sábado, 18 de junho de 2022

Ficar muito tempo sentado pode aumentar em 50% o risco de infarto

Não é novidade que uma vida sedentária aumenta o risco de doenças cardiovasculares. Com a pandemia de coronavírus e a mudança do trabalho para o home office, ter uma rotina de exercícios ficou ainda mais difícil. Entretanto, um estudo chinês alerta que pessoas que ficam mais de oito horas por dia sentadas têm uma probabilidade 50% maior probabilidade de sofrer um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral (AVC).

O trabalho, publicado na revista JAMA Cardiology, acompanhou mais de 100 mil adultos, por 10 anos. Os milhares de participantes, que moram em mais de 20 países do mundo, tinham em média 50 anos e foram questionados sobre quantas horas por dia passavam sentados a cada semana. Com base em suas respostas, foram divididos em diferentes grupos. Após 11 anos os resultados foram alarmantes: Havia pouco mais de 6,2 mil mortes, 2,3 mil ataques cardíacos, 3 mil derrames e 700 casos de insuficiência cardíaca, embora nem todas tenham sido fatais.

Os resultados revelaram que pessoas que ficam sentadas durante oito horas por dia correm um risco 20% maior de sofrer um ataque cardíaco ou AVC e são 49% mais propensos a ter insuficiência cardíaca, em comparação com aqueles que ficaram sentados por apenas quatro horas diárias.

O estudo também mostrou que fazer exercícios regulares durante a semana reduz os perigos de ficar sentado em excesso. Aqueles que fizeram cerca de 12 horas e meia semanais de atividade física tem um risco de morte de 17%. Enquanto para aqueles que praticamente apenas duas horas e meia de atividade, o risco foi de 50%.

Os autores também compararam os resultados do estudo com o tabagismo. Os números encontrados nos dois estudos são semelhantes. Enquanto 8,8% das mortes e 5,8% dos casos de doença cardíaca foram devido ao efeito combinado de sentar em excesso e ser fisicamente inativo, o tabagismo causa 10,6% de morte e 6,6% de doenças cardíacas.

4 comentários:

  1. Motoristas de ônibus estão "fudido" !!

    ResponderExcluir
  2. Que este conselho de não ficar muito tempo sentado chegue até o bolsonaro...Pois ele é preguiçoso, não faz nada pelo país e fica o dia todo sentado naquelas motociatas cum arruma de macho atrás dele...
    Fora bolsonaro preguiçoso !!!

    ResponderExcluir
  3. kkkk então vou morre passo mais de 8hrs

    ResponderExcluir
  4. quem já foi o verdinho. com noticias bem atrasadas. kkkkkkkkk. ficou rico em gel.?

    ResponderExcluir