quinta-feira, 30 de junho de 2022

Secretaria de Saúde amplia descentralização da dispensa de medicamentos e insumos para diabéticos em Itabuna

A Secretaria Municipal de Saúde está ampliando a descentralização da dispensa de insulina e insumos para pacientes diabéticos atendidos na Rede Básica do Sistema Único de Saúde (SUS) em Itabuna. Com isto, a Unidade Básica de Saúde Lavignia Magalhães, no Bairro da Conceição passa fornecer tais medicamentos para os moradores do Zizo, São Pedro, Vila Zara e São Judas Tadeu, além do próprio bairro.

A estratégia de descentralizar a dispensa de insulina e insumos para diabéticos, antes concentrada na Farmácia Pública Municipal, no centro da cidade, vem sendo adotada pela Secretaria Municipal de Saúde desde o início da estão  do prefeito Augusto Castro (PSD), como forma de facilitar o acesso da população diabética à assistência farmacêutica.

Atualmente, o serviço já é oferecido nas Unidades Básicas de Saúde José Edites dos Santos, no São Caetano, na Unidade Básica de Saúde Möise Hage, no Lomanto Júnior, e na Unidade de Saúde da Família Renan Moreira, no Parque Boa Vista.

Segundo explicou o coordenador de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde, Wanderlei Júnior, com a decisão de descentralizar o serviço, desde o ano passado, o número de pacientes assistidos pelo serviço mais que duplicou, passando de 800 ao mês para 1.800 pacientes beneficiados, mensalmente, com a entrega de insulina e insumos para diabéticos, que são regulados pelo sistema informatizado.

“Além da dispensa da medicação e das fitas para aferição da glicemia, os pacientes diabéticos contam com a assistência de um profissional farmacêutico em cada  das unidades onde o serviço é oferecido. Além disso, recebe atendimento e orientações de forma individualizada e personalizada, como por exemplo, sobre o uso e como conservar a insulina de forma adequada”, revelou Wanderlei.

Ele disse ainda que até o final deste ano, a descentralização da dispensa da medicação e insumos para diabéticos será ampliada para mais duas unidades. Para tanto,  de acordo com o coordenador da Assistência Farmacêutica, a Secretaria Municipal de Saúde fará a aquisição dos equipamentos para a instalação do serviço nessas unidades, já que os medicamentos são chamados termolábeis, sensíveis à ação da temperatura e que, por isso, geralmente requer armazenamento sob refrigeração.

3 comentários:

  1. O bairro João Soares,precisa urgente de um posto de saúde, os moradores tem que se deslocar para os canecos,fica longe os moradores pedem respeito. Augusto castro,veja aí moço um posto de saúde pra o João Soares.

    ResponderExcluir
  2. Essa ação eu aprovo.

    ResponderExcluir
  3. ENTREGA DE INSUMOS E DIABETICOS, ASSIM COMO DE HIPERTENSOS, COM A UNIDADE DO HIPERDIA SEMPRE FOI AI NESTA UNIDADE. QUAL A DIFERENCA?? MUDOU O QUE AGORA?? TOMA VERGONHA PREFEITO SAFADO, NAO AMPLIOU NADA SEMPRE FOI AI DO MESMO JEITO, SO PINTOU A FACHADA, ENQUANTO ISTO CERCA DE 30 ESCOLAS FECHADAS CAINDO AOS PEDACOS, A CIDADE TA UMA DESGRAÇA

    ResponderExcluir