quarta-feira, 29 de março de 2023

Governo prorroga prazo para recadastramento de armas de fogo para 3 de maio

 

O governo federal publicou um decreto prorrogando o prazo para recadastramento de armas de fogo, nesta quarta-feira (29). O prazo, que venceria na próxima segunda-feira (3), foi adiado em 30 dias, para o dia 3 de maio.

O ministro da Justiça, Flávio Dino, já havia adiantado que o prazo seria adiado. O programa de cadastramento foi anunciado pelo governo Lula em fevereiro. O objetivo é estabelecer um controle sobre o arsenal em circulação no país.

A quantidade de armas em circulação no Brasil cresceu nos últimos anos devido à política de incentivo e facilitação de compra adotada durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A mudança no prazo de recadastramento atende a um pedido de parlamentares ligados ao setor de segurança pública, grupo conhecido como "bancada da bala".

De acordo com o decreto, as "armas de fogo de uso permitido e de uso restrito adquiridas a partir da edição do Decreto nº 9.785, de 7 de maio de 2019, serão cadastradas no Sistema Nacional de Armas", mesmo aquelas que já estão cadastradas em outros sistemas.

Recadastramento

Nesta terça-feira (28), o ministro Flávio Dino afirmou que o número de armas cadastradas na Polícia Federal (PF) superou o registro mantido pelo Exército.

De acordo com a PF, mais de 824 mil armas foram cadastradas desde fevereiro, quando o governo Lula abriu o prazo para o registro. Enquanto isso, o sistema do Exército aponta 772 mil registros de armas de fogo.

Do total de armas cadastradas pela Polícia Federal, 782,3 mil são de uso permitido e 41,7 mil são de calibre restrito.

7 comentários:

  1. Interessante, será que o "recadastramento" valerá também para a bandidagem parceira dos petralhas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vão estudar cambada de passa fome bolsonarista desamados.
      Vcs são miseráveis, o verdinho é o único palanque de vcs e ainda no anonimato.
      Nem a família de vcs lhes dão atenção.
      Kkkk

      Excluir
  2. Quando esses canalhas irão recadastrar as armas do crime organizado e do crime desorganizado também? Esses canalhas querem desabar o cidadão de bem pra poder implantar definitivamente o comunismo no país.

    ResponderExcluir
  3. Recadastrar um caralho que eu vou , so poque esse ex presidiário de 9 dedos quer eu vou cadastrar minha arma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comi sua mulher ontem, gostosinha ela viu 🐂? Kkkkkk Patriotarios kkkkkk

      Excluir
  4. O Jair Bolsonaro estava correto!um país desse onde tem bandidos armados mais do que a própria polícia...tem de o cidadão ter arma pra se defender sim!hj vc não pode adquirir bem algum que o "dono"vem buscar e a polícia 🚔🚓 só chega no final da festa na maioria das x!pais que nem esse,mal administrado onde não se oferece segurança,nas ruas, hospitais, estradas,em residências,em todo local,deveria sim todos terem acessos de armas em casa,passando claro pelos requisitos abordados e exigidos:passar por psicóloga e exame de balísticas! já que o Governo num oferece segurança devida,libera o uso de armas respectivamente!

    ResponderExcluir