terça-feira, 13 de setembro de 2022

Vigilância Sanitária reforça a importância do Selo de Qualidade para carnes

Dois açougues de Itabuna já receberam o Selo de Garantia de Qualidade de Carnes bovina e suína, emitido pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) em parceria com a Prefeitura de Itabuna por meio da Divisão de Vigilância Sanitária (VISA), do Departamento de Vigilância em Saúde/Secretaria Municipal de Saúde.

 A certificação é concedida para açougues que seguem rigorosamente um padrão de qualidade desde a sua origem, passando pelos processos de produção e venda. A coordenadora da Divisão de Vigilância Sanitária, Yeda Lomes, explica que para receber o selo é preciso que o açougue solicite a inspeção da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (ADAB) e da Vigilância Sanitária.

A inspeção vai desde o abate do animal até a chegada aos açougues.  “Durante a inspeção observamos a estrutura física do açougue, acondicionamento do produto, refrigeração, entre outras normas de higiene”, completa a coordenadora da Vigilância Sanitária.

De acordo com Yeda Lomes, até o momento dois açougues receberam o Selo de Qualidade que é assinado pela Vigilância Sanitária e ADAB. “A certificação é muito importante porque assegura aos clientes que o produto é de qualidade e que não apresenta nenhum risco para a saúde”, alerta. Ela encerra informando que no mês de agosto um estabelecimento comercial foi interditado por não cumprir as normas de  higiene e acondicionamento dos produtos.

8 comentários:

  1. As normas de vigilância e inspeção sanitária deveriam serem impostas por lei e vigorarem compulsoriamente em todo o território nacional. A coisa é grave. Na maioria das cidades brasileiras, especialmente nas de pequeno porte, as carnes surgem nos "açougues e, ou casas de carnes" sem que se tenha qualquer pista da origem do produto. Se o animal quando vivo, era ou estava saudável, se a carne se apresenta própria para o consumo humano, afinal, paga-se valores escorchantes por uma pequena porção de um produto de qualidade duvidosa. A saúde das pessoas deveria ser considerada de alto valor, mesmo que sejamos apenas simples trabalhadores, honestos, cidadãos de bem. Afinal, neste país de bandidos e bananas, somente os políticos e os bandidos (qual a diferença) tem direitos respeitados.

    ResponderExcluir
  2. KD que a vigilância sanitária vai no mercado Meira do centro comercial,só vende carne estragada ,a carne do sol toda verde ,a carne moída passa dias no balcão,,,e a gente não ver a vigilância sanitária agindo nesse mercado por que será ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PORQUE ESTÁ FALTANDO UM CIDADÃO DE CORAGEM IGUAL VOCE PARA DENUNCIAR QUANDO VER KKKKKKK

      Excluir
    2. (05:51) Seu otário da cabeça de boi, o Brasil é esta bosta de país por culpa de acéfalos como você que, além de energúmeno, é um filho de uma égua com cavalo cão e eleitor do Molusco Ladrão. Vá lustrar as galhadas, seu corno de goteira!

      Excluir
  3. O Meira,da Juraci Magalhães,só vende carne vencida podre. KD. Vigilância,que não vejo fazendo operação na cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cabe também ao consumidor, não comprar a carne estragada. Assim a carne não vai ser vendida e a mesma jogada fora, ou seja; prejuízo para o açougue.

      Excluir
  4. quais açougues receberam o selo favor comunicar

    ResponderExcluir
  5. Atacadão da carne na Califórnia, foi visitado pela vigilância, , o mau cheiro reina ,nem me pergunte se a vigilância fechou, Itabuna é cidade da amizade..amizade podre....cidade sem lei, pode denunciar,eles só colocam ordem no pequeno empresário ( se não tiver amigo na prefeitura, ) fecha o comércio

    ResponderExcluir