terça-feira, 28 de março de 2023

Bahia tem menos de dois médicos para cada mil habitantes, revela pesquisa

Todas as vezes que Clara Correia, 24, precisava percorrer de ônibus os 220 quilômetros que separam Ibicoara, onde mora, e Vitória da Conquista, local em que recebe atendimento médico, sua condição de saúde piorava. A cidade é a mais próxima em que a jovem consegue atendimento para a epidermólise bolhosa, doença genética rara. A falta de profissionais é responsável pelo êxodo de baianos que viajam em busca de atendimento especializado. Prova disso é que a Bahia possui menos de dois médicos para cada mil habitantes, a 7º pior proporção do país.

Os dados são da pesquisa Demografia Médica no Brasil 2023, realizada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) em parceria com a Associação Médica Brasileira (AMB). As informações do levantamento revelam um cenário já conhecido na Bahia: quem mora no interior e precisa de atendimento que vá além da clínica geral, percorre um longo caminho para conseguir agendar consultas e fazer exames.

Dos 27,3 mil médicos que atuam no estado, 15,3 mil trabalham em Salvador, 821 na Região Metropolitana de Salvador e 11 mil no interior do estado. Apesar de 40% dos profissionais estarem espalhados fora da capital, a maior parte deles são “generalistas”, ou seja, não possuem especialização em nenhuma das 55 áreas reconhecidas pela Comissão Mista de Especialidades (CME). Leia mais no Correio 24 horas

7 comentários:

  1. AGORA VCS FALAM ISSO, ANTES DA POLÍTICA ESTAVA TUDO BEM.
    SÃO VÁRIOS MANDATOS DE DESGOVERNO DO PT E A BAHIA INDO DE MAL A PIOR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MAS É UM GADO MESMO VIU

      Excluir
    2. MAS É UM GADO MESMO VIU

      Excluir
    3. VOCÊ É BURRINHO, O PT LASCANDO A POPULAÇÃO E VOCÊ ACHANDO QUE ELE ESTÁ FAZENDO O BEM, SE ORIENTA SEU RETARDADO MENTAL.

      Excluir
  2. Novidade 20 anos de praga na Bahia lula ladrão

    ResponderExcluir
  3. Rolentrando na sua mente!29 de março de 2023 às 01:10

    Viram, cambada de gados trouxas e médicos safados! Fazem tanto alarde, quando o PT quer trazer médicos de Cuba que por sinal, são mais preparados e honestos do que vocês e à realidade está aí, para vocês verem; bando de vagabundos de jaleco; não agravando a todos, mas a imensa maioria, é que nem esses porcos da toga que se dizem autoridades da honra e da justiça! Hum! Só se for a do Capiroto! Bando de canalhas!

    ResponderExcluir