quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Faroeste: Conversas em celular mostram que ex-chefe do MP-BA compartilhou informações com familiares de investigados

Conversas encontradas em celular mostram que a ex-chefe do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Ediene Lousado, compartilhou informações sigilosas com a mãe e a tia de dois de investigados na Operação Faroeste.

A operação apura um suposto esquema de venda de sentenças, envolvendo grilagem de terras no oeste da Bahia. Os aparelhos celulares com as mensagens foram apreendidos em Brasília, em um apartamento vinculado à ex-chefe do MP-BA.

Os mandados foram cumpridos pela Polícia Federal em dezembro de 2020, e fazem parte da 6ª e 7ª fases da Operação Faroeste.

A TV Bahia teve acesso às informações do relatório da PF sobre o material apreendido, que indica que a ex-chefe do MP baiano vazou informações sigilosas sobre o processo.

Entre os indícios estaria uma conversa de Ediene Lousado com a procuradora de Justiça, Sara Mandra Moraes Rusciolelli.

Sara Mandra é irmã de Sandra Inês Rusciolelli, desembargadora investigada na Operação Faroeste que, em março de 2020, foi presa com o filho, o bacharel em direito Vasco Rusciolleli, por suspeita de venda de decisões judiciais.

Segundo o relatório da PF, em uma das conversas, Sara Mandra já se mostrava preocupada com a situação da irmã, quase três anos antes da prisão dela.

Em setembro de 2017, Sara Mandra revelou que não sabia exatamente quais eram as investigações contra a irmã, e Ediene Lousado prometeu que ajudaria a descobrir mais coisas, mas pediu sigilo sobre o caso.

Em outra conversa, Sara Mandra perguntou quem passava as informações para Ediene Lousado e a ex-chefe do MP baiano respondeu que era uma pessoa do Ministério Público Federal (MPF) em Brasília, lotado na Procuradoria Geral da República (PGR).

Em outro momento, Sara Mandra revelou que estava preocupada que as denúncias estivessem relacionadas as decisões da irmã sobre os conflitos no oeste e Ediene disse que não.

De acordo com Ediene Lousado, seriam coisas anteriores e que quando falou com o interlocutor dela na PGR, a última decisão referente à operação ainda não tinha sido divulgada.

Ediene também revelou na troca de mensagens que as investigações estavam relacionadas a interferências de Vasco Rusciollelli nas decisões judiciais da mãe. Por isso, a ex-chefe do MP pediu que Sara Mandra aconselhasse a desembargadora Sandra Inês Rusciolelli a deixar o filho longe das decisões dela, que isso já ajudaria muito.

As mensagens mostram que Sara Mandra respondeu que o sobrinho não pisaria mais no gabinete da irmã e que ela mesmo iria monitorar isso.

Em agosto de 2020, cinco meses após a prisão de mãe e filho, Ediene Lousado voltou a passar informações sigilosas para Sara Mandra.

Dessa vez, sobre a soltura da irmã e do sobrinho dela, a ex-chefe do MP disse que a desembargadora deixaria a prisão até o final de setembro, que estava dependendo apenas da homologação, e que a fonte era segura.

Sobre as conversas, o relatório da PF sobre o material apreendido conclui que a ex-chefe do MP baiano tinha informações privilegiadas dentro da PGR, e que com base nisso alertava pessoas do seu círculo de amizade sobre os processos.

Sandra Inês e Vasco Rusciolleli foram presos em março de 2020, em uma ação controlada da PF que identificou o pagamento de R$ 250 mil a Vasco Rusciolelli para que mãe dele desse uma decisão favorável a uma empresa.

Em outubro do ano passado, quatro meses depois de terem a delação premiada homologada, a prisão domiciliar foi revogada, mas o uso da tornozeleira eletrônica mantido.

Já a promotora Ediene Lousado foi afastada do cargo de promotora de Justiça em dezembro de 2020. No final de 2021, o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) decidiu prorrogar a decisão por mais um ano já que as denúncias ainda não foram julgadas pela corte especial.

A TV Bahia entrou em contato com a defesa de Ediene Lousado, como também a Procuradoria Geral da República, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

O advogado que representava a família Rusciolelli disse que não está mais à frente do caso. A TV Bahia ainda não conseguiu contato com a nova defesa. //g1 Bahia

15 comentários:

  1. Bando de ladrões é onde existem mais ladrões engravatados e todos bem vestidos é na presidência, no governo, prefeituras funcionários de empresas gerentes de bancos etc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vdd aqui em Itabuna tem muitos desses bandidos ladrões final de semanas e feriados só se vê chegarem abre a porta e entra uma dois ou três já chega com um carro bagageiro para levar os móveis dá loja moro aqui na cidade e vejo isso direto fora os que trabalha em supermercados açougues e em outras lojas são todos ladrões agora vamos ficar de olhos pq nas próximas vezes vamos acionar a polícia depois os só donos saberem quem são seus funcionários de confianças

      Excluir
  2. Só o que tem no judiciário, no legislativo e no executivo é vagabundo e criminoso

    ResponderExcluir
  3. Quadrilha de bolsonaro nitida

    ResponderExcluir
  4. Só quero vê se a punição desses e dessas canalias vai ser a aposentadoria pq se fosse um funcionário normal com certeza seria demissão então a sociedade em geral espera q a punição deles é delas seja tbm a demissão.

    ResponderExcluir
  5. Como confiar em uma justiça que vende sentenças, como se fosse mercadoria? Quando um juiz aplica uma sentença por dinheiro deveria, ter uma pena exemplar, inclusive ressarcir o punido pelo prejuízo. Essas pessoas que praticam tais atos, vão viver uma vida de luxo, com aposentadoria com salário integral, e com o produto do roubo.

    ResponderExcluir
  6. JUSTIÇA NO BRASIL É SUJA,
    CORRUPÇÃO,
    PARTICIPAÇÃO,
    INDUÇÃO OU
    OMISSÃO.

    ResponderExcluir
  7. O problema todo da nossa justiça é quem julga é quem se vende

    ResponderExcluir
  8. Aqui em itabuna teve um caso q toda a sociedade ficou retada com o delegado q ouviu os caras q assaltaram um caminhão de pneus e q estavam com um depósito alugado para colocar o roubo simplesmente o delegado ouviu os bandidos e liberou aí todo mundo quer saber quanto esses bandidos não pagaram para ser solto e quantos pai de família e trabalhadores das estradas já não foram assaltados por eles de novo aí o guarda rodoviário por uma simples beisteira no caminhão prende o caminhão e o motorista isto é um absurdo

    ResponderExcluir
  9. Numa república de bandidos os integrantes do poder judiciário foram indicados pelo maior ladrão de todos os tempos, e, o mesmo ladrão ao ser detido por saques ao erário público juntamente com sua quadrilha, de pronto é posto em liberdade e autorizado pelo sistema judicial a lançar a candidatura a presidência para terminar a limpeza que fora interrompida, então, não resta nenhuma dúvida: O BRASIL É UMA REPÚBLICA DE BANANAS ESCRAVIZADOS POR BANDIDOS.

    ResponderExcluir
  10. Os piores bandidos estão no poder judiciário e no executivo, no congresso, na polícia militar e civil. Esse país é uma vergonha, tem que ter uma guerra civil mandar esses filhos da puta tudo pro inferno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse país de rachadinhas pode se esperar tudo,num país que prende um candidato sem provas só para não disputar as eleições, país de milicianos, é Brasil

      Excluir
  11. Recomendo matar todos os envolvidos, assim resolve de uma vez.

    ResponderExcluir
  12. Essa é para vocês, que vivem apontando os seus dedos, e usando as suas línguas para mau falar dos outros.
    Falem aí, dessas ladras!
    Vocês que só falam a verdade, que lhes convém!

    ResponderExcluir
  13. Todos os poderes estão contaminados bela corrupção. Não tem pena eles estão a cima da lei,só tem prisão,pra preto, pobre e puta nesse país,de canalhas.Nao voto em deputados, vereadores,e senadores. Não alimento parasitas!

    ResponderExcluir