segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Alerta Laranja: Itabuna já registra vários pontos de alagamentos; parte do muro do Itabuna Esporte Clube desabou

Itabuna registra pontos de alagamentos em vários lugares, inclusive no centro da cidade. Na Avenida Cinquentenário, por exemplo, a quantidade de água é tão grande que já beira a Caixa Econômica Federal, atingida pela enchente em dezembro do ano passado.

O bairro Mangabinha também tem pontos de alagamentos em algumas ruas. Já no Conceição, parte do muro do Itabuna Esporte Clube desabou por conta das fortes chuvas.

Vale lembra que Itabuna está sob “alerta laranja”, com um risco moderado de inundações que se caracteriza por chuvas entre 30 e 60 milímetros. 

 A cidade teve volume de 20 milímetros de chuvas entre domingo e a manhã desta segunda-feira, 24.  

Por volta das 10 horas de hoje, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou aviso “iniciando com chuvas entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco. A recomendação é que as pessoas evitem enfrentar o mau tempo e observem alteração nas encostas”. 

E  acrescenta: “Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Segundo o diretor da Defesa Civil de Itabuna, Kaíque Brito, a previsão até quinta-feira, dia 27, é de tempo chuvoso. Ele disse que a última noite, mesmo com intensidade pluviométrica, houve apenas um chamado para 199, referente a uma marquise que apresentou infiltrações, no Califórnia. “A estrutura estava com goteiras e alguns pedaços chegaram a cair. Mas a marquise já estava  deteriorada”, explicou. 

O diretor ressalta que do acumulado previsto, já choveram 17 milímetros na região sul do Estado, com destaque para Itabuna. No entanto, a chuva não está associada a enchentes. “A princípio é só uma chuva de primavera, mas estamos monitorando”, afirma.  

Atualmente, Itabuna tem 32 áreas sob risco para deslizamento. Em setembro, a Defesa Civil apresentou um mapa com os locais mais vulneráveis e a importância de contenções. A recomendação é que a qualquer sinal de rachaduras nas casas ou deslizamentos, o morador dele acionar a Defesa Civil pelo número 199 ou pela rede social Instagram.

20 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lascado vc já está a 16 anos votando no Pt da Bahia e tendo a pior educação segurança e saúde do Brasil!

      Excluir
  2. Meu Deus! Triste! Desde dezembro de 2021 já era para o Governador Rui Costa e o Prefeito Augusto Castro ter tomado as providências para que isso não conhece-se mais. Infelizmente não fizeram absolutamente nada e após 16 anos desse desgoverno petista não será feito. Enquanto o povo Itabunense e Bahianos sofrem, comerciantes perdem suas mercadorias, etc...o Prefeito está preocupado em inaugurar praças e o Governador comprar um apartamento de quase 03 milhões.
    Dia 26 de outubro de 2022, independentemente da sua opção de voto bora ouvir o que o Presidente Bolsonaro vai dizer haja vista que estará em Itabuna e região. Só não foi confirmado o lugar e horário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O presidente deverá vir com a sua caterva e pessoas do nível de Roberto Jefferson para a despedida desse mandato que ficará marcado na história do Brasil. Mais de 600.000 mortos, rachadinhas, milicianos, enfrentamento ao estado democrático de direito. BOLSONARO NUNCA MAIS!

      Excluir
    2. Só faz praça e asfalto de resto nada

      Excluir
    3. ele vai rir e depois vai pilotar jet ski em porto seguro e da uma banana á todos inclusive a vc kkkkkkkk

      Excluir
    4. Política nem uma tem culpa da saciedade não ter educação e ser porco, pq tudo que pega joga no meio da rua quando a chuva vem acumula os lixo nos bueiros e acaba acontecendo tudo isso ai. São os governantes que tem culpa ou o povo que são imundo faz das ruas um lixão. Me poupe.

      Excluir
  3. palavras correta
    tambem acho

    ResponderExcluir
  4. sera que vão culpar tambem 22 , ele so fez praça e campo

    ResponderExcluir
  5. Façam Pedrão novamente que resolve!

    ResponderExcluir
  6. O prefeito de Itabuna só faz praças e não ajuda a combater a inchente e não destampada os burros

    ResponderExcluir
  7. Tomara que não piore pq se piorar o Augusto castro o melhor prefeito de Itabuna vai chorar para o governo federal aí vão enviar 10 milhões e ele vai usar 1 milhão e vai guardar o resto como ele fez na enchente passada.

    ResponderExcluir
  8. Muito LIXO nas ruas.. ai fica 'difirci'...a população precisa colaborar tb.. daki a pouco o cara vai querer q alguma autoridade limpe a BUNDA dele quando ele for cagar..

    ResponderExcluir
  9. Calma que a caravana do 13 tá passando na sua rua kkkk

    ResponderExcluir
  10. Ê ITABUNA VÉIA ACABADA DE GUERRA,,,OS CARAS SÓ ENTRAM PARA SE ARMAR, TODOS OS ANOS É ISSO,,,E NINGUÉM TOMA PROVIDÊNCIAS SÓ PREJUÍZOS PRA POPULAÇÃO, O QUE CUSTA LIMPAR AS BOCA DE LOBOS

    ResponderExcluir
  11. Itabuna das propagandas mentirosas, ,,a cidade além de esburacada, é impestiada de quebra molas absurdos destruindo os carros tamanho são as alturas ,,, deixaram a Cidade abandonada 2 anos agora tentam tampar os buracos

    ResponderExcluir
  12. A clínica Oncosul, eles estão fazendo assédio eleitoral. Perseguindo funcionários pra votar em Bolsonaro. Tem uma mulher do ex.candidato a prefeito,essa mulher é um satanás em pessoa. MPT do trabalho tem que fazer essa visita.

    ResponderExcluir
  13. Bem, malgrado os percalços, pelo menos quando chove a população taboquense não poderá reclamar da falta de água, apesar do elefante branco da barragem do rio Colônia que o desgovernador garantiu resolver a falta de água. Aproveitem e agradeçam a construção das 1.150 casas maravilhosas que Ruim Bosta garantiu e cumpriu a "palavra" de petralha.

    ResponderExcluir
  14. Tou nem aí que mais e que alague Algusto deu um tiro no pé apoiando esse tá de Gerônimo ele vai se arrepender eu votei no Pt achando que era outra coisa prefeito perdeu meu voto gosto de sua pessoa sempre votei em vc desde a primeira candidatura mas agora deu apoiar a esquerda tou fora

    ResponderExcluir
  15. não se preocupem grapiunenses, teremos mais chuvas até o final desta gestão, vocês verão que nada mudará. cadê as mil casas, os pix´s e doações..... temos sim muitos cargos comissionados na prefeitura ganhando muito dinheiro no mole.

    ResponderExcluir