terça-feira, 30 de novembro de 2021

Teste de urnas com ataques hackers não mostrou risco à eleição, diz presidente do TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou nesta segunda-feira (29) o resultado dos testes de segurança feitos no sistema de urna eletrônica para as eleições de 2022.

Os testes foram realizados durante seis dias e envolveram o trabalho de diversos especialistas em tecnologia da informação, que tentaram acessar o sistema das urnas, a fim de identificar possíveis falhas de segurança.

De acordo com o tribunal, foram encontradas cinco falhas – que deverão ser corrigidas até o dia do pleito, e que não são capazes de influenciar o resultado da eleição.

“Nenhum dos ataques conseguiu ser bem sucedido relativamente ao software da urna. [...] Ninguém conseguiu invadir o sistema e oferecer risco para o resultado das eleições", informou o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso.

Ao todo, 26 investigadoras e investigadores inscritos colocaram em prática 29 planos de ataques ao sistema. Destes, 24 não conseguiram ultrapassar nenhuma barreira de segurança.

Previsto inicialmente para terminar na sexta-feira (26), o teste se estendeu até o sábado a pedido do grupo de investigadores da Polícia Federal. Pela primeira vez, a prorrogação foi prevista no edital, totalizando 6 dias de testes.

Ainda segundo Barroso, o ataque que produziu maior preocupação foi o da Polícia Federal. Mesmo nesse caso, não houve risco de que algum voto fosse alterado.

“Eles conseguiram entrar dentro da rede do TSE, mas não conseguem chegar no sistema de votação. Ou seja, é um ataque importante que temos que encontrar mecanismos de bloquear, mas não é grave porque só consideramos grave o que tem a potencialidade de alterar o voto do eleitor. E nenhum teve essa potencialidade”, ressalvou.

10 comentários:

  1. Se encontrou cinco pontos vulneráveis, é com certeza passiva de fraude. Bozo tem razão

    ResponderExcluir
  2. ele não seria a pessoa mais correta a afirmar que ataques foram eficaz, acho que alguém com entendimento deveria ser a pessoa mais correta a opinar sobre isso. Nesse pais, não é oque queremos e sim oque eles querem. E o verdinho dando ibope a noticias fúteis.

    ResponderExcluir
  3. prefeito to lavando mminha xana com agua mineral! libera agua pra a rua vitoria do sao caetano

    ResponderExcluir
  4. É VERDADE ESSE BILHETE. HACKERS BURLAM ATÉ A SEGURANÇA DO GIVERNO AMWRICANO, MAS O SISTEMA DO TSE É INVIOLÁVEL PIADINHA IDIOTA.

    ResponderExcluir
  5. somente o psicopata do asno do bolsonaro tem dúvida da eficácia das urnas !

    ResponderExcluir
  6. O defensor do ladrãozão petralha, o molusco rabudo, chamou alguns gatunos petralhas e simularam um testes fajuto. Tragam hackers internacionais para que não haja sinais de manipulação. Apenas a palavra de um petralha, ainda que ministro, não é garantia sólida.

    ResponderExcluir
  7. O TSE já foi desmascarado com o Boca de Veludo na sua presidência.

    Ninguém confia no amigo de João de Deus, o estuprador.

    ResponderExcluir
  8. O considerado presidente para vocês, paga para serem ausentes de senso crítico é? Na eleição dele todo mundo confiou nas Urnas, nunca se foi contestado ou constatado fraude em 24 anos de história das urnas na politica do pais, mas claro, se ele perder ano que vem, vocês vão achar que isso é impossível né, seria cômico se não fosse trágico essa alienação. Estudem, se informem, o futuro agradece, a internet serve para ir além.

    ResponderExcluir
  9. eu nao entendo vcs, o presidente ta querendo criar um sistema pra que o eleitor possa ter a garantia que o voto va pra pessoa que ele realmente voto e ficam criticando e jugando o cara com se ele vc burlar o sistema (é mais seguração é mais transparencia tropa de idiotas) que esta roubando nao que transparencia ou organização !! depois vem chamar o eleito de Bolsonaro de gado... gado são vcs que se conduzidos a apoiar o errado!!

    ResponderExcluir