segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Defluência da Barragem da Pedra será reduzida devido às fortes chuvas, afirma a Chesf

 


A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) divulgou, nesta segunda-feira (26), uma nota com o Boletim Hidrológico Diário da Barragem da Pedra, informando que, devido às fortes chuvas, a defluência da barragem será reduzida gradativamente do patamar de 2.400 m3/s para 1.800 m³/s, até nova reavaliação. Neste domingo (25), o reservatório da Pedra atingiu 93,31% de seu volume útil.

Em Jequié, desde a última quinta-feira (22), o nível de água da Barragem da Pedra não para de aumentar, o que teria obrigado a Chesf a aumentar a vazão para 2.400 metros cúbicos por segundo, elevando o Rio de Contas, que transbordou (veja aqui).

Em nota a companhia ressalta que "a situação hidrológica está sendo permanentemente avaliada, podendo haver alterações nos valores ora praticados em função da evolução das chuvas e vazões na Bacia do Rio de Contas, tendo em vista que o período úmido iniciou no mês de novembro de 2022 e segue até abril de 2023", diz.

Em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (26), o prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), criticou a gestão da Chesf na gestão da Barragem de Pedra, que teve o volume aumentado com as chuvas recentes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário