domingo, 19 de junho de 2022

Colômbia define novo presidente neste domingo em pleito polarizado

Os colombianos decidem neste domingo (19) quem será o novo presidente do país em uma disputa polarizada entre a esquerda e a direita. O senador de esquerda Gustavo Petro, ex-prefeito de Bogotá e ex-guerrilheiro, e o empresário Rodolfo Hernández, candidato populista de direita com um discurso antissistema, disputarão o cargo no segundo turno das eleições da Colômbia.

Pela primeira vez em duas décadas, a disputa não terá um nome ligado ao ex-presidente Álvaro Uribe. Segundo analistas consultados pela CNN Brasil, o fim do primeiro turno presidencial na Colômbia, disputado em 31 de maio, deixou um claro protagonista, uma esquerda com votação inédita e vários derrotados. 

O debate político não é mais entre uribismo e petrismo, e uma punição ao sistema político estabelecido e o desejo de mudança são evidentes.

O país mais conservador da América Latina pode voltar a ter uma liderança de esquerda se Gustavo Petro for eleito; o candidato saiu em vantagem do primeiro turno, com 40,4% dos votos — 8,5 milhões de colombianos optaram por ele.

Entretanto, se os eleitores que votaram em Federico Gutierrez — o terceiro colocado no fim de maio — optarem por Rodolfo Hernández, o candidato populista que foi chamado de “Jair Bolsonaro” ou de “Donald Trump da Colômbia”, este terá maior chance de ganhar. No primeiro turno, Hernández recebeu 27,9% de votos, o equivalente a 5,9 milhões de pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário