quarta-feira, 8 de março de 2023

Hospital de Base no Dia Internacional da Mulher vai realizar palestra da Campanha Março Lilás

 

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, vinculado à Fundação de Atenção à saúde de Itabuna (FASI), através do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), vai realizar amanhã, dia 8, às 14 horas, uma palestra sobre a Prevenção de Câncer de Colo de Útero e Mama, em referência ao Março Lilás.

O evento, que vai acontecer no auditório da unidade hospitalar, faz parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta data. Tem como público-alvo, as mulheres lotadas na instituição hospitalar.

A palestra será ministrada pela enfermeira especialista em obstetrícia e coordenadora da Saúde da Mulher da Atenção Básica, Katiane Andrade Reis. O objetivo é conscientizar a população feminina, no Dia Internacional da Mulher, quanto à prevenção do câncer de mama e colo de útero, além de incentivar as colaboradoras da unidade hospitalar nos cuidados com a saúde de um modo geral.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), publicados no Relatório Anual de 2022, mostram que o câncer do colo do útero é o terceiro tipo mais comum de câncer no Brasil. As estimativas apontam que, em 2023, devem surgir mais de 17 mil novos casos, indicando uma incidência de, em média, 13 casos a cada 100 mil mulheres.

Segundo a coordenadora do NEPS, Fabiana Souza, esses dados causam um impacto muito grande na saúde da mulher. “Por isso, pensamos em trabalhar com a prevenção e detecção do câncer, a fim de promovermos a conscientização e o enfrentamento, através de informações acerca dos dois tipos da doença, como sintomas, tratamentos e formas de prevenção”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário