quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Alunos da rede estadual de ensino terão direito a cursos de idiomas por meio do Programa Outras Palavras

O Governo do Estado publicou, nesta quarta-feira (26), decreto que institui o Programa Outras Palavras, de incentivo ao ensino e aperfeiçoamento dos estudantes da rede pública estadual em Língua Estrangeira, por meio da oferta de cursos de idiomas, como atividade complementar. A ação visa promover a inclusão de grupos sociais mais vulneráveis e a elevação dos indicadores sociais de comunidades em situação de exclusão e vulnerabilidade socioeconômica.

Serão beneficiados estudantes maiores de 15 (quinze) anos, que estejam regularmente matriculados na 1ª ou 2ª séries do ensino médio em escolas da rede pública estadual, disponham de 05 (cinco) horas semanais, no turno oposto àquele no qual estudam, e tenham Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

A execução do programa fica a cargo da Secretaria da Educação (SEC), que está autorizada a celebrar contratos ou parcerias com instituições públicas ou privadas, identificar os cursos, o quantitativo de vagas a serem ofertadas e os requisitos e as condições para a obtenção do benefício.

Os estudantes serão selecionados através de sorteio eletrônico realizado pela comissão de seleção, a ser instituída pelo Secretário da Educação, através de Portaria. Ainda de acordo com o decreto assinado pelo governador Rui Costa, as aulas dos cursos serão ministradas em ambiente virtual, através da Plataforma da Instituição que executará o Programa, que poderá ter, em cada edição, duração de até 02 (dois) anos letivos. Ao final, o aluno participante será avaliado nos termos a serem definidos pela SEC.

A SEC ficará responsável pelo acompanhamento do desempenho e participação dos estudantes nos cursos ofertados e o Programa Outras Palavras será custeado com recursos do Tesouro Estadual.

13 comentários:

  1. Mais uma tramóia disfarçada de "BOA PRÁTICA" para afanar o dinheiro público... KKKK

    ResponderExcluir
  2. Aí quando o honesto cidadão vê um gestor de escola pública ostentando riquezas (VIAGENS, CARROS DE LUXO E CASAS DE ALTO PADRÃO) com salário de professor, fica se perguntando... de onde vem a fonte $$$$ ???

    ResponderExcluir
  3. Estamos de OLHO cambada de SAFADOS!!! Uma hora a conta chega...

    ResponderExcluir
  4. Para essa finalidade já existe aulas de ingrês no culégio... kkkk

    ResponderExcluir
  5. O CANALHA DO RUI COSTA já prestou CONTAS DOS RESPIRADORES?

    JÁ VACINOU AS FILHINHAS DELE ou só os filhos do POVÃO VÃO INJETAR ESSA VACINA EXPERIMENTAL?

    FILHO DE POBRE VIROU COBAIA PARA O PT!

    FORA LULA LADRÃO

    FORA JAQUES WAGNER

    FORA RUI COSTA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UMA DOENTE DESSA VEM CAGAR NA REDE SOCIAL!!!É SO NÃO TOMAR SUA VACINA OTARIO, É SO FICAR DE BOBEIRA E FAZER SEU PLANO FUNERARIO, GADO DO BOZZO, SEU ODIO COM COVID NÃO VAI LHE FAZER BEM, JA SINTO O BAFO QUENTE DA PORTA DO INFERNO SE ABRINDO PARA VOCE ENTRAR! SUA SALVAÇÃO É A VACINA VAI TER QUE SIM, SIM SEU MUUUUH AHHH E LULA AINDA É 2023! E VAI TER QUE SUPORTAR OU DEITA NA BR OTARIO!!! VEM LULA A GENTE TE AMA

      Excluir
  6. Tem Gestora de escola estadual que a 10 anos atrás não passava de uma simples professora e hoje Mora em condomínio de luxo de alto padrão em Itabuna, a verba de manutenção é gasto com os mesmos prestadores de serviço, tem " Empreiteiro " Particular as notas das despesas ao longo dos anos tirada sempre nos mesmos nomes tem notas Até em nome de funcionários contratados mas ninguém pode falar nada para não serem perseguidos o núcleo não serve para nada a não ser passear de um lado para o outro gastando o dinheiro do estado FORA PT gestora que viaja para curtir a gastança com nosso dinheiro, FORA PT

    ResponderExcluir
  7. Esse governo é uma vergonha ,estou desde 4:30 pra matricular meu menino lá no centro de matrícula do cionf aí vem a diretora e disse que tinha vagas pro Félix colocou os idosos tudo na frente aí quando chegou minha vez disse que n tinha vaga pra nenhuma escola aí fica a pergunta o menino vai ficar sem estudar é isso mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olhe a Tramóia é o seguinte eles reservam às vagas para amigos e conhecidos a documentação ficam com eles quando o sistema abre eles lançam aí já sabe não tem mais vagas

      Excluir
  8. PARABENS GOVERNADOR ,VC É O MELHOR !!!

    ResponderExcluir
  9. 5 horas por semana para língua estrangeira, mais uma piada pronta do antepenúltimo pior estado em educação no Brasil, mais uma forma de direitos de escola colocarem seus parentes pra fazer inglês nas costas do povo.

    ResponderExcluir
  10. kkkkkkkkkkkkkkkkkk essa criançada e adolescentes de hoje não está sabendo nem o português, quem dirá outros idiomas, geração tik tok!

    ResponderExcluir
  11. Uma humilhação pra matricular as criança do 6 ano que não tem nem mais vaga

    ResponderExcluir