quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Após 25 dias de inaugurada, Maternidade Otaciana Pinto realizou 17 partos em Itabuna

A Maternidade Otaciana Pinto, depois de pouco mais de 25 dias entregue à população pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro, registrou 17 partos, dos quais duas cesarianas. Leandro Júnior, o primeiro bebê a estrear as novas instalações, nasceu de parto normal dia 28 de janeiro, às 19h48min, saudável, pesando 3.400 kg e 49 centímetros.

A paciente Tainara de Jesus Souza é a mãe de Leandro. Três dias depois, a paciente Valéria Santos Silva teve seu bebê, também de parto normal. A criança pesou 4 kg e 365 gramas e 55 centímetros. As mamães e seus filhos passam bem.

A Maternidade Otaciana Pinto foi inaugurada no dia 26 de janeiro deste ano. Conta com dois centros cirúrgicos e berçário totalmente equipados e mais dois importantes serviços que foram incorporados aos já existentes: assistência social e um cartório de registro civil. A unidade conta com um corpo técnico formado por oito médicos, entre obstetras, pediatras e anestesistas, sete enfermeiros e 21 técnicos de enfermagem.

A assistente social Ilka Meneses informa que as crianças que nascem na Maternidade Otaciana Pinto já vão vacinadas para casa, com o resultado dos testes do pezinho e da orelhinha e com seu registro de nascimento, uma ação importante para as famílias de baixa renda.

Uma curiosidade destacada pela assistente social: os nomes dados aos recém-nascidos. Pelo menos quatro deles se chamam Pietro e Helena, conforme registro efetuado pós-parto na própria maternidade.

Ela destaca a sensibilidade do prefeito Augusto Castro no que se refere à saúde pública em Itabuna, por não medir esforços para equipar e fazer funcionar bem os equipamentos de saúde, entre hospitais e as Unidades Básicas e de Saúde da Família. “ O prefeito tem exigido a humanização do atendimento, tornando o serviço público de excelência e de  responsabilidade” destacou a assistente social.

Já o diretor-geral da Maternidade, Alex Borba Amorim, reforçou que a unidade realiza partos de baixo risco enquanto que os casos de parturientes com gravidez de alta complexidade, bem como a pediatria e traumas são encaminhados ao Hospital Manoel Novaes, da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, referência em procedimentos dessa natureza.

Borba informou que a unidade recebe pacientes de Almadina, Buerarema, Floresta Azul, Itapé, Maraú, Santa Cruz da Vitória e São José da Vitória que não possuem hospitais. “Os demais municípios pactuados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) são orientados a enviar as gestantes por meio da Central de Regulação do Estado, depois de passarem por um hospital local”, reforçou.

7 comentários:

  1. Que bom! Gosto muito desse hospital tive minhas duas filhas lá não tenho o que falar! Fui muito bem atendida principalmente pela uma enfermeira Márcia!

    ResponderExcluir
  2. https://lh5.googleusercontent.com/p/AF1QipPK0JQuZl7qtDhwEGFcyV-ffqT4RkElk7MwQKWy=w426-h240-k-no
    .
    .
    .
    Foto da Maternidade Ester Gomes
    .
    .
    .
    Querem maquiar o que já funcionava !
    .
    .
    Castro Agora Também é Maquiador!!!!

    ResponderExcluir
  3. Não era Ester Gomes, quando foi que mudou o nome?

    ResponderExcluir
  4. TÕ GOSTANDO O QUE AUGUSTO VEM FAZENDO NA SAÚDE. VOTEI EM AZEVEDO ACHANDO QUE OS OUTROS Ñ IRIAM DÁ CERTO. POR ENQUANTO ESTAVA ENGANADO. VENHO ACOMPANHADO 4 POSTOS REFORMADOS,CEMEPI VAI REABRIR E O HOSPITAL SÃO LUCAS. AUGUSTO TÁ TENTANDO FAZER O MELHOR. O POVO PRECISA DE SAÚDE.

    ResponderExcluir
  5. Que bom 😃 tive minhas duas filhas lá não tenho o que falar! Fui bem cuidada pelas enfermeira, principalmente uma delas que se chama Márcia.

    ResponderExcluir
  6. Mais um hospital de Itabuna prós pelegos de fora, pois as vilas de fora do serve pra abrigar alguns grupinhos de famílias, sem estrutura nenhuma e quer ser Cidade,
    Até leite materno tem que se fazer campanha pra esses pelegos,
    Não se ver esses pelegos vir aqui fazer uma doação de sangue, agora quando tão morrendo vem usar os estoques.

    ResponderExcluir
  7. Vereador Manoel Porfírio sempre envolvido nas boas ações realizadas na nossa cidade. Parabéns a todos os envolvidos. A maternidade estava desativada e anteriormente, vinha funcionando de maneira precária . Hoje podemos ver uma instituição organizada, que é o que o nosso povo merece. Equipe bem preparada e excelente Administração!

    ResponderExcluir