quinta-feira, 6 de outubro de 2022

MP-BA denuncia quatro suspeitos de traficar drogas e corromper agentes do Conjunto Penal de Lauro de Freitas

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) denunciou ontem (5), três custodiados do Conjunto Penal de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador.

A medida também foi adotada contra um condenado que cumpre pena em regime aberto pelos crimes de corrupção ativa e passiva, contra a administração da Justiça, relacionado à inserção de aparelhos celulares na unidade prisional, e de pertencimento a organização criminosa de tráfico de drogas que atua dentro e fora do sistema penal baiano.

Segundo informações do MP-BA, trata-se de um desdobramento da "Operação La Rochelle", que busca reprimir a entrada de drogas e aparelhos celulares em estabelecimentos prisionais.

A denúncia foi oferecida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco).

As investigações apuraram, por meio da análise de dados de aparelhos apreendidos com os detentos do conjunto penal, que eles, via aplicativo de mensagens, realizavam negócios de compra e venda de drogas, e articulavam atos de corrupção, com o auxílio de monitores de ressocialização, para inserir drogas e outros celulares no conjunto prisional.

Além dos crimes de corrupção, tráfico de drogas e pertencimento a organização criminosa, as investigações revelaram a prática de recebimento de vantagem indevida por funcionários públicos da unidade.

Conforme o MP-BA, no sábado (1°), uma ação da "La Rochelle" resultou no cumprimento de dez mandados de prisão preventiva contra agentes prisionais do conjunto penal e na apreensão de cinco aparelhos celulares na unidade prisional.

As investigações do Gaeco continuam e os suspeitos podem responder criminalmente.

Um comentário:

  1. Espero que seja publicado essa matéria por que a coisa em Itajuípe tá feia, O Carlinhos da Serraria, DEDE do Bar, Zé do pão todos esses moradores da rua do antigo brega estão vendendo drogas a todo momento, tem uma av. por nome Brasília que é um dos locais que rola drogas também, outra coisa tem um se fazendo de besta que anda às 05;00 horas da manhã com uma caixa de som em maior altura e também usa drogas, faz gato de energia e água e ninguém toma providências. A policia Militar tem que ver essa situação daquela cidade é muito pequena pra rolar tanta drogas isso só nessa rua mais tem outras por lá.

    ResponderExcluir