segunda-feira, 18 de abril de 2022

Chuvas em Salvador: Defesa Civil aciona sirenes de sete bairros nesta segunda-feira; famílias estão abrigadas em escolas

A forte chuva que cai em Salvador desde o final de semana segue causando transtornos e preocupações. Até a noite desta segunda-feira (18), sete sirenes foram acionadas pela Defesa Civil de Salvador, após análise do risco de deslizamento de terra.

Ao menos, 157 pessoas já saíram de suas casas e procuraram abrigo nos centros de acolhimento, localizados em escolas municipais.

A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre) abrigou 96 famílias na Escola Municipal Professora Eufrosina Miranda, no bairro do Lobato; a Baixa do Cacau, 30 pessoas na Escola Municipal Coração de Jesus; em Vila Picasso, 18 pessoas, no CMEI Mosa Berbet e em Mamede, 13 pessoas na Escola Municipal Santa Terezinha.

As sirenes de alerta da comunidade conhecida como Moscou, no bairro de Castelo Branco, e no Calabetão, foram acionadas no início da noite. Já as do Bom Juá, Baixa do Cacau, em São Caetano, e Mamede, no Alto da Terezinha, foram acionadas durante a tarde.

Pela manhã, as sirenes de Voluntários da Pátria, no Lobato, e Vila Picasso, em Capelinha de São Caetano, já haviam sido acionadas. Segundo a Defesa Civil de Salvador, as sirenes são ligadas quando uma localidade acumula um volume de chuvas superior a 150 milímetros em apenas 72 horas.

Após o acionamento, as famílias devem se dirigir até uma escola municipal, que funciona como o ponto de acolhimento do bairro. Lá, elas são registradas e recebem alimentação, itens de higiene e um local para dormir até que seja seguro voltar para a casa.

Os técnicos da Codesal fazem a vistoria das casas e depender dos laudos da Defesa Civil, existe a possibilidade da concessão de Auxílio Aluguel no valor de R$ 300 ou Auxílio Emergencial, que varia de um a três a salários mínimos.

Até as 18h30 desta segunda-feira (18), a Codesal recebeu 306 solicitações. Foram um alagamento de área, 39 ameaças de desabamento, quatro ameaças de desabamento de muro, 84 ameaças de deslizamento, 20 árvores ameaçando cair, quatro árvores caída, 12 avaliações de área, 40 avaliações de imóveis alagados, três desabamentos de imóveis, 10 desabamentos de muros, um desabamento parcial, 62 deslizamentos de terra, 21 infiltrações, quatro orientações técnicas e uma pista rompida.

Durante esta semana, a atuação de uma frente fria sobre a região do Recôncavo deverá causar chuvas fracas e fortes acompanhadas de rajadas de vento, com risco para alagamentos e deslizamentos de terra. A previsão para esta terça-feira (19/04) é de céu nublado com chuvas fracas a fortes, a qualquer hora do dia.

Os maiores acumulados de chuvas em 72 horas (atualizado às 18h) foram registrados em Mirante de Periperi (208,8mm), Chapada do Rio Vermelho (183,6mm), Itacaranha (180,8mm), Fazenda Coutos (180,6mm) e Centro (176,8mm). Em abril, já foram registrados acumulados de 238,8 mm na estação de referência em Ondina, 84% da média histórica que é de 284,9mm.

As previsão é de que o tempo siga instável na capital baiana até a próxima quinta-feira (21).n A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.

O órgão emite alertas por SMS para que você não seja pego de surpresa. Envie um SMS com o número do seu CEP para 40199 e receba os boletins de alerta da Defesa Civil. O serviço é gratuito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário