sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Augusto Castro recebe Comissão de Feirantes e empresários do São Caetano

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), recebeu na manhã desta sexta-feira, dia 9, uma Comissão de Feirantes e empresários supermercadistas do São Caetano. No encontro, arquitetos e engenheiros das secretarias municipais de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) e da Segurança e Ordem Pública (SESOP), por meio da Defesa Civil, apresentaram a proposta de requalificação da feira do bairro com investimentos de cerca de R$ 12 milhões pelo Governo do Estado.  

O titular da SESOP, Humberto Mattos, reafirmou que os feirantes cadastrados retornarão à feira livre depois das obras que devem ser iniciadas dentro de 20 dias, com prazo de conclusão entre seis e 10 meses. Além disso, disse da necessidade de a praça da feira ser desocupada, com a transferência temporária de barracas e boxes de cereais, verduras, carnes e hortaliças, bares e restaurantes para um outro local.

No encontro, o prefeito Augusto Castro enfatizou que a obra de requalificação da feira é uma reivindicação de cerca de 40 anos dos consumidores, habitantes e feirantes do São Caetano. “Há recomendação da Defesa Civil e da Vigilância Sanitária para que o equipamento tenha condições de higiene e segurança. Além disso, o Ministério Público estadual também apresentou à Prefeitura orientação para que cessem as condições degradantes atuais”, afirmou.

Integrantes da Comissão de Feirantes explicitaram temor quanto à queda nas vendas devido à transferência do local, mas acabaram concordando com o fato de que a obra é fundamental. “A nossa preocupação é que para nós a feira é a única fonte de subsistência. Sem isso, a gente acredita que muitos irão passar fome” disse o feirante Adenilton Moreira, Peito Seco.

Ele representou os donos de barracas de cereais e se mostrou arredio à transferência das atividades para o galpão abandonado de uma indústria de calçados na Avenida Manoel Chaves, a 350 metros da feira. O empresário Jorge Dantas, dono de uma rede de supermercados, ofereceu um terreno próximo à praça da feira, sem custos para a Prefeitura ou os feirantes, durante a execução das obras. “Certamente, no curto tempo a cidade e o São Caetano vão ganhar uma nova feira estruturada, organizada, limpa e segura”, comentou.

Diante da oferta, o prefeito determinou que os engenheiros da Prefeitura e da construtora contratada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER) complementassem os estudos visando a realocação dos feirantes para que as empresa sejam iniciadas. “Prevaleceu o diálogo e o bom senso. A base do governo é conversar para que haja entendimento. Vamos tocar o projeto para que seja construído um espaço moderno e confortável para feirantes e consumidores”, concluiu.

6 comentários:

  1. Aí o mais correto e sensato é a feira ir (já que é temporariamente) para a grande área ao lado da prefeitura. Ia ser melhor para os consumidores e feirantes. Se for pro galpão da Kildare ficarão lá por muito tempo, veja o Tempão que levou pra fazer a alameda RUBENS BAR.

    ResponderExcluir
  2. A estrutra onde era a Kildare é um local não apropriada para alocar a feira, por diversos motivos.
    1* o local não tem infraestrutura básica pra receber a feira (capacidade elétrica, abastecimento de água, rede de esgoto (açougues e peixaria precisam de muita água e local de descarte)
    2* o local foi projetado pra receber uma indústria, para fazer todas as adequações necessárias seria gasto muito dinheiro, e esse valor não pode sair do contrato do consórcio para reforma da feira, seria gastos dos cofres municipais, uma alta ver a para uma obra temporária.
    3* o local não é próximo de bairros residências, e longe dos mercados o que com certeza afastaria consumidores, além de ao anoitecer é um local perigoso.
    4* o espaço interno pra estacionamento e pequeno, e deixar carros estacionados na avenida não seria permitido, o que seria um transtorno
    5* após todo o debate com os feirantes pra relocar, caso mesmo com tudo isso os feirantes forem pra lá, lá possui mais de 500 atletas que praticam esporte naquele local, os quais teriam que tbm ser realocados para outros locais, ou seja, iria resolver um problema causando outro.

    Essa ideia do terreno e uma solução, mas também teria a antiga garagem de ônibus no final do São Caetano, lá é um local de bairro residencial, tbm próximo a feira, um estacionamento bem maior, e de maior facilidade para obras de adequação.

    ResponderExcluir
  3. A feira deveria ser definitivamente no galpão da Kildare, aquilo ali do lado do esgoto é muito imundo

    ResponderExcluir
  4. Essa feira tem que sair daí. Mas o brocha do Azevedo,foi covarde, Augusto castro Lero Lero, tbm. Quem manda nele é Souza Lino, é o boneco dele. Itabuna, sofrida!

    ResponderExcluir
  5. concordo tambem desde que mantenham tudo limpo e organizado aki no lado da preceitura o acesso seria melhor pra todos

    ResponderExcluir
  6. Eu só sei que se for para kildare ,, vai tirar a mamada de Eliana com seus super faturamento com as mensalidades do babas absurdas ,, e sem estruturas para manter os babas naquela localidade ,,, que as vezes perdemos dez a quinze minutos para tirar fezes dos cachorros que ali se encontra,,, o melhor era eles governantes liberar o horário na vila olímpica que já está quase pronta que só falta a piscina ,,,, e passar para todos os babas seus horários de acordo o dia que praticam o esporte....

    ResponderExcluir