segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

Fundação Marimbeta abre em março matrículas para oficinas

 

A partir de 1º de março, a Prefeitura de Itabuna abrirá matrículas para as oficinas da Fundação Marimbeta – Sítios de Integração da Criança e do Adolescente. Dez oficinas serão disponibilizadas para crianças e adolescentes com idade entre 7 e 18 anos (incompletos) e que vivam em situação de vulnerabilidade social.

Estão sendo oferecidas oficinas de Artesanato, Capoeira, Esporte e Recreação, Dança, Violão, Banda Musical, Informática, Educação Ambiental, Serigrafia e Gráfica Rápida.

A matrícula dos alunos poderá realizada das 8 às 11 e das 13 às 16 horas, sendo necessário apresentar documentos pessoais dos responsáveis e dos alunos: RG, CPF, certidão de nascimento e comprovante de residência. A Fundação Marimbeta tem núcleos nos bairros Antique (Sítio I), Fonseca (Sítio II), São Pedro (Sítio III), Mutuns (Sítio IV) e Nova Ferradas (Sítio V).

É importante lembrar que as oficinas de Serigrafia e Gráfica rápida serão disponibilizadas apenas no Sítio I, do bairro Antique. Já no Sítio IV, de Mutuns, a Fundação Marimbeta está trabalhando para executar um projeto diferenciado de oficinas, voltado para a área agrícola.

O presidente da Fundação Marimbeta, vereador licenciado Manoel Porfírio (PT), ressalta a importância do papel social que a entidade desempenha por trabalhar o contraturno escolar dos alunos.

“Isso, auxilia de forma efetiva no desenvolvimento das potencialidades de nossas crianças e adolescentes. Por esse motivo, nossas matrículas ficarão abertas de 1º de março até que as turmas estejam completas”, encerrou.

A equipe de fisioterapia do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães passou por um treinamento de manuseio dos ventiladores pressiométricos e volumétricos durante a semana passada. O objetivo foi da capacitação para aperfeiçoar a equipe em relação ao uso dos equipamentos novos que estão instalados nas duas UTIs e no Pronto-Socorro da unidade hospitalar vinculada à Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI).

“Como são equipamentos de última geração, solicitamos um especialista para passar mais orientações aos nossos profissionais de fisioterapia”, comentou Bruno Petrucelli, coordenador da equipe de fisioterapia do hospital.

O treinamento foi ministrado pela fisioterapeuta Aline Leal, especialista em produtos da Magnamed, empresa fabricante dos equipamentos.

Durante dois dias, ela fez demonstrações, ensinou recursos importantes dos ventiladores e contou como eles são utilizados em outros hospitais. “Ela explicou manobras que podemos fazer e recursos de avaliação de dados gráficos, que foram fundamentais para a nossa equipe”, comentou o fisioterapeuta Marcone Andrade.

Além do treinamento, a Coordenação de Fisioterapia também solicitou junto à empresa, o contato direto com outros hospitais da Bahia e de outros estados que têm feito uso dos novos aparelhos, a fim de saber como está sendo a experiência durante o uso.

Os ventiladores mecânicos foram adquiridos através de duas emendas parlamentares solicitadas pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD). Os equipamentos são utilizados para substituir ou auxiliar a ventilação espontânea, indicados em casos de pacientes com diminuição do nível de consciência, insuficiência respiratória grave e parada cardiorrespiratória.

As máquinas possuem tecnologia avançada e fazem a diferença nas UTIs, trazendo mais qualidade no atendimento e na assistência aos pacientes.

5 comentários:

  1. Rapaz o tal do Manoel Porfírio tá metendo mão na massa que outros siga o exemplo dele parabéns

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao Vereador Manoel Porfirio pela transformação que vem realizando a frente da fundação Marimbeta 👏🏻👏🏻👏🏻 Itabuna precisa de políticos assim…com compromisso com a população e principalmente cuidando do povo. Que sirva de exemplo para os demais políticos da nossa cidade.

    ResponderExcluir
  3. Top, parabéns a prefeitura de Itabuna pelo belíssimo trabalho e pelo presidente Manoel Porfiro que já tá chegando com esse belo trabalho na Fundação marimbeta

    ResponderExcluir
  4. Os sítios está sendo totalmente reformados e com novos espaços.
    Parabéns Vereador Manoel Porfirio sua gestão no sítio

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Presidente Manoel Porfirio as comunidades de Itabuna agradece e ao nosso Prefeito Augusto Castro Parabéns por esse iniciativa 👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir