segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Mulheres superam homens no uso excessivo de álcool no carnaval de Salvador, aponta pesquisa


O carnaval é um momento de muita festa e descontração quando também, eventualmente, muitas pessoas extravasam e cometem alguns exageros como beber em excesso.

Apesar dos episódios de intoxicação alcoólica apresentarem uma redução significativa de 36% durante o sábado (18) de carnaval em Salvador, a alcoolemia continua sendo responsável por uma das principais causas dos atendimentos em saúde nos módulos instalados nos circuitos.

No terceiro dia de folia, das 693 ocorrências registradas, 70 foram motivadas por intoxicação alcoólica, o que corresponde a 10% das admissões.

Outro dado tem chamado a atenção das equipes de saúde que estão atuando na folia momesca. Dos 70 episódios de alcoolemia registrados nos módulos de saúde no sábado, 44 casos foram relacionados ao sexo feminino (63%).

O indicador confirma o último levantamento feito pelo Ministério da Saúde, publicado em 2021, que afirma que as mulheres soteropolitanas são as que mais consomem álcool de forma excessiva em todo o país.

“As ações de preventivas da Vigilância Sanitária praticamente retiraram das ruas essas bebidas artesanais como príncipe maluco, capeta e outras não autorizadas e que possuem componentes desconhecidos que podem de forma súbita levar a embriaguez", pontuou Ana Paula Matos, vice-prefeita e secretária municipal da Saúde.

Isso contribuiu para redução contundente nos casos de alcoolemia nos postos, mas o excesso de álcool ainda continua figurando como uma das principais demandas nos postos”, concluiu.

A médica infectologista Adielma Nizarala chama atenção para a diferença de bebidas escolhidas para consumo.

“Sabemos que algumas mulheres têm preferência por bebidas mais adocicadas que, em via de regra, possuem maior teor alcóolico que a cerveja, por exemplo. E, claro, que as bebidas mais fortes vão acelerar o processo de embriaguez se utilizadas com excessos”, explicou.

Ainda de acordo com a especialista, manter uma boa alimentação e a hidratação podem minimizar os efeitos do álcool no corpo.

“Primeiramente, é importante que aquelas pessoas que vão fazer uso de bebidas alcoólicas não exagerem na dose. Intercalar o uso do álcool com a ingestão de água evita a desidratação, que pode potencializar o efeito de embriaguez. Também é importantíssimo estar bem alimentado e evitar o jejum antes de ir à festa”, afirmou.

G1

14 comentários:

  1. ELAS QUEREM COMPETIREM COM NÓS HOMENS, MAS NÃO AGUENTAM.

    ResponderExcluir
  2. Sei que não tem nada a ver com essa matéria, passo aqui só para lembrar o verdinho, que quando o presidente Bolsonaro estava no poder, criticaram o mesmo por está na casa de praia enquanto a chuva estragava cidades, e agora o molusco está no poder, nem a Globo lixo e nem os blogs estão criticando a ida da lesa da janja e seu boneco momolengo de estimação estão em SSA curtindo carnaval.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FAKE NEWS. O presidente Lula sobrevoou a área hoje pela manhã, enquanto Bolsonaro OPTOU por ir ao Beto Carreiro APÓS as chuvas que arrasaram o sul da Bahia, andar de carrinho hotwheels. Ele simplesmente escolheu se divertir, e não foi à Bahia. Mas numa coisa você está certo, esse assunto não tem nada a ver com a matéria sobre consumo de álcool.

      Excluir
  3. Verdade e tinha homens lá pois elas bebem muito por ficarem decepicionadas eu sei porque eu já fui sei como é

    ResponderExcluir
  4. Já tá chovendo aqui aí tá chovendo?

    ResponderExcluir
  5. Comentário,10:32 vdd e tinha?kkkkk

    ResponderExcluir
  6. MULHER JA ERA! RS . CASEM BOBOS .

    ResponderExcluir
  7. SE SOMOS A MAIOR POPULACAO COMO HOMEM IRIA GANHAR? HOMEM EM EXTINÇÃO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. voce acertou dalila , hmem de verdade não tem não, homem é aquele que assume respeita e cuida da mulher não usa e dá um pé na bunda não ou tiro ou facada, homem é homem moleque safado não

      Excluir
    2. voce acertou dalila , hmem de verdade não tem não, homem é aquele que assume respeita e cuida da mulher não usa e dá um pé na bunda não ou tiro ou facada, homem é homem moleque safado não

      Excluir
  8. As mulheres querem mudar o que Deus decretou kkkkkkkkkk não pode não.......

    ResponderExcluir
  9. Haha eu é que não deixarei de casar com uma mulher de verdade pra casa com quem tá em bar se matando de beber e com 3 filhos de pais diferentes

    ResponderExcluir