quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Hospital Regional Costa do Cacau completa 5 anos prestando serviços de alta e média complexidade


Esta semana, o Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus completou 5 anos de funcionamento no acolhimento de pacientes, principalmente aqueles que precisam de atendimento de alta e média complexidade. A unidade, integrante da rede da Secretaria da Saúde do Estado Bahia (Sesab), conveniado ao Sistema Único de Saúde (SUS), atende a população do Litoral Sul e outras localidades do estado.

Foi na manhã do dia 15 de dezembro que o governador Rui Costa recebeu a imprensa local, na sala da Recepção Social, para divulgar a estrutura construída que iria atender a região e frisou que seu principal objetivo seria: “cuidar de gente”.  Foi aplicado um investimento de R$ 120 milhões do Governo do Estado para atender cerca de 70 municípios, recebendo pacientes por demanda espontânea e referenciada de usuários do SUS.

No dia 17 de janeiro daquele ano, o HRCC já estava em pleno funcionamento, oferecendo serviços de diagnose, terapêutica e internação hospitalar. Sua estrutura contava 225 leitos e atendia as especialidades Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e de Terapia Intensiva, com 30 leitos exclusivos de UTI. Como a primeira grande ação, a unidade hospitalar realizou um mutirão de cirurgias eletivas promovido pela Sesab.

A população começava a visualizar o atendimento de demandas esperadas por anos, diante às reivindicações de melhoria dos serviços públicos em saúde no sul da Bahia, principalmente no eixo Ilhéus-Itabuna. Daquela época até os dias atuais, o HRCC passou por avanços e diversos desafios, principalmente durante o período mais crítico da pandemia da Covid-19, no qual o hospital organizou uma unidade específica para atender os acometidos pela doença, ajudando a salvar vidas.

O HRCC também foi o primeiro hospital, em Ilhéus, a desenvolver o Programas de Residência Médica, em três especialidades: Clínica Médica, Cirurgia Geral e Terapia Intensiva, contando com um grupo de preceptores formado por especialistas, mestres e doutores nas áreas específicas do conhecimento científico aplicado. A unidade hospitalar marca a história da saúde pública na Bahia, assim como definiu o governado Rui Costa, durante a sua inauguração “uma verdadeira revolução na saúde do nosso estado e todas as suas regiões”.







10 comentários:

  1. Sou grata pela Cirurgia que fiz lá, fui bem atendida pelo Dr Ronald Ryan, pela enfermeira Ana e demais...Parabéns Costa Cacau!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns costa do cacau show

    ResponderExcluir
  3. Hospital referência na Região, porém mal administrado pela Empresa IBDAH. Uma mega estrutura com um quadro reduzido de funcionários e uma demanda muito grande de pacientes.

    ResponderExcluir
  4. um horror...so quem trabalhou que sabe.....so tem fama e estrutura...atendimento um caos....querem ser escravos ? vao pra la ...pq os que estão la sao todos mortos de fome e puxa saco......

    ResponderExcluir
  5. Hospital maravilhoso a região agradece,mais a administração é horrível

    ResponderExcluir
  6. Lindo e maravilhoso o Costa do Cacau mais o atendimento,até chegar ao medico é péssimo,tem que rever isso ai.

    ResponderExcluir
  7. Gente como esse Hospital é necessário,bonito e importante. Mais é uma burocracia tão grande,o acesso para atendimento é terrível,são tantas regras desnecessárias parece que a administração vive na idade da pedra. È uma pena

    ResponderExcluir
  8. A impressa que gere esse hospital a IBDAH é de péssima qualidade,Jesus amado.

    ResponderExcluir
  9. Se mudar a administração ele fica mais maravilhoso ainda,não só de estrutura.

    ResponderExcluir
  10. Ilheus e região agradece,uma maravilha

    ResponderExcluir