quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Homem morre em delegacia após ser preso por furtar celular em velório na BA; família acusa PMs de tortura

Um homem morreu na delegacia de Itapebi, no sul da Bahia, após ser preso no último domingo (16) por furtar um celular em um velório. A família de Epaminondas Batista Mota, de 52 anos, que era deficiente físico e aposentado por invalidez, acusa policiais militares de tortura contra ele.

Durante o velório, a pessoa que teve o celular furtado questionou Epaminondas se ele havia visto o aparelho, no entanto, ele negou.

"Aí eu fui e perguntei a umas pessoas se sentou outra pessoa lá, [além de Epaminondas]. Depois, uma pessoa falou bem assim: 'só ele que sentou, e ele pegou um celular e botou no bolso'", explicou a vítima do furto que não quis ser identificada.

Segundo a polícia, o suspeito foi localizado em um bar e levado em uma viatura até a residência dele, onde o celular furtado foi localizado. Em seguida, Epaminondas foi conduzido para a delegacia.

De acordo com o delegado Moisés Damasceno, coordenador da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), o carcereiro que recebeu Epaminondas na delegacia informou que ele foi levado para uma cela pelos próprios policiais.

"Ele estava desacordado, [foi] deixado em uma cela e da forma como ele [estava, ele] foi deixado. Mais tarde ele foi encontrado [na cela] e tentaram acordá-lo, mas ele não apresentava mais sinais vitais. Foi chamado o SAMU, que constatou o óbito", explicou.

Por meio de nota, a Polícia Militar disse que instaurou um processo administrativo para apurar a conduta dos policiais. Além dos PMs, outras testemunhas também já foram ouvidas pela Polícia Civil e novos depoimento foram agendados para está quarta-feira (19).

Para a família, receber a notícia da morte de Epaminondas foi "triste e revoltante", conforme explica uma parente que não quis se identificar. "Minha avó e minha tia passaram mal. As costas dele estava horrível. Meu primo... É lamentável. Covardia, não é, dos policiais? Covardia".

O laudo da necropsia que vai apontar a morte do suspeito ainda não foi divulgado, mas na certidão de óbito há a informação de que a causa da morte teria sido um trauma torácico fechado. "Há relatos, sim, de hematomas pelo corpo da vítima, e nós estamos aguardando o laudo dos peritos médicos legais para saber qual foi a causa da morte", disse o delegado Moisés Damasceno. As informações e imagem são do G1-BA.

Segundo apuração da TV Santa Cruz, afiliada da TV Bahia, os policiais militares disseram que após a abordagem levaram Epaminondas para o hospital, porque ele se queixava de dores nas pernas, e que a médica de plantão disse estar tudo bem. Depois de receber alta médica, o suspeito foi levado para a delegacia. A médica prestou depoimento na tarde de terça-feira (18).

"Quando ele foi apresentado pelos polícias no posto médico, segundo informações dela [médica], era para verificar se ele tinha alguma fratura na perna", afirmou o delegado Moisés Damasceno.

30 comentários:

  1. Acho é pouco,um furto sempre um furto. Tomar no cu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. O cara era aposentado por por invalidez, só não era inválido osra roubar.

      Excluir
  2. Ê PORRA AGORA QUE LULA VAI A LOUCURA,
    MATARAM UM LADRÃO DE CELULAR,. SEGUNDO ELE,SOFRE QUANDO PRENDE UM LADRÃO DE CELULAR E AGORA QUE MATARAM?
    ESSE E O PRESIDENTE QUE OS BESTAS QUER,QUE APOIA ROUBO DE CELULAR, E BOTOU AS AUDIÊNCIAS DE CUSTÓDIA, ONDE OS LADRÕES SÃO SOLTOS NA HORA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Volta para a escola, ainda há tempo...

      Excluir
  3. ISSO NÃO VAI DÁ EM NADA. QUEM MORRE É QUEM PERDE A VIDA. E VAMOS CONTINUAR A VIVER NA IMPUNIDADE. POBRE PARA SEGURANÇA PUBLICA PARA NÃO TER E MORRER, MELHOR SER ESPANCADO E ATE ASSASSINADO POR ELA. BRASEW!!

    ResponderExcluir
  4. Matar uma pessoa, com problemas mentais, por causa de um roubo de celular?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagine se esse celular fosse seu, que estivesse acabado de comprar. Pense nisso!

      Excluir
    2. Tinha que matá cade a lei mostra que vc ñ são lei
      São uma ruma de ladrão se aproveitado do pode de uma cargos

      Excluir
    3. Engraçado q pra roubar não tem problema mental. Ladrão safado e seus defensores estão tendo o q merece

      Excluir
    4. Na matéria Não cita que ele era doente mental. Na pasta dos comentários, a materia ta completa. Ele deve ter tomado esse cacete na casa dele. Nada justifica, deve ser falta do que fazer, e os militares fizeram isso com ele.

      Excluir
  5. Deficiente físico, Aposentado por invalidez e..... LADRÃO. A globo vai dizer q a culpa é de Bolsonaro e o meliante roubou pra comer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só quem come celular é os bossominios fdp kkkkkk, quem não sabe que só rachadinhas e trafico no avião presidencial que pode

      Excluir
    2. É isso aí.. eles comem celulares , e cagam Fake .

      Excluir
    3. A mídia esquerdista já tá tendo o q merece kkk

      Excluir
  6. O gado é sem argumento mesmo viu kkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Verdinho cadê os comentários sobre a Sesop?

    ResponderExcluir
  8. Não entendo como um funcionário público ( o carcereiro ) recebe uma pessoa vítima de tortura nas dependências de uma delegacia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Justamente por ser funcionário. É pago pra receber criminosos sem questionar nada

      Excluir
    2. Creio que não funciona assim. O carcereiro é responsável pelo custodiado. Como ele recebe uma pessoa desacordada sem ter certeza que está viva?

      Excluir
  9. Não vai fazer falta na sociedade
    Se é doente mental estupradore ladrão
    Tem que vaza mesmo
    O mundo tá cheio de gente ruim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que porra é essa ??? Que comentário é esse ? Tá fumando bosta de burro ? Quer dizer que doente mental não é gente não é ? Rapaz... A conta vem, e você querendo ou não vai pagar.

      Excluir
    2. Da para ver q vc é uma pessoa maravilhosa

      Excluir
  10. Não vai dar em nada lebra o de porto seguro que mataram a pauladas

    ResponderExcluir
  11. Polícia não e autoridade,e sim o juiz e o delegado. Prisão pra esses bandidos de farda já.

    ResponderExcluir
  12. Tortura não faz parte das atribuições de polícia.

    ResponderExcluir
  13. Defessores de bandidos desgraçados comprem celular e deixem os vagabundos levarem seus merdas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmão! Parabéns a PM de Itapebi! Menos um verme, todos infratores de leis merecem morrer! Não quero meus impostos sendo utilizados para dar de comer a vagabundos, por favor, vamos matar também os sonegadores de impostos, tem muito rico e gente da classe média que fica inventando desculpa para não pagar impostos, essas desgraças precisam morrer, vamos limpar a sociedade de gente ruim, morte a todos que cometem crimes, todos! Tem gente que rouba dinheiro público, as verbas de gabinete, tem gente comprando mansão, enfim, o mundo será bem melhor sem essa gentalha. Morte a todos os fdp!

      Excluir
  14. Ladrão tem que ser torturado e depois morrer, aí vão pensar duas vezes antes de roubar um trabalhador que dá um duro para ter suas coisas e vem um infeliz e leva no queixo.

    ResponderExcluir