domingo, 19 de junho de 2022

Auxílio Brasil já tem 2,78 milhões de famílias na fila e demanda aumenta

Os municípios de todo o País contabilizam uma demanda reprimida de 2,78 milhões de famílias para ter acesso ao Auxílio Brasil, programa social do governo Jair Bolsonaro. São 5,3 milhões de pessoas que têm o perfil para receber o benefício e estavam na fila em abril, de acordo com o mais recente mapeamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, a velocidade do crescimento da demanda reprimida vem surpreendendo e preocupando os prefeitos, que na ponta sentem as cobranças da população na esteira do aumento da pobreza nas suas localidades. É nos municípios que as famílias fazem o cadastramento ao programa no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) para ter acesso à rede de proteção social do País.

O mapeamento da CNM  está sendo divulgado 10 dias após a publicação do resultado do 2.º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de Covid-19, que mostrou que a fome no Brasil voltou a patamares registrados pela última vez nos anos 1990. Atualmente 33,1 milhões de pessoas não têm o que comer no País, 14 milhões a mais do que no ano passado.

Enquanto as prefeituras alertam para a necessidade de reforçar o programa, especialistas defendem uma grande mobilização para enfrentar o aumento da fome. Eles apontam falhas no desenho dos benefícios do Auxílio Brasil e chamam atenção para a necessidade de direcionar recursos ao Alimenta Brasil, programa de aquisição de alimentos de agricultores familiares e doação para famílias em situação de insegurança alimentar.

3 comentários:

  1. ô meu amigo. como é que a demanda ñ aumenta. o povo está passando FOME. veja se o pobre apoia esse governo que está ai.só quem vota nesse pilantra que pousa de honesto é a classe média. sei que LULA também é outro ladrão descarado. mais o povo ñ passava FOME quando o PT estava no poder.. podem roubar tropa de cornos. agora deixar o povo passar FOME já é demais. queria que CIRO GOMES ganhasse essa eleição. mais o POVO está revoltado e vai descarregar em LULA.

    ResponderExcluir
  2. O governo cria dificuldades e impõe burocracias para que o povo empobreça e vire 100% dependente dele, ou seja, escravos. A deficiência cognitiva é tão alta que a imensa maioria não consegue enxergar o que está estampado na cara deles.

    Esses auxílios socialistas são a prova cabal de que o Estado que falhou, agora é só ladeira abaixo.

    ResponderExcluir
  3. O povo ta passando fome, mais os shows andam lotados, pagam horrores para vê os artistas, os bares nem se falam, mais o povo está passando fome.... quanta ironia hein.... o povo ta passando fome, falta comida, porém sobra bebidas na geladeira... ai ai, o povo ta passando fome..... abra mão da cerveja por um alimento, que não passará mais fome. vão trabalhar, ruma de sem que fazer

    ResponderExcluir