terça-feira, 12 de julho de 2022

Audiência Pública inicia discussões para concessão do transporte coletivo em Itabuna

Com Audiência Pública na tarde desta terça-feira, dia 12, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Transporte e Trânsito (SETTRAN), iniciou a fase de discussões para construção da proposta que norteará o processo licitatório para a concessão do Serviço Municipal de Transporte Coletivo. 

Realizada no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, a audiência contou com a participação de representantes dos poderes Executivo e Legislativo, bem como usuários e dirigentes de entidades da sociedade civil organizada.

Presidente da sessão, o secretário de Transporte e Trânsito, Thales Silva, saudou os participantes e enfatizou a importância das discussões para a realização do processo licitatório, tendo em vista que as contribuições serão úteis à adequação do projeto. 

“A nossa expectativa é que a proposta de concessão reflita de fato os anseios dos usuários do sistema. Por outro lado, esperamos que as empresas vencedoras da licitação busquem respeitar o estabelecido no contrato de concessão”, afirmou o secretário.

TEMA

Já o diretor de Transportes da SETTRAN, Wellington Santana Souza, lembrou que o tema transporte coletivo é um dos mais discutidos na atualidade em relação aos serviços públicos prestados no município. Ele destacou que a empresa que atualmente opera o sistema está cumprindo um contrato emergencial.

A empresa passou a operar desde fevereiro de 2021,  11 meses depois que o serviço ter sido interrompido por conta da pandemia do Covid-19. “Precisamos efetivar a licitação para selecionar duas novas concessionárias que vão operar o transporte coletivo, para proporcionarmos melhor qualidade dos serviços”, disse o diretor.

A secretária municipal de Planejamento, Sônia Fontes, ressaltou o esforço e as iniciativas do governo do prefeito Augusto Castro (PSD) visando romper antigos paradigmas com propostas inovadoras focadas no desenvolvimento e nas questões estruturantes para a cidade. 

“Consultando documentos, constatei que nenhuma gestão anterior promoveu debate público para construir uma proposta coletiva, com participação popular, para garantir que o Sistema de Transporte Público atenda às necessidades de Itabuna e da sua população no que diz respeito à qualidade do serviço”, pontuou a secretária.

MOVIMENTOS SOCIAIS

Representante do Poder Legislativo,  a vereadora Wilmaci Oliveira (PCdoB) ressaltou o caráter inédito da iniciativa e parabenizou o governo municipal por promover o debate público visando uma cidade melhor do ponto de vista do Transporte Coletivo Urbano. 

“O transporte público é algo que impacta na vida da nossa cidade. A iniciativa deste chamamento para audiência pública, já é uma sinalização do querer da participação popular. Quando a gente respeita os movimentos sociais não temos medo de enfrentar o debate e discutir com a população o que é melhor para ela”, argumentou a vereadora.

Antes da escuta dos participantes da Audiência Pública, o chefe de Gabinete da SETTRAN, Danilo Faustino, apresentou aspectos mais relevantes em relação à proposta inicial para a Concessão do Serviço de Transporte Coletivo Urbano de Itabuna. O prazo de concessão para as duas empresas selecionadas será de 20 anos, podendo ser prorrogado mediante prévia autorização do Poder Legislativo. 

“A frota deve contará com 92 ônibus, sendo 70% fabricados até o ano 2020 e os 30% restante com até oito anos de fabricação.  Os veículos devem ser emplacados no município de Itabuna, mantendo 100% da frota com acessibilidade universal”, revelou Faustino.

Ele informou ainda que a previsão inicial é 62 linhas, por meio de dois lotes, que serão operadas no sistema bairro - centro e bairro - bairro. Mediante análise e estudos técnicos, há possibilidade de as empresas operarem um sistema de integração, com 92 veículos,  mediante a implantação da estação de transbordo. Cada uma das duas empresas  terá 46 ônibus, além de outros quatro como reserva técnica, totalizando 100 ônibus disponíveis diariamente.



19 comentários:

  1. Só vou acreditar quando disponibilizarem o contrato atual, estive presente e é muita enrolação.

    ResponderExcluir
  2. E com o pessoal que tá ajudando aí o transporte com os carro pequeno os famosos lotação eles vão fazer o quê com esse povo que ajudou o povo de Itabuna Desde quando começou a pandemia desde quando as outras empresas parou Já pensaram como é que vai fazer com esse povo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eles faziam o que antes de entrar para a clandestinidade o que eles faziam da vida. por que eles trabalhavam em com algo, se ñ, ñ teriam comprado carros. o governo liberou a existencia do UBER pra isso mesmo.eles vão ter que entrar para esses aplicativos. está resolvido essa questão.

      Excluir
  3. gostei da iniciativa da settran. em discutir com a população as condições de como desejamos que o transporte de Itabuna fosse explorado. as empresas podem até ñ cumprir como as ultimas que estavam aí na gestão passada. mais que a iniciativa é boa isso é. parabéns a todos.pela ideia. infelizmente o sistema de transporte no Brasil está falido.

    ResponderExcluir
  4. Depois q a população passa uma perrenga indo e voltando do trabalho a pé sem coletivo na cidade q é uma das prioridades para a população vcs agora vem querendo enganar o povo quem não sabe q o povo não tem vez nem voz para opinar nada igual o itapedro q os moradores do banco raso tanto pediram imploraram para a festa não acontecer no bairro é vcs taparam os ouvidos para não atender o povo daquele bairro quanto mais ouvir o povo para uma licitação de transportes públicos o povo não é besta não.

    ResponderExcluir
  5. A Empresa de Transporte coletivo de Itabuna está sendo leviana com os estudantes cobrando a passagem integral ou invés de 50%. Gostaria que a Secretaria Municipal responsável e órgãos competentes pudessem agir imediatamente. Provas é que não faltam. Pelo fim do roubo aos estudantes, atitude já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom comentário. mais eu queria esse comentário em 2020 quando Cuma era prefeito e a população de Itabuna ficou sem transporte quase 1 ano. e pessoas como vc ficou caladinho. sei que esse transporte que aí está ñ é de boa qualidade. mais a única coisa que continua o mesmo preço desde quando foi contratada é o transporte coletivo 3,70 e todos sabem que o combustivel até muito caro.

      Excluir
    2. O comentário sobre a cobrança errada que fizeram acima está correto. Ou você do comentário 07:01h não entendeu ou faz parte da empresa ou é um puxa saco "desqualificado". Olha sua anta. O comentário do rapaz, está apenas cobrando que seja aplicada a lei. em nenhum momento ele cita governo municipal. Até porque, quem tinha que ter cobrado pela paralisação do transporte coletivo por mais de 1 ano, seria os vereadores da época. Se a passagem é 3,70 desde quando começou, que a empresa e prefeitura entrem em conversa. Mas que se deve cobrar o certo, se deve. Você é um puxa saco medíocre, lambe botas dessa raça de exploradores e corruptos. Só pode!!!!

      Excluir
    3. Para o "Anônimo13 de julho de 2022 07:01": É por causa de pessoas como vc q o Brasil é esta merda q é. Mesquinho, asqueroso, pequeno, inútil. Qdo vc morrer, nem os urubus vão querer a sua carcaça.

      Excluir
  6. Primeiramente Sônia fontes vc nunca andou de ônibus pra esta falando alguma coisa no que se refere a qualidade, gestão anteriores nunca promoveu debate público mais também nunca colocou essa porcaria que está ai,com ônibus caindo aos pedaços,quebrando a todo tempo nas ruas de itabuna, ônibus sucateados empresas que não respeita o usuário desta cidade,nem mesmo os estudantes, que em vez de pagarem meia passagem estão pagando inteira, não respeita os passe livres, cobradores não respeita idosos motoristas passam em buracos de qualquer jeito sem ao menos esperar o passageiro sentar primeiro,e Wilmaci Oliveira eu num sei nem porque vc deu alguma opinião ao,vc faz parte do PC do B partido filiado ao PT que na minha humilde opinião deveria ser extinto do país esse partido,partido também do wenceslau Jr (PC do B) que já foi vice prefeito da cidade junto com vane fo renascer,que não fizeram nenhuma mudança significativa nessa cidade (vane/wenceslau)daí vem wilmaci achar que tem alguma moral dar alguma opinião aqui sendo desse partido, faça-me uma garapa de limão balão por favor,,a única coisa que seu partido trosse pra aqui foi a seca exorbitante com água salgada, e que a população pobre tinha que se virar comprando água fora,porque pros ricos num instante tinha que a dona emasa levava,inclusive pro apartamento de dona Sônia fontes né?mais a conta chegou pra pagar água do mar na torneira, e a senhora dona wilmaci quer ter moral pra dar alguma opinião com argumento de democracia? a única coisa que pra vxs políticos importa no pobre é seu voto na urna,porque até banho de álcool vcs toman quando abraça algum pobre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Palma para esse comentário Davison Magalhães e Venceslau nenhum dos dois é besta isso é para não dar outro adjetivo pra eles 2

      Excluir
  7. Tudo teatro, no fim das contas vai ganhar a licitação quem financiou a campanha de Augusto Castro

    ResponderExcluir
  8. Não adianta o contrato oculto não deixa o transporte coletivo com qualidade. Na reunião só deu funcionários contratados e indicados por vereadores, a população não acredita mais nesse governo. Lero,Lero.!😝

    ResponderExcluir
  9. Maia uma vez. La vem promessas , ar condiconado, terminal de transbordo e nuito mais.

    ResponderExcluir
  10. ESSE É UM GOVERNO DESACREDITADO,. APOIADO POR UMA RUMA DE SAFADOS.
    VEREADORES QUE VIERAM DA MISÉRIA, ALCOÓLATRAS SEM COMPROMISSO COM O POVO,
    OBSERVEM NAS CONTAS DE LUZ E FACAM OS CÁLCULOS
    A TAXA DE ILUMINAÇÃO DE ITABUNA É 15%. E SOBRE OOS OUTROS IMPOSTOS.
    NÃO EXISTE ISSO EM LUGAR NENHUM.
    TUDO APROVADO POR ESSA CORJA , QUE NÃO PARA A FOME PELO DINHEIRO PÚBLICO, KD NOSSO PANCADINHA PRA ACIONAR MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, POIS O LOCAL NÃO EXISTE.

    ResponderExcluir
  11. Apenas uma pantomima para ludibriar o povão durante a campanha eleitoral com o objetivo de angariar votos para o candidato-poste de Ruim Bosta e da quadrilha petralha. E desde quando esta administração bostética se dispôs a consultar os pagadores das contas por alguma ação desastrada do enganador? Ora, o município de Tabocas não é tão grande a ponto de requerer uma encenação que não leva a nada. Basta que ponha no cargo certo um competente profissional da área que saiba se inteirar das necessidades da população usuária do transporte coletivo e conheça a área municipal. Nenhum segredo, nenhum bicho de setenta cabeças. Senão o que dizer do transporte em cidades com milhões de habitantes?
    Apenas uma grande palhaçada!

    ResponderExcluir
  12. Conversa pra boi dormir rapá..
    Essa prefeitura tá lá ligando pra que o povo precisa.
    Aí é mais uma armação,tipo as festas que o povo de bem não é ouvido.
    Povo ta se fudendo com tantos buracos e quebra molas mal feitos altos demais fudendo com os assoalhos dos carros pequenos.
    Povo ta sem água regularmente apesar das chuvas.
    Povo tá sem remédio nos postos de saúde.
    Povo ta vendo é muitas maracutaias.

    ResponderExcluir
  13. Esse Thales aí é um incompetente... fica pulando de cargo em cargo e não tem competência pra nada! Ainda leva a namorada pra onde vai, Thalita! Ele era da Câmara e ela foi pra lá... agora é da prefeitura (settran) e levou a nega pra lá. Por isso o serviço público é assim... apadrinhados e "namoradas"... mas competência que é bom, nada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo, se colocar esse povo pra fazer um concurso públlico não passa um!

      Excluir