sexta-feira, 11 de março de 2022

Carga de farinha de trigo é apreendida por sonegação fiscal e excesso de peso em Vitória da Conquista:

Carga está avaliada em mais de R$ 100 mil

O caminhão transitava na rodovia com mais de 11.000 quilos de excesso de peso. Com vistas a auferir mais lucros, muitas empresas acabam colocando toneladas de excesso de peso nos caminhões, inclusive, ajustam as carrocerias para carregar mais mercadorias. Estudos apontam que o excesso de peso diminui em 50% a vida útil das estradas.

Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu um caminhão de farinha de trigo, por fraude em documento fiscal, na manhã desta quarta-feira (09) em Vitória da Conquista (BA). A ação aconteceu durante fiscalização ostensiva que tem como foco o enfrentamento à criminalidade.

Por volta das 11h30, policiais abordaram a carreta Scania/R450, com placas de Campo do Brito (SE). Os PRFs ao verificarem a documentação da carga transportada, constataram divergências nos dados declarados, configurando crime fiscal e tributário.

Ao realizar a checagem nos sistemas informatizados da Receita Federal verificaram que a empresa destinatária dos produtos constava como baixada, portanto não poderia realizar transações comerciais.

Foram apreendidos no total, quase 1.000 sacas de farinha de trigo. A carga está avaliada em mais de 100.000 reais.

A equipe também verificou que o caminhão trafegava com excesso de peso. Após pesagem, foi constado o volume de 11.035 quilos acima do permitido, o que gerou notificações (multas) pelas infrações de trânsito constatadas.

O motorista de 46 anos natural de Santo André (SP) foi apresentado a fiscalização da SEFAZ/BA em Vitória da Conquista para os devidos procedimentos legais, o que incluí o pagamento de multa e do imposto sonegado.

Por causa da sonegação fiscal o Brasil deixa de arrecadar bilhões em impostos por ano. Recolher menos impostos é o mesmo que dizer: “menos saúde, menos escolas, menos hospitais, menos segurança”.

A PRF disponibiliza o telefone 191 para denúncia. Faça sua parte! O anonimato é garantido.

Um comentário:

  1. Deveriam investigar essas cargas de materiais de construção de empresas fantasmas em ilhéus e itabuna.

    ResponderExcluir