quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Governador da Bahia quer criação de fundo para danos ambientais, após Justiça condenar Chesf por inundações

 

O governador Jerônimo Rodrigues disse que quer a criação de um fundo para danos ambientais, após Justiça reiterar a condenação da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), pelas inundações em cidades do sudoeste baiano, provocadas pela vazão da Barragem da Pedra.

A ação contra a Chesf foi movida pelo governo estadual, por meio da Procuradoria Geral do Estado (PGE), para reparar danos causados às famílias que perderam imóveis, móveis e outros bens na inundação.

"Queria destacar a sensibilidade da Justiça em entender a importância de responsabilizar a Chesf, para compensar tanto as famílias, como o meio ambiente. Agora, nossa expectativa é que a decisão exige a indenização das famílias que estão cadastradas, reconhecendo ali a perda de bens materiais, condições de trabalho, de geração de renda".

"Pedimos, através da PGE, que a Chesf possa recompensar essas famílias. O formato é a Justiça que vai dizer. Mas também queremos a criação de um fundo para que os danos ambientais à jusante da barragem possam ser recuperados".

O g1 entrou em contato com a Chesf, que ainda não respondeu sobre a nova decisão da Justiça. A primeira decisão havia sido publicada no dia 3 de janeiro e a companhia recorreu.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário