segunda-feira, 21 de março de 2022

Labrador é raça canina mais popular de 2021, segundo clube de registro dos EUA

O American Kennel Club (AKC) divulgou a sua lista anual das raças caninas mais populares e, pelo 31º ano consecutivo, o labrador retriever foi colocado em “primeiro em exposição”.

Todos os anos, o AKC, um registro de cães de raça pura sem fins lucrativos nos Estados Unidos, utiliza os seus dados de registo para compilar uma lista das raças mais populares. Este ano, o bulldog francês, golden retriever e pastor alemão juntaram-se ao labrador nos lugares de topo, com a maioria dos cães mantendo a sua popularidade a partir de 2020.

No entanto, houve algumas alterações nas classificações. O poodle, conhecido pelo seu distinto pelo encaracolado, entrou no top cinco pela primeira vez desde 1997, ultrapassando o bulldog. E o spaniel de campo, um cão de tamanho médio, subiu 24 lugares para 136º lugar.

O Biewer terrier, um cão de pelo longo em miniatura reconhecido pela primeira vez pela AKC em 2021, estreou no ranking na 83ª posição.

Aqui estão as raças de cães mais populares em 2021:

  • Labrador retriever
  • Bulldog francês
  • Golden retriever
  • Pastor Alemão
  • Poodle
  • Bulldog
  • Beagle
  • Rottweiler
  • Apontador Alemão de Cabelo Curto
  • Dachshund

No último lugar de um total de 197 raças foi o Lundehund norueguês, uma raça de cão rara trazida de volta à beira da extinção na década de 1930. O nome do cão traduz-se literalmente como “cão puffin”. Historicamente, foram treinados para escalar penhascos rochosos e caçar puffins, também conhecidos como papagaios-do-mar, nas ilhas Lofoten, um arquipélago remoto na Noruega.

O labrador retriever nem sempre foi um animal de estimação doméstico típico, de acordo com a AKC. A raça foi desenvolvida pela primeira vez como um cão de trabalho na Terra Nova para ajudar os pescadores.

A sua propensão para recuperar os patos (ou, mais provavelmente hoje em dia, os seus brinquedos preferidos) deu-lhes o seu nome, embora não seja claro como é que a raça nascida na Terra Nova se associou ao labrador.

No início do século XIX, nobres britânicos que visitaram o Canadá viram os labradores e trouxeram alguns de volta para Inglaterra. O AKC registou o seu primeiro labrador em 1917, e desde 1991 a raça tem liderado as classificações de popularidade.

Os cães são procurados em grande parte devido à sua versatilidade e temperamento calmo, de acordo com o AKC. Os labradores são também guias populares e cães de resgate, uma vez que podem ser facilmente treinados para executar uma variedade de tarefas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário