quinta-feira, 30 de março de 2023

Prefeito Augusto Castro lança Programa Ilumina Itabuna com mais de R$ 13,5 milhões em investimentos

 

Gestão completa, continuada e eficientização energética do Sistema de Iluminação Pública são focos do Programa Ilumina Itabuna lançado no final da tarde de ontem, dia 29, pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), durante solenidade de assinatura da ordem de serviço no estacionamento do Centro Administrativo Firmino Alves.

O ato contou com a presença de lideranças comunitárias e representantes da sociedade civil, vereadores, secretários, diretores e assessores. O prefeito explicou que o programa prevê investimentos demais de R$ 13.739622,32 na revitalização, requalificação e melhoria da iluminação nos bairros, distritos e na área central da cidade.

O serviço será executado pelo Consórcio Grapiúna IP, que reúne empresas especializadas em Engenharia Elétrica, contratado pela Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB),depois de concorrência pública.

O prefeito Augusto Castro realçou a importância da iniciativa por assegurar iluminação pública eficiente e de qualidade, como há muito vinha sendo reivindicado. Ele destacou o momento que o município enfrenta dificuldades financeiras, mas disse que os recursos estão assegurados para o Ilumina Itabuna, o maior programa de gestão e eficiência energética da história do município.

“Administrar um município do porte de Itabuna, que acumula demandas reprimidas em todos os setores nas últimas décadas, principalmente na área de infraestrutura, é missão muito complexa, que exige austeridade e racionalidade nos gastos públicos. Por conta desta postura, estamos hoje lançando este programa e superando desafios,a exemplo da execução do Mais Água para a Cidade”, frisou o prefeito.

“Com uma iluminação pública de qualidade e eficiente,haverá impactos significativos na segurança, especialmente em relação à mobilidade urbana para condutores de veículos e transeuntes”, argumentou. O prefeito disse ainda que o programa vai eliminar pontos considerados críticos,por escassez de iluminação.

A secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes, falou de sua expectativa com Ilumina Itabuna, aguardado desde o início quando Augusto Castro determinou a realização de estudos e projeto para a melhoria da iluminação pública. “Através deste programa, Itabuna ganhará um dos mais modernos sistemas de iluminação no interior da Bahia, inclusive com uso de lâmpadas de LED”, disse.

O engenheiro eletricista Mailton de Moura, representante do Consórcio Grapiúna IP, disse que serão utilizados quatro caminhões-cesto e dois carros menores com seis equipes de campo com motoristas e eletricistas para executar ações do Ilumina Itabuna. “A previsão é que num prazo de dois meses a gente consiga revitalizar todo o parque de iluminação pública da cidade”, concluiu.

40 comentários:

  1. O prefeito "Augusto Iluminado", UAU""" 13,5 milhões em investimentos? Quem vai fiscalizar a transparência desse investimento? Esse dinheiro será gerido pelo Prefeito e pelos Vereadores de Itabuna? Daí lascou, vão ter que chamar os vagalumes da floresta amazônica pra iluminar Itabuna porque esse dinheiro aí se não vigiar vai "escapulir" pra iluminar os corações gananciosos. Augustinho lero Lero na atividade

    ResponderExcluir
  2. Esse papel aí é pesado é?
    Pra que tanta mão pra segurar isso?
    Ao vereador ali, tá querendo fama né?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né vei? Coisa de idiota inútil isso de tirar foto segurando a mesma coisa. Mas esses caras só sabem fazer isso, querer aparecer, esses parasitas.

      Excluir
    2. Não é a fama e a parte da grana que ele i a receber, Itabuna está feia, só aparece ladrão pra administrar, mas o povo gosta o próximo pilantra que aparecer e passar a mão no ombro o voto tá garantido.

      Excluir
  3. Irão utilizar lâmpadas LEDs com alta taxa de carga poluição EMF que é prejudicial a saúde da população? Lâmpadas comuns amarelas são muito mais saudáveis ao ser humano.

    ResponderExcluir
  4. a turma olhando pro papel chega tá babando kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Souza tá fazendo o que ali mesmo? Que eu saiba, ele jogava vôlei

      Excluir
    2. Uma fatia que ele não é besta.

      Excluir
  5. Não adianta.troca só alapanda de poste .e não ter um principal que un un reator pra faser liga a lâmpada meu bairro mesmo nova Ferrada tem 3 poste tudo com a lâmpada queimada eles veio até colocou lâmpada novas não acendeu.pq não tem un reator só gogo viu Prefeito

    ResponderExcluir
  6. Lâmpadas da Beira Rio (passeio) tudo apagada.

    ResponderExcluir
  7. Misericórdia, muinto dinheiro pra poucas lâmpadas, dinheiro do povo indo diretamente pro bolso, Itabuna entregue as baratas, quando faz um serviço que é obrigação, além de se aparecer, gasta um dinheiro que é difícil de acreditar

    ResponderExcluir
  8. É MUITO BOM ESSA AÇÃO ASSIM DA PRA NOS VERMOS MELHOR OS BURACOS EXISTENTES NA CIDADE QUE MAIS PARECE UM QUEIJO SUICO, (devia iluminar o jd primavera) PQ O PREFEITO ACHO

    ResponderExcluir
  9. Mas um rombo na cidade o cara vai quebrar Itabuna.

    ResponderExcluir
  10. O principal ele não ta olhando, a cidade que chove tanto e não tem agua pro povo, ele vai pensando que o que o cara faz de ruim o povo esquece, essa foi a pior jestao que ja teve aqui em itabuna, se não tivesse chuva agente ate entendia, mais qual a explicacao dele pra essa falta de agua, a conta chega certinha, mais agua que é bom nada.

    ResponderExcluir
  11. No início do bairro Castália tem uma área, que dizem ser uma "praça", que está uma escuridão horrorosa, facilitando a ação de marginais. Além de ser um matagal.

    ResponderExcluir
  12. Os vereadores todos com o Prefeito, vão afundar todos juntos,o povo de Itabuna vão lembra de todos vcs !

    ResponderExcluir
  13. Tá precisando é mandar água para a casa das pessoas, esse estelionato chamado Emasa tá precisando de investigação da PF, do Ministério Público. Uma cidade que não consegue ter abastecimento de água não precisa de prefeito nem de vereadores.

    ResponderExcluir
  14. Aqui na travessa Castro Alves, Alto Maron está faltando água e iluminação, lança esse programa aqui também.

    ResponderExcluir
  15. O prefeito está devendo o produto que coloca para tratar a água,por isso a falta de água 😜

    ResponderExcluir
  16. Solta a Agua no Pontalzinho Dona Emasa,fuleragem!

    ResponderExcluir
  17. Caraca! Com esse valor da para iluminar a Amazônia. Faz o L.

    ResponderExcluir
  18. Minha rua tem mais de um mes sem lampadas. Comprei, mas não tem funcionário pra colocá-las.

    ResponderExcluir
  19. o negócio tá feio, até isso vira um evento ...

    ResponderExcluir
  20. Não entendi agente paga conta de luz pra que taxa de iluminação pública pra que pra isso ser roubado a olho nú i ninguém vê isso quando falo ninguém e o poder público a justiça Augustinho vai sai pode de rico

    ResponderExcluir
  21. Augusto está mostrando pra que veio mesmo (roubar) parabéns você em pilantragem não perde pra ninguém isso faça mais e mais seu pé de meia porque aqui em Itabuna você não ganha mas pra nada só tenho pena do proximo gestor já vai pegar a prefeitura com o orçamento todo comprometido esse ai é malandro todo.

    ResponderExcluir
  22. Itabuna já não tem segurança os bandidos tomando conta da cidade ,,,Ta complicado com esse prefeito ,,os Barrio estão todos abadonados ,Fazer oque colocaram o cara ai agora aguenta

    ResponderExcluir
  23. Pegaram o 🐭 do óleo da ADEI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O homi roubou tanto óleo que tá de Compass.

      Excluir
    2. Falta os outros três 🐭 s

      Excluir
    3. F,N,L e T a quadrilha da ADEI

      Excluir
  24. Só anda falando que contrata empresa ninguém ver concurso qie ia sair e ate agora nada e agora vem essa mentira e desvio de verba onde uma cidade como itabuna não chegar industrias para pessoas famílias trabalhar PREFEITO e toda sua corja de pau madado fora

    ResponderExcluir
  25. E a taxa de iluminação pública que vem na conta de luz, serve para o que mesmo?

    ResponderExcluir
  26. Enquanto isso são caetano a noite totalmente na escuridão.

    ResponderExcluir
  27. Não entendo. O setor de iluminação pública era um dos poucos que funcionava na prefeitura de Itabuna.
    Agora vão desativar o setor e contratar uma empresa por uma fortuna...
    Haja empréstimos a serem tomados pelo município para pagar a todos...




    ResponderExcluir
  28. Aqui na rua no bairro jardim alamar, estão todas escuras, o prefeito não tá fazendo mais do que a obrigação dele, Itabuna tá parada na gestão desse senhor aí.

    ResponderExcluir
  29. Que inclua a iluminação do viaduto Paulo Souto, ligano a BR101 Santa Claraa Odilon.

    ResponderExcluir
  30. Papelzinho pesado esse, porque será?

    ResponderExcluir
  31. Kkkk(k(KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK ATÉ OS BOKES EM FRENTE A MOENDA ESTÁ NO ESCURO HÁ TEMPOS,CONTRIBUINDO P AUMENTO DE CONSUMO DE DROGAS

    ResponderExcluir