando a disponibilidade do local para custodiar José Luiz.

Possibilidade de afastamento do cargo

O presidente da Comissão de Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Bahia (OAB-BA), Adriano Batista disse que José Luiz poderá ser afastado das atividades, caso seja comprovado criminalmente tratar-se de um feminicídio.

“Diante das alegações de que ele está dizendo, eu não posso garantir que a gente está diante de um caso de feminicídio. É muito prematuro ainda. Todo mundo tem direito à defesa, quem vai investigar é autoridade policial”.

“Se ficar caracterizado, ele vai responder e a OAB vai se posicionar também, com um possível afastamento da posição de advogado. Ele poderá responder por processo criminal, poderá responder também pelo afastamento do nosso quadro”. (G1)

15 comentários:

  1. Isso agora é um relento, assassino, pilantra miserável, que tire cadeia por 30 anos desgraça, seroa ótimo pena de morte, era uma pena satisfatória para o bem da humanidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixa ele preso, mas vai ser tratado da pior forma,no Relento que é lugar de um verme desses.

      Excluir
  2. Verdinho ontem às 18;15hs, mais ou menos ouvir um disparo de arma de fogo, neste momento vi uma pessoa cair, a distância de mais ou menos 3OO metros do local que este comentarista estava, três pessoas saíram correndo, a vítima do disparo estava numa mota e próximo a cena do ato desenrolado havia um carro branco com pisca pisca ligado. Quem efetuou o disparo foi perfeito, foi um só tiro e o alvo caiu, um tiro só, pra que tantos tiros? Se um só projétil resolver.
    Finalização; esperei o verdinho trazer a fofoca, então Verdinho, o povo quer saber quem recebeu o tiro, quem deu o tiro, qual foi a causa do tiro, como ver verdinho, além da fofoca é informação; Hoje Verdinho traga as boas novas aos leitores, ainda hoje, OK!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filhota de muntunta... Vc não é a rainha do Egito? Pq não meteu a cara seu bosta pra ver quem era. Cada besteira que esse relento escreve, viu?

      Excluir
  3. A gente tem que aprender a medir as atitudes x consequencias...
    Qualquer pessoa que mate a outra, a nao ser em legitima defesa, estará errada.
    Porém, existem diversos fatores dos quais as pessoas se engajam em contribuir pra merda acontecer, e uma hora aparece um doido e a merda acontece!
    Mulherada, parem de se relacionar por interesse financeiro.
    O cara acha que é seu dono, e acabou!!
    Isso vale pros homens tbm, só que em menor caso.
    Aí essas mulhers sem nada na cabeça, se relacionam com quem elas nao tem a menor afinidade, apenas pro prazer de viajar, comer em restaurante caro, ir rpa balada e ser bancada...
    Só que o tesao, quanto encontram outro homem que as satisfazem, nao pensam duas vezes em dar tudo e mais um pouco.
    Mulher é ainda pior que homem, qndo ta com tesao, pq o homem tem que conquistar, a mulher basta sorrir ou pegar na mao do cara e chamar.
    Ele descobriu uma traiçao e nao teve sangue frio... fez merda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá certo bolsominion a mulher aí que é culpada e o cara é vítima de ser corno.

      Kkkk

      Excluir
    2. Botar corno não é crime, matar é seu bolsonarista burro do caralho.
      Tu deve ter visto a puta da sua mãe dar o cu pra algum amigo do seu pai né fila da puta.

      Excluir
    3. É culpada sim!!
      Desde que a humanidade é humanidade, isso acontece, e nunca vai acabar!
      vagabunda quando encontra um doido, toma no cu mesmo

      Excluir
  4. não julgar para ser julgado, más, nesse caso a justiça poderia mim dar uma arma , mim isentar do ato, e deixar ele algemado pór 30 segundos no maximo comigo ! com deus eu mim acerto depois!

    ResponderExcluir
  5. O cara bandido preso no BPM,ele era militar? Tem que acabar com prerrogativas de ADV. Erro sentenciado e preso.

    ResponderExcluir
  6. O advogado Itabunense Edgard Freitas é quem defende esse elemento.

    ResponderExcluir
  7. esse discarado tem que pagar pelo ato que ele cometeu safado

    ResponderExcluir
  8. Nada justifica tirar vida dos outro. Esse verme tem q pagar. Nada de previlegio bota esse traste no mesmo local dos outro.

    ResponderExcluir
  9. Votar em Adolfo Hitler, trilhões de vezes melhor do que votar em PT, Adolfo Hitler cometeu genocídio de 9 milhões de judeus, PT nos 18 anos de poder cometeu genocídio de 5O milhões de brasileiros, Mariana Brumadinho, envolvimento no mundo do tráfico de cocaína, maconha, "bala perdida" vicio de um membro da família destroem uma família, morreram milhões por falta de assistência médica, por falta de um leito hospital, outros tantos de fome, suicídio tudo causado pelo PT, diante do exposto, Adolfo Hitler é trilhões de vezes melhor do que PT.
    Finalizações; Após saber da merda que fez Adolfo Hitler deu um tiro na própria cabeça, por isso merece o respeito da humanidade, ato de coragem, o quanto PT, diz que nada vez, ainda conta com o STF para negar o genocídio de mais de 5O milhões de Brasileiro que o PT fez no Brasil. Quem merece o respeito do mundo Adolfo Hitler ou Lula Rato de Esgoto Lewandowski Fachir Weber Pablo Escbar Guzmán Hep Marco Aurélio da Silva, quem é mais perigoso para a humanidade? Responda?

    ResponderExcluir
  10. Querendo salvar o companheiro da ordem kkkkkk essa oab.....
    Tem que ser expulso.

    ResponderExcluir