terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Bahia registra crescimento de 39% na produção de cacau e bate recorde

Em 2021, a Bahia bateu um recorde histórico na produção de cacau, com a entrega de 140.928 toneladas de amêndoas. 

O aumento foi de 39,72% em relação ao ano anterior, quando foram produzidas 100.864 toneladas, quantidade que já colocava o estado como o maior produtor de cacau do Brasil. As informações são da Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC). As informações são do blog Pimenta.

Para o secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do Estado, João Carlos Oliveira, o aumento na produção de cacau é motivo ser comemorado. 

“Ainda mais nesse momento, em que estamos reorganizando toda a cadeia produtiva do fruto na Bahia, agregando valor ao produto e incentivando a criação de fábricas de chocolate no estado. Na região do sul da Bahia já existem mais de 100 marcas de chocolate de origem e o que estamos vivendo é um novo e poderoso ciclo do cacau em nosso estado”, comentou.

Os números da AIPC mostram que a Bahia entregou, em 2021, 71,30% do total de amêndoas recebidas pelas indústrias produtoras.  O Pará, segundo colocado, entregou, no ano passado, 25,21% do total da amêndoa processada, apresentando uma produção total de 49.821 toneladas. Enquanto de 2020 para 2021, a produção baiana de cacau cresceu 39,72%, a do Pará decresceu 24,67% (foram 66.133 toneladas em 2020).

A cadeia produtiva do cacau vive um momento de incremento na Bahia. Além da ótima performance de produção e do agigantamento do número de marcas de chocolate no estado, existe também um reconhecimento internacional à qualidade dessa amêndoa.

MEDALHA DE OURO EM EVENTO INTERNACIONAL

No último mês de dezembro, as amêndoas de cacau da Bahia foram destaque no Cocoa Of Excellence – COEX2021. O produtor João Tavares, do município de Uruçuca, recebeu a Medalha de Ouro no concurso realizado em Paris, na França. E a produtora Angélica Maria Tavares, também de Uruçuca, ganhou a Medalha de Prata no evento internacional, considerado o mais importante no mundo para o setor.

Um mês antes, em novembro, durante a III Edição do Concurso Nacional do Cacau, a produtora Cláudia Calmon de Sá, de Itabuna, havia levado o primeiro lugar na categoria Varietal; o segundo lugar também ficou na Bahia, premiando a produção da Fazenda Vale do Juliana Fruticultura, localizada no município de Igrapiúna.

“Nosso crescimento é bem alicerçado, pois não se dá apenas nos números de produção, mas, também, na excelência de nossas amêndoas. Somam-se a isso os avanços no manejo técnico da produção no sistema Cabruca, a expansão do plantio do cacau em áreas não tradicionais, como a região Oeste da Bahia, e ainda a agregação de valor ao produto, a partir da produção de chocolate de origem. Tudo isso contribuiu para que a Bahia, no tangente ao setor do cacau, atingisse um outro patamar, um patamar mais elevado”, explicou o secretário João Carlos.

EMPREGOS

O setor do cacau responde por mais de 4 mil empregos diretos e indiretos, sendo um dos elos de uma cadeia de mais de 250 mil pessoas, na qual estão incluídos desde produtores rurais até trabalhadores das indústrias de chocolate. Estima-se que esse setor represente cerca de R$ 23 bilhões anuais de valor gerado ao país.

A produção de cacau no Brasil está concentrada nos estados da Bahia, Pará, Espírito Santo e Rondônia. Dados da AIPC mostram que cerca de 93 mil produtores rurais se dedicam ao cacau em terras brasileiras, sendo a maior parte pequenos proprietários que praticam a agricultura familiar em áreas entre 5 e 10 hectares.

7 comentários:

  1. Região falida ,ceplac morta não tem nem incentivo para os produtores ,devia sair recursos pelo menos pra comprar 2000 mudas de qualidade

    ResponderExcluir
  2. Cuidado com Gerardo, kkkkkk

    ResponderExcluir
  3. VIXE SE GERALDO SIMOES SOUBER VAI TRAZER OUTRA VASSORA DE BRUXA PRA LAVOURA CACAUEIRA

    ResponderExcluir
  4. O CHEFE DA VASSOURA DE BRUXA TÁ SOLTO CUIDADO, ASSISTAM "O NÓ " NO YOUTUBE ACESSO GRATIS,VALE A PENA SE INFORMAR SOBRE O PIOR BANDIDO DA REGIÃO, E DE QUEM ELE É COMPADRE QUE PROTEGEU ELE NA ÉPOCA, ACABOU COM A ECONOMIA LOCAL.
    SÓ POR INVEJA FOS FAZENDEIROS.

    ResponderExcluir
  5. Se Geraldo descobrir acaba a festa o PT prega o atraso

    ResponderExcluir
  6. Apenas a título de informação para o amigo do comentário anterior (15:53), a razão que levou o parasita de cargo e verba pública, mais conhecido pela alcunha de "minha pedinha", a destruir a economia regional, foi tão somente a ambição da riqueza fácil e a sede de poder. O mau caráter sabia que a organização criminosa a qual ele e sua gang pertencem, jamais chegaria ao poder enquanto a região permanecesse forte economicamente sob o comando dos proprietários rurais e sob o comando de um governo estadual de direita. Assim, tendo a cumplicidade de sicários petralhas e de sindicatos, arquitetou e empreendeu a destruição da economia regional com a disseminação dos esporos do fungo da moniliophthora perniciosa, mais conhecida por "vassoura de bruxa". O que veio após, todos tem conhecimento. A região cacaueira do sul da bahia, a microrregião mais rica do Nordeste brasileiro, o eldorado invejado e cobiçado pelos demais nordestinos, empreendeu uma vertiginosa queda ladeira abaixo. A economia mingou, os fazendeiros faliram e jamais se recuperaram, as fazendas foram abandonadas, os trabalhadores demitidos foram engordar as fazelas das zonas urbanas, os jovens sem perspectivas enveredaram pelo caminho das drogas e a região permanece às voltas com um sonho cada vez mais distante: o retorno ao tempo da riqueza. O sonho foi assassinado, o pesadelo permanece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Contudo, essa riqueza nunca chegou para ao trabalhador rural. Nunca passamos de uma calça e uma camisa.

      Excluir