terça-feira, 29 de março de 2022

Prefeitura de Itabuna intensifica ações para diagnosticar e prevenir a Hanseníase

Profissionais de Saúde, agentes comunitários e estudantes de medicina, continuam com as ações nas salas de espera nas Unidades Básicas e de Saúde da Família, num trabalho da Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.  Até o dia 1º, as equipes vão esclarecer a população sobre a importância de identificar os sinais e sintomas da Hanseníase,  uma doença causada pelo Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen.

Entre os sinais da doença, estão manchas vermelhas, esbranquiçadas ou amarronzadas  Além de  nódulos, caroços e placas que podem aparecer em qualquer parte do corpo, inclusive na orelha, com perda ou alteração de sensibilidade térmica (frio e calor), tátil (ao tato) e à dor. 

O trabalho desenvolvido  pelas equipes  integra as atividades do Janeiro Roxo, mês de combate à Hanseníase, mas que por causa da enchente e do surto da gripe precisaram ser adiadas. Qualquer médico clínico pode identificar os sintomas.

A enfermeira sanitarista Moema Farias de Oliveira,  explicou que a doença tem cura e pode ser diagnosticada  nas próprias unidades de saúde através do teste de sensibilidade.  Ela integra a Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde, responsável pelo Programa de Hanseníase.

“ O  tratamento é  realizado com antibióticos durante seis  meses. O paciente deve ir uma  vez por mês à unidade de saúde e depois segue o tratamento em casa”, disse Moema. Atualmente, a  cidade  tem 31 pessoas em tratamento contra a doença nas UBS e USF. “Mas acreditamos que o número seja maior”, pondera Moema. 

Nos próximos  dias 4, 6 e  8 de abril, as pessoas com suspeita da Hanseníase terão  atendimento médico  no Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo F-Sesp, que é unidade  de  referência. “ Elas vão passar por uma triagem, das 8 às 12 horas”, informou a enfermeira sanitarista. 

Moema ressalta que, em estágio avançado, a  Hanseníase pode ser transmitida de pessoa para pessoa. Por isso, a importância do diagnóstico precoce. “Segundo o Ministério  da  Saúde, Itabuna tem características de endemicidade para a doença. Isso porque as pessoas com manchas procuram pouco a ajuda médica  e o diagnóstico  é tardio”, alerta a responsável pelo Programa de Hanseníase. 


3 comentários:

  1. materia parece piada unidades de saude nao funcionam, funcionarios mal humorados isso quando aparece algum para trabalhar, nunca tem medico, nunca tem remédio funcionarios preguicosos e nao trabalham e as coordenadoras so no zap e no ar condicionado a diretora outra preguiçosa.se quem manda nao trabalha imagina quem ta nos postos a mesma coisa. uma vergonha isso augusto.

    ResponderExcluir
  2. Augusto vc é o cara que Itabuna tava precisando. Valeu Augusto meus parabéns 👏👏👏👏🎈👏🎈👏🎈

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou fazendo tratamento, e fui bem atendido , na unidade de saúde não tenho o que reclamar todos funcionários do posto do Pedro Jerônimo estão de parabéns. Graças a Deus estou sendo muito bem atendido.

      Excluir